Olá, Perdidos! Se você quer uma história deliciosamente maluca e que vai te deixar pra lá de confusa, então você tem que ler “As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle”, do inglês Stuart Turton.
Esse livro tem de tudo, mistério, suspense, crime, traições, jogo de sobrevivência e viagem no tempo, este último ao estilo do filme “Feitiço do Tempo”, (aquele filme do Dia da Marmota que se repete indefinidamente), de 1993, com o ghostbuster Bill Murray.
Com informação de menos, você é cego. Com informação demais, é cegado.
Contudo, diferentemente do filme, a trama do livro é séria e, por mais incrível que pareça, tudo no final se encaixa. É claro que eu não esperava por aquela explicação mostrando o verdadeiro propósito de tudo que estava acontecendo e sua repetição sem fim. Foi uma bela surpresa. O livro pode até ser confuso, mas é um deleite.
O cenário é a Mansão Blackheath, uma mansão britânica em ruínas, onde Lorde e Lady Hardcastle hospedam seus convidados que aguardam pelo baile de máscaras que acontecerá mais tarde. Essa estranha festa acontece exatamente no aniversário do assassinato de seu filho Thomas, que ocorreu há 19 anos, e inclui os mesmos convidados que se encontravam lá na época.
Sem os convidados para criar uma distração à decoração, Blackheath é de fato um amontoado de melancolia.
A história gira em torno de um homem que acorda atordoado em uma floresta, em meio a neve, após ser atacado. Ele não tem memória de quem realmente é, de sua vida ou da razão de estar em Blackheath. Não se lembra como foi parar ali e o que aconteceu. Contudo, ele tem a sensação de que está sendo seguido e vigiado. Sua única certeza é o nome que não sai de sua cabeça: Anna.
Ao acordar no dia seguinte, ele está em outro corpo. Não é mais o homem que acordou na floresta. Descobre que seu verdadeiro nome é Aiden Bishop e, por mais incrível que pareça, percebe que está preso em um ciclo temporal, revivendo o mesmo dia repetidamente. Cada vez que o dia recomeça, ele acorda no corpo de um convidado diferente na mansão, onde Evelyn Hardcastle será assassinada durante a festa. Para escapar desse ciclo, ele deve desvendar o mistério por trás do assassinato de Evelyn.
– Uma pessoa vai ser assassinada no baile hoje à noite. Não vai se parecer com um assassinato e, por isso, o assassino não será pego. Retifique essa injustiça e eu vou lhe mostrar a saída.
Aiden tem oito dias e oito corpos diferentes para assumir a fim de desvendar o enigma do assassinato de Evelyn e escapar desse pesadelo ou será dado uma espécie de reset e tudo recomeçará do zero. Cada corpo que ele habita oferece uma perspectiva única e pistas diferentes, mas também vem com suas próprias limitações e desafios. Mas, ele não é o único a tentar solucionar o assassinato. Sim, trata-se de uma competição. Quem será o primeiro a descobrir o assassino de Evelyn?
Como eu poderia saber que essas eram apenas as posições na linha de largada em uma corrida que ninguém me avisou que eu disputaria?
Sem dúvida, Stuart Turton, com sua escrita envolvente e rica em detalhes, criou uma narrativa engenhosa e intrincada que desafia a mente e mantém o leitor preso do início ao fim. Pelo menos, eu fiquei supercuriosa para saber o que realmente estava se desenrolando e aonde iria chegar.
E a ambientação sombria e atmosférica da qual faz parte a Mansão Blackheath contribui e muito para a tensão cada vez maior. Uma obra inovadora (quando a gente entende o motivo por trás de tudo) cuja premissa cativante moderniza o gênero de mistério.
Gostei demais da proposta desafiadora desse livro que (graças a Deus) fugiu do óbvio. A trama é um quebra-cabeça complexo e original, com reviravoltas e segredos que são revelados gradualmente. E o fim é surpreendente. Fiquei muito envolvida nessa “viagem” e totalmente enredada pelo mistério e pela agonia do personagem ao acordar a cada dia, sendo sempre o mesmo dia repetidas vezes, num corpo diferente. Se você, assim como eu, é fã dos livros de Agatha Christie ou do estilo Black Mirror vai ficar encantada. Prepare-se. O jogo começou.
FICHA TÉCNICA
Título Original: The Seven Deaths of Evelyn Hardcastle
Autor: Stuart Turton
Editora: Dublinense
Gênero: Thriller e Ficção Científica
Tradutor: Hilton Lima
Conhecendo um pouco mais Stuart Turton
Stuart Turton é um jornalista de viagens freelance que já trabalhou em Xangai e Dubai. As Sete Mortes De Evelyn Hardcastle é o seu romance de estreia.
Ele é vencedor do Brighton and Hove Short Story Prize e foi indicado para a competição Opening Lines da BBC Radio 4.
Aos oito anos começou a ler os livros de Agatha Christie
Se fosse para uma ilha deserta ele escolheria o livro O Deus das Pequenas Coisas (The God Of Small Things), de Arundhati Roy, para levar.
Atualmente, mora em Londres com a esposa.
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)