Ano Novo, Novo Desafio Literário Para 2024



Olá, Perdidos! Feliz Ano Novo! Ano sai, ano entra e eis que ele surge do nada, feito David Copperfield (pule os buchichos atuais), o famoso mágico e ilusionista americano. Do que estou falando? Dele, é claro. O Desafio Literário

Demorei um pouquinho, ora..., antes tarde do que muito mais tarde, não é mesmo? Enfim, antes do desafio propriamente dito, que tal umas dicas? Essas dicas vão ajudar não só a escolher um livro para o Desafio Literário, mas também vão ajudar a aperfeiçoar seu hábito de leitura. 

E tem uma lista bem estimulante e divertida para um Desafio Literário de 2024 feita por mim lá embaixo que pode ser impressa em folha A4. 


Aprecie muito mais esse mundo paralelo e mágico dos livros seguindo umas poucas dicas


  1. ESCOLHA UM DESAFIO QUE LHE AGRADE. Existem vários blogs, como este que vos “fala”, que propõem listas de desafio literário em português ou em outro idioma, como inglês. Verifique as listas e prefira uma que achou mais conveniente, com alguns livros que precisam sacudir a poeira e sair da estante. Você pode até mesmo misturar vários desafios se quiser. 
  2. FAÇA UM PLANEJAMENTO DE LEITURA. Escolha o desafio que deseja fazer e separe alguns livros para cada categoria. Separe uns dois ou três livros para servirem de reserva para cada item do desafio caso desista de continuar a leitura de um dos livros escolhidos. Não precisa ler um livro que não está funcionando para você. Ler é prazer e não tortura. Outra dica de planejamento é marcar o livro a cada 20 ou 30 páginas que serão a meta de leitura para cada dia. Isso facilita e proporciona foco. Quando perceber, o livro chegou ao fim. 
  3. LEIA LIVROS QUE REALMENTE GOSTE. Lembre-se de que a vida é muito curta para nos obrigarmos a ler algo que não estamos gostando, tendo tantas opções por aí. Afinal, trata-se de um desafio divertido para sair da zona de conforto ou desencalhar os livros da sua estante. Mas, se a leitura não está engrenando, não perca seu tempo. Desistir de um livro não é um crime. O problema é se forçar a ler algo que não está gostando. Se for se sentir melhor, decida que em outro momento dará uma chance ao livro rejeitado.  
  4. FAÇA UM REGISTRO DE SUAS LEITURAS. Anote o nome dos livros que lê a cada mês, suas observações, as melhores citações, suas avaliações, suas desistências e os motivos para abandonar esses livros. Pode ser no Skoob, no Goodreads, no Google Keep, no Maratona App ou até mesmo em um caderninho. Só não deixe de manter um registro no seu diário de leituras digital ou analógico. O processo da escrita ajuda na memorização e melhora a linha de raciocínio individual. Tudo fica muito melhor. 





Anotou as dicas? Tenho certeza que elas vão ajudar muito em seu novo Desafio Literário ou em sua TBR (To Be Read, em inglês), aquela lista de livros que deseja ler. 


Para o desafio, escolhi 12 categorias, uma para cada mês. Ao todo são 12 livros por ano. E você ainda pode decidir em que ordem ler, é só não esquecer de marcar na lista. 


Desafio Literário para 2024: 


  • Um livro que deveria ter lido em 2023 e não leu 
  • Um livro de Mitologia romanceado 
  • Um livro de uma autora africana 
  • Um livro de autoajuda 
  • Um livro de um(a) autor(a) nacional 
  • Um livro indicado por um(a) amigo(a) 
  • Um livro com mais de 500 páginas 
  • Um livro clássico da Literatura Mundial 
  • Um livro de romance-reportagem 
  • Um livro com flores na capa 
  • Um livro de contos 
  • Um livro de ficção científica nacional 



E não se esqueça, Se Quer Ler Mais, Leia O Que Realmente Deseja. A leitura tem que ser prazerosa para ser proveitosa. Boas leituras! 


Livros são uma mágica singularmente portátil.
Stephen King 



Baixe o arquivo PNG: clique na imagem. Com a imagem aberta, clique com o botão direito na imagem do desafio (Salvar imagem como...); depois, abra a pasta no seu computador onde salvou a imagem e imprima (Orientação Retrato) em uma folha A4 (Tamanho do papel A4). Agora já pode controlar suas leituras. 


Desafio Literário do Perdida Na Lua Cheia 


Baixe o PNG






Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros. 
Incentive a leitura! 







Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 

 





Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o