A “Guerra Nas Estrelas” Está Começando

Perdidas e Perdidos! Estamos em “outra galáxia, outros tempos”. Alto lá! Mas que diabos é isso? Outra galáxia, outros tempos? Tem algo errado aqui. Acho que Ronaldo Sérgio de Biasi, o tradutor do livro, quis dizer: “Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante”. Essa sim é a abertura oficial de Guerra Nas Estrelas, de George Lucas.  




Bem, a história do livro é igual a do filme e para quem não sabe está havendo uma Rebelião contra o Império que, obviamente, controla tudo e todos na galáxia. Em busca desses rebeldes, a nave da Senadora Leia Organa é capturada e ela é feita prisioneira por fazer parte do movimento contra o Imperador Palpatine. Mas antes de ser aprisionada e torturada pelo Lord Sith Darth Vader (o vilão mais amado e odiado de todos os tempos), Leia consegue gravar uma mensagem holográfica em um robozinho R2D2 pedindo ajuda ao ex-General Obi-Wan Kenobi

Os soldados imperiais pegam Leia. O robô R2D2 e seu amigo robô humanoide C3PO conseguem fugir e aterrissam no planeta escaldante Tatooine. Em Tatooine, os robôs vão parar na casa do jovem Luke Skywalker, que ao ver parte do holograma gerado por R2D2 fica maravilhado com a moça. Como um cavaleiro solitário em sua missão, R2D2 foge da casa de Luke e sai em busca de Obi-Wan. Luke e C3PO saem à procura do robozinho e depois de uns contratempos acabam encontrando o ex-General. Ao ver toda a mensagem, Obi-Wan pede a Luke que vá com ele até Alderaan, planeta de Leia. Tragédias acontecem e Luke decide deixar tudo para trás e seguir com Obi-Wan. 

Mas, para saírem do planeta eles precisam de uma nave e um piloto que não faça perguntas, pois seus robôs estão sendo caçados por Vader. Em uma cantina encontram Chewbacca e Han Solo, piloto da Millennium Falcon (a nave mais sensacional da galáxia inteirinha!). E ao som inspirador de John Williams, todos iniciam uma grande aventura que contém o resgate de uma Princesa, sair vivo de um cinturão de asteroides, se juntar a Aliança Rebelde, receber treinamento de sabre de luz de Cavaleiro Jedi, dar um sacode no Império e lutar contra o lado negro da Força, representado por Lord Vader. Muita ação numa guerra entre o bem e o mal que se passa nas estrelas. 




Estavam no lugar errado na hora errada. Naturalmente, viraram heróis.  (Leia Organa de Alderaan, Senadora

................................... 

Eu tinha esse livro há tanto tempo aqui em casa e só agora que resolvi relê-lo para o Dia Star Wars (4 de maio) é que percebi um monte de coisas diferentes que no livro aconteceram de um jeito e no filme aconteceram de outro. Sem mencionar que na Internet eu achei algumas curiosidades com relação ao livro. Vamos dar uma olhada? 

1- Para início de conversa, George Lucas não escreveu livro nenhum. A romantização de Star Wars foi realizada por seu ghostwriter, Alan Dean Foster que adaptou (ou transcreveu?) o roteiro do filme que estava em pré-produção. 

2- O livro do filme foi lançado em 1976, antes mesmo do filme entrar em cartaz em 25 de maio de 1977, e o meu já estava na 3ª edição. 

3- A capa do livro é o pôster do filme. A arte é do britânico Tom Chantrell e constava a informação de que Guerra Nas Estrelas era “um filme espetacular da 20th Century-Fox”. 

4- A frase de introdução no livro foi “Outra galáxia, outros tempos”. Completamente diferente da icônica “Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante”. 

5- No livro, Palpatine era Senador e tornou-se Presidente da República e depois autonomeou-se Imperador e isolou-se de seu povo. E ainda de acordo com o livro, ele era controlado pelos seus assistentes e bajuladores e os pedidos de justiça de seu povo nunca chegavam até ele. 
Já no filme a coisa é bem diferente. Palpatine é um mestre Sith com poderes místicos do lado negro da Força. O carinha é muito do mal e ponto. 

6- Os nomes são uma história à parte. No filme R2D2, C3PO e Obi-Wan Kenobi ficaram assim no livro: Erredois Dedois, Cetrês Pezero e Velhi-ban Kenobi. Vixi! 

7- Uma cena famosa do filme acontece na cantina em Mos Eisley, lá em Tatooine, onde Luke e Obi-Wan foram contratar Han Solo. Três clientes da cantina puxaram briga com Luke e Obi-Wan veio em seu socorro e decepou o braço de um deles. 
No livro, ele não só decepou o braço de um, como também cortou o outro sujeito ao meio, cujas partes caíram uma para cada lado e, também, cortou a cabeça do terceiro, separando-a do corpo. Obi-Wan podia ter idade avançada e se vestir como um pobre coitado, mas não mexe com quem tá parado. Então... Mostrou a que veio. 

8- Sua falta de confiança me deixa contrariado” que foi dita por Vader no livro virou a mítica frase “Sua falta de fé é perturbadora” no filme. 

9- Por incrível que pareça a violência no livro é bem mais detalhada do que no filme: 
um fino feixe de luz atingiu-lhe a cabeça, e pedaços de armadura, osso e carne voaram em todas as direções”; 
tudo que restava do alienígena era uma massa informe no chão de pedra”; 
esmagou o crânio do infeliz oficial”; 
a cabeça reduzida a uma massa de osso e metal fundidos”. 
Isso sem falar da cena na cantina em Mos Eisley a qual me referi no tópico 7. 

10- Ante o olhar desesperado do Lorde Negro... o pequeno caça perdeu-se para sempre nas profundezas infinitas do espaço”. E o destino de Vader foi selado e carimbado. Até parece!!! Retornou em mais duas sequencias e mesmo depois de morto ainda voltou para inspirar seu neto Kylo Ren. 

11- No final do livro, Chewbacca recebeu das mãos da Princesa Leia uma medalha de ouro assim como Han e Luke. Achei mais justo do que no filme onde só Han e Luke são contemplados. Afinal, ele mereceu tanto quanto os outros. E eu ainda dava uma medalha para o C3PO e outra para o R2D2, merecidamente. 




................................... 

Deu para notar que esta resenha é um pouquinho diferente. Mas, para mim que sou fã de carteirinha da franquia, não pude separar o livro do filme, ainda porque o livro foi feito diretamente do script do filme. Aí fica difícil, né? Identificar algumas das mudanças feitas por George Lucas na direção e na edição do filme é muito legal. Vai dizer que não gosta de brincar do jogo dos sete erros? Hahahahahaha! 

O livro não é nenhuma obra-prima da ficção científica, mas tem ação e é envolvente. Uma boa distração. Melhor para quem é fã da saga, como eu, que se maravilha, relembra e faz comparações com os diálogos e imagens do filme. Vários outros livros vieram depois desse. Há uma pasta especial e extensa de Star Wars na literatura. O que não faltam são títulos de romances, HQ’s, Graphic Novels e até estudos sobre o fenômeno que se tornou a Saga Star Wars

Anime-se. Faça essa viagem pelo hiperespaço. 




existem duas coisas que o homem nunca será capaz de satisfazer: sua curiosidade e sua ambição. 


FICHA TÉCNICA


Título: Guerra Nas Estrelas   
Título Original: Star Wars   
Autor: George Lucas   
Ano: 1976  
Páginas: 184  
Editora: Record  
Gênero: Ficção Científica    
Tradutor: Ronaldo Sérgio de Biasi   


AUTOR & GHOSTWRITER 



Nascido em Modesto, Califórnia, nos Estados Unidos, em 14 de maio de 1944, George Walton Lucas Jr. ou como é mundialmente conhecido George Lucas é um diretor, produtor e roteirista de filmes para o cinema. Em sua lista estão os filmes como Loucuras de Verão, Labirinto – A Magia do Tempo, além das franquias Indiana Jones e Star Wars (ou Guerra Nas Estrelas). 

Alan Dean Foster nasceu em 18 de novembro de 1946 em Nova York, também nos Estados Unidos. É um escritor de fantasia e ficção científica, autor de vários romances e muitas novelizações fiéis de roteiros de filmes. 



Até a próxima! 

Beijos mil! :-) 
Criss 


4 comentários :

  1. Eu adoro Star Wars!!! Desde criança sou admiradora, os filmes me pegaram de jeito e eu brincava que era a princesa Leia. Fiquei triste quando soube que ela e Luke eram irmãos porque na minha cabeça de criança eles deveriam ficar juntos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Pois é, no início eu também fiquei triste, mas o Han é o Han. Hahahahahaha!
      Adoro STAR WARS! Mas, acho que isso você já percebeu, né?!!!
      Que A Força Esteja Com Você, jovem Padawan!

      Beijos mil! :-)

      Excluir
  2. Até hoje não li esse livro, preciso urgentemente heheh
    Adorei a resenha, principalmente por você apontar as diferenças entre o livro e o filme. =D

    beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nerd.
      Acredito que as novas edições estão corrigidas, ou melhor dizendo, atualizadas. Pelo menos é o que se espera após todos esses anos... Hahahahahahahaha!
      A cada linha eu imaginava a cena do filme, os atores, os sabres de luz cortando o ar, os berros do Chewie Hahahahaha! Muito legal, mesmo. Afinal, é praticamente o roteiro do filme, né?
      Adoro Star Wars! Que A Força Esteja Com Você! :-)

      Beijos mil! :-)

      Excluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o