Comemorando O Dia Star Wars Com “Star Wars: A Trilogia”



Olá, Perdidos! Que eu amo Star Wars (ou Guerra Nas Estrelas) não é segredo para ninguém. Aqui em casa não faltam camisetas, enfeites, filmes, games e, é claro, livros! E para comemorar o Dia Star Wars neste 04 de maio nada melhor do que resenhar A Trilogia Star Wars, livro lindíssimo publicado pela caveira Darkside Books. 






Episódio IV: Uma Nova Esperança 

A New Hope 


É a história de uma Princesa, Leia Organa, capturada e torturada, que foi salva por Luke Skywalker, um jovem armado apenas de sua coragem, e que junto com Han Solo, Chewbacca, Obi-Wan Kenobi e dos autômatos C3PO e R2D2 acabaram detonando todo um Império do mal, cuja figura máxima era Lord Darth Vader (o vilão mais amado do universo). Destruindo a famigerada arma conhecida como a Estrela da Morte, capaz de desintegrar planetas inteiros. Quer mais? 

Diferentemente da adaptação para o cinema, o livro nos mostra mais a personalidade de Luke e descreve com mais detalhes a sua amizade com Biggs. Sem mencionar que Chewbacca teve seu valor reconhecido no final (bem diferente do filme). Outra coisa legal é a descrição que faz das estruturas construídas pelos antigos habitantes de Yavin, onde se encontra a base rebelde. Não dá para evitar uma comparação com as Pirâmides do Egito, com as mesmas dúvidas e as mesmas perguntas que todos nós fazemos: Seriam os Deuses Astronautas? É para pensar! 

Outra diferença é que a violência no livro é bem maior que no filme, por incrível que pareça. Cabeças separadas de seus corpos, corpos cortados ao meio, crânios esmagados. Afinal é uma guerra, mesmo que nas estrelas! 


Lembre-se, Luke, o sofrimento de um homem é o sofrimento de todos. As distâncias são irrelevantes para a injustiça. Se não é interrompido a tempo, por fim o mal cresce a ponto de engolir todos os homens – aqueles que se opuseram e aqueles que o ignoraram, não importa. 


Confesso que quando reli o livro de 1976, feito diretamente do script do filme, não gostei muito não, como mostrei na minha resenha (clica aqui). Vale lembrar que o livro se trata de uma novelização do filme de 1977 meses antes de seu lançamento com o nome de Star Wars: From the Adventures of Luke Skywalker (Guerra nas Estrelas: Das Aventuras de Luke Skywalker) que anos mais tarde foi rebatizado. 

Acredito que eles não tenham se esmerado tanto, pois o filme era uma incógnita: seria um sucesso ou um fiasco total? Mal sabiam eles que Star Wars seria um sucesso gigantesco sem precedentes. Cobiçado até mesmo pela gigante Disney que hoje detém seus direitos. E que o filme e a história se tornariam nosso mito moderno, definindo o nosso tempo. 

Para entender um pouco mais esse sucesso leia a resenha de Aprendendo A Ver "O Mundo Segundo Star Wars"

Embora a história seja exatamente a mesma do livro de 76, a nova edição da Darkside deu uma upada no livro, com uma tradução melhorada, atualizada e com uma apresentação digna da Saga e de seus fãs ardorosos, como eu! 

Ao ler o livro tornou-se impossível não ouvir cada bip, uón e pew-pew, além da respiração do asmático Vader tão presentes e marcantes na adaptação cinematográfica. 



Episódio V: O Império Contra-Ataca 

The Empire Strikes Back


A luta contra o Império e o temido Lord Sith Darth Vader continua e desta vez temos muita ação logo de cara e as emoções são testadas ao extremo. 


  • Luke começa seu aprendizado com Yoda, O Mestre dos Mestres Jedi; 
  • Han e Leia estão naquele morde-e-assopra dos apaixonados que não dão o braço a torcer para os seus sentimentos; 
  • Vader está atrás de Luke por sentir que nele a Força é poderosa e persegue a nave Millennium Falcon (que pertence a Han Solo – curiosidades aqui) em retaliação; 
  • Mais um personagem importante entra na trama, Lando Calrissian, o ex-dono da Falcon, a nave mais espetacular do universo, conhecida por sua graça e velocidade; 
  • E é claro, os fantásticos R2D2 e C3PO dão um show à parte. 
  • Sem falar que temos uma revelação bombástica que muda tudo! 


No Episódio V temos um amadurecimento de todos os personagens e a ratificação de sua coragem e amizade. Han acabou se envolvendo demais nos assuntos da Rebelião e faz tudo por seu amigo Luke, assim como Luke não pensa duas vezes para ajudar aqueles a quem ama. Chewbacca não perde tempo quando o negócio é ajudar seu melhor amigo, Han, e Leia, mais uma vez, mostra como é forte e que é uma heroína de verdade. 


Aliada a Força é. Poderosa aliada. Cria a vida e crescer faz. Tudo em sua energia está, tudo a Força conectar. Seres luminosos somos todos, bruta matéria não. 


Algumas coisas aconteceram de forma diferente no filme, mas temos que lembrar que é outra linguagem e nem tudo funciona bem na telona. Sem falar da duração que o filme teria. Consegue imaginar? Hahahahaha! Algumas coisas eu achei melhor como colocaram no filme. Até mesmo a descrição de Yoda, que no livro se parece mais com o Mestre dos Magos, do desenho animado A Caverna do Dragão, em que “longos cabelos brancos dividiam-se ao meio e caíam pelos lados de sua cabeça de pele verde” e que no filme acabou se tornando aquele duende verde sensacional que inverte as falas. 




‘Que lata velha.’ [...] Ou Solo tinha uma capacidade auditiva superdesenvolvida, ou então ele estava acostumado com a reação que a Millennium Falcon produzia em possíveis passageiros. ‘Ela pode não parecer grande coisa’, confessou, enquanto se aproximava deles, ‘mas é pau pra toda obra. [...] Ela consegue ultrapassar em ponto-cinco a velocidade da luz.’ 


Mais emoções nos aguardam agora que vamos em direção ao último episódio da trilogia.  


Episódio VI: O Retorno de Jedi 

The Return Of The Jedi 


Entramos na última etapa da luta contra o Imperador e o Lord Darth Vader

Luke Skywalker adiantou bastante seu aprendizado com Yoda e é quase um Cavaleiro Jedi. Logo de cara temos muita ação com o resgate do mais querido pirata corelliano das galáxias, Han Solo, que está nas mãos do impiedoso Jabba, o Hutt, servindo de decoração em seu palácio em Tatooine. Não podemos esquecer que ele foi mantido em animação suspensa, congelado em carbonita no episódio anterior, numa espécie de criogenia, só que em metal! 

Após salvar Han, Luke vai para Dagoba e completa com Yoda os ensinamentos Jedi. A Aliança Rebelde tem como objetivo destruir a mais nova Estrela da Morte que está sendo protegida por um escudo defletor interplanetário, emitido da base imperial na lua florestal de Endor. Os nativos de Endor são os primitivos Ewoks que acabam ajudando os Rebeldes na luta contra o Império, um diferencial que surpreendeu as fileiras imperiais. 


Você não pode fugir do seu destino, Luke. 


E então, acontece o enfrentamento entre o Imperador Palpatine e Luke que é constantemente assediado a usar sua raiva e se voltar para o Lado Negro da Força. Como isso não acontece, Palpatine manda Vader persuadi-lo a mudar de ideia ou matá-lo. 

No Episódio VI, mais alguns segredos são revelados. Há a batalha da casamata em Endor. A redenção do Sith. E mais uma vez os fantásticos R2D2 e sobretudo C3PO dão um show. Mas a melhor parte para mim é a Princesa Leia mostrando que é durona e que não está nem aí pra Revolução quando o assunto é ajudar a quem ama.  

E a profecia foi cumprida. Anakin Skywalker restaurou a Paz no Universo. 


“Dois metros de altura. Bípede. Um manto negro o seguia, seu rosto eternamente mascarado respirava por uma tela preta metálica bizarra, ainda que funcional – um Lorde Negro dos Sith era uma presença aterrorizante.” 




Anakin até pode ter restaurado a paz e Luke ter contribuído para isso, mas para mim o grande herói da história é R2D2! 

Leia também “Star Wars: Legado De Sangue” De Uma Princesa 

Dos três episódios achei a escrita do Episódio VI mais floreada que dos outros dois e confesso que gostei bastante. 

Claro que enquanto lia não conseguia evitar de rever as cenas do filme e ouvir todos os sons, assim como todos os efeitos visuais e sonoros na minha mente, como relatei lá no tópico do Episódio IV. Fazer o que? Para quem ainda não sabe essa Saga vicia e muito. Mas é um vício do bem. 

Uma história cheia de ação e aventura que nos leva em uma viagem pelo hiperespaço! Segurem-se! 

E por tudo isso, o livro recebe a classificação dos três robôs inesquecíveis. 




FICHA TÉCNICA 


Título: Star Wars: A Trilogia       
Título Original: Star Wars: Dark Edition       
Autores: E.IV George Lucas – E.V Donald F. Glut – E.VI James Kahn  
Ano: 2019 
Páginas: 528  
Editora: Darkside 
Gênero: Ficção Científica    
Tradutores: Antonio Tibau (E.IV) – Alexandre Matias (E.V) – Peterso Risatti (E.VI)      



Que A Força Esteja Com Vocês! 






Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 




Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o