Olá, Perdidos! “May The 4th Be With You!” Hoje é dia de comemoração. Hoje é Dia Star Wars.
Dia Star Wars? Vou explicar melhor. A partir de 2011 os fãs de Star Wars consideram o dia 4 de maio como um “feriado” criado para celebrar e honrar os filmes da franquia. O dia é conhecido como Dia Star Wars, cuja popularidade se deve a um trocadilho, que só funciona mesmo em inglês, com a famosa frase do filme “May The Force be with you”, ou seja, “Que a Força esteja com você”, em português.
Continuando a explicação. May também significa “Maio” e The Force lembra o som de The Fourth que significa “O quarto dia do mês”. Então, o jogo de palavras ficou assim: “May the Fourth be with you” que traduzindo para o português é “Que o 4 de Maio esteja com você”. Tá entendendo agora, padawan?
Devidamente introduzido ao Dia Star Wars, vamos falar dos Sabres De Luz E Suas Diversas Cores.
Ao assistir aos filmes de Star Wars é impossível não se deparar com um sabre de luz ou lightsaber. Claro. Afinal, o sabre de luz é a arma que define um Cavaleiro Jedi ou mesmo um seguidor sombrio Sith, colorida, elegante e mortal.
Mesmo sem um aprofundamento, através dos filmes sabemos que cada Jedi ou Padawan e cada Sith é responsável pela criação de seu sabre.
Os sabres possuem um cabo com um poderoso feixe de plasma retrátil, um feixe de energia cuja fonte é um cristal Kyber. Tal cristal, que vem da natureza e tem uma relação forte com a Força, é que determina as cores dos feixes para as armas, dependendo da personalidade ou escolhas do Jedi, entrando em sintonia com seu dono. Exceto para os Sith que utilizam um cristal cibernético sintetizado.
Mas não pense que é fácil encontrar um cristal espalhado por aí como se fosse areia no deserto. Nada disso. Apesar de ser encontrado em vários planetas, sua localização é secretamente assegurada.
SABRE DE FEIXE AZUL
É o mais icônico, pois foi o primeiro a ser ativado na saga, em SW: Uma Nova Esperança, através das mãos de Luke Skywalker. Quem não se lembra? É uma das cores mais comuns.
O Blueblade, como é conhecido, prioriza as habilidades de combate com a lâmina desfavorecendo o uso da Força e é associado aos Jedi Guardiões que lutam pela verdade e justiça.
A cor azul representa retidão, bravura, coragem e proteção e pode ser vista nas mãos de Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker, Luke Skywalker e Tera Sinube.
SABRE DE FEIXE VERDE
Outro sabre cuja cor de seu feixe é bem comum. Geralmente usado pelos mais sábios e antigos Jedi que priorizam o uso da Força e o diálogo antes de recorrer ao combate. É associado aos Jedi Consulares.
A cor verde representa sabedoria, harmonia, cooperação, espiritualidade e boa vontade e pode ser vista nas mãos de Yoda, o mais incrível Mestre Jedi de todos os tempos, Qui-Gon Jinn e até mesmo Luke Skywalker (em SW: O Retorno do Jedi e no episódio “O Resgate” da 2ª temporada de The Mandalorian).
SABRE DE FEIXE VERMELHO
Marca registrada dos Lordes Sith. Diferentemente dos Jedi que se conectam com seus cristais, os Sith criaram seus próprios sabres de luz com cristais sintéticos. Derramando todo o ódio e emoções negativas em cima do cristal que “sangra” e fica vermelho.
A cor vermelha representa brutalidade, violência, desprezo e falta de piedade e pode ser vista nas mãos dos Sith como Conde Dooku, Darth Maul, Darth Sidious, Kylo Ren e, é claro, nas mãos do maior e mais amado dos vilões, Darth Vader.
SABRE DE FEIXE ROXO
Uma cor muito rara e como a cor roxa é a combinação de vermelho com azul significa que seu usuário consegue dominar os dois lados da Força, os lados negro e de luz. Este sabre único por sua vez é criado a partir de cristais de Hurikane de cor ametista e faz sua grande aparição em SW: Ataque dos Clones.
A cor roxa representa constante incerteza moral e reconstrução não dando espaço para a hesitação e pode ser vista nas mãos de Mace Windu enquanto o utiliza com sua particular forma de combate, o Vaapad.
SABRE DE FEIXE AMARELO
Cor muito rara e associada aos Jedi Sentinelas que geralmente compõem a equipe de segurança anônima do Templo Jedi com uma arma de lâmina dupla amarela. Entre os Guardiães e os Consulares, os Sentinelas combinam perfeitamente o melhor dessas duas categorias.
A cor amarela representa equilíbrio ideal entre sabedoria e força, habilidade, destreza e humildade e pode ser vista nas mãos de Rey no finalzinho da 3ª trilogia, em SW: A Ascensão Skywalker.
SABRE DE FEIXE BRANCO
Originalmente uma lâmina vermelha cujo cristal Kyber foi recuperado e depois purificado e tornando-se um feixe de luz branca. Deve-se a um usuário comprometido com o lado da luz, mas sem seguir a doutrina Jedi.
A cor branca representa neutralidade, independência, bondade e pureza e pode ser vista nas mãos de Ahsoka Tano que usa um par de sabres com cabos de tamanhos diferentes. É possível vê-la em ação no episódio “A Jedi” da 2ª temporada da série The Mandalorian e, teoricamente, em breve será possível ver seus sabres de luz branca em sua própria série. Aguardemos.
SABRE DE FEIXE PRETO
Essa cor de tão rara pode-se dizer que é única, pois pertence a uma única lâmina em todo o universo. O sabre de luz preto, conhecido como Darksaber, foi criado por Tarre Vizsla, o primeiro mandaloriano admitido na Ordem Jedi, que idealizou uma lâmina obsidiana escura com design e som incomuns projetando uma aura branca em contraste com sua cor e energia.
A cor preta representa uma personalidade de liderança e dominante, símbolo de poder merecido em luta e pode ser vista nas mãos de vilões como Moff Gideon ou heróis como Din Djarin ou o mandaloriano na série The Mandalorian.
Bônus:
SABRE DE FEIXE LARANJA
Uma cor extremamente rara nunca vista nos filmes por fazer parte da República Velha.
A cor laranja representa Jedis que juraram nunca usar suas armas e, por enquanto, não apareceu em nenhum filme da franquia. Quem sabe um dia?
E aí? Qual cor teria seu sabre de luz?
Que A Força Esteja Com Vocês!
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)