MENU

“O Pequeno Príncipe” E Seus 80 Anos De Encantamento



Olá, Perdidos! No dia 6 de abril O Pequeno Príncipe fez 80 anos, mas continua com aquela carinha de sempre, com seus revoltos cabelos louros e cativando a todos, desde adultos que relembram seus tempos de criança até os mais novos que aprendem como é ser adulto. 

Le Petit Prince, o título original da obra mais famosa de Antoine de Saint-Exupéry, foi publicado pela primeira vez em 1943, nos Estados Unidos e já foi traduzida para 340 idiomas (ficando atrás apenas da Bíblia), vendendo mais de 200 milhões de cópias, transformando-se em uma das obras mais importantes da literatura mundial. Além de fazer a alegria da criançada ao redor do mundo com a história de um garoto alienígena vindo do asteroide B-612, continua provocando inúmeras reflexões nos mais velhos. 





O autor é o próprio narrador da história, um piloto que cai com seu avião em pleno deserto do Saara onde, sem mais nem menos, se depara com um menino que ele chama de Pequeno Príncipe.

O menino conta ao piloto sobre seu planeta natal, narra suas aventuras em busca de sabedoria por outros planetas até chegar à Terra e fala sobre sua missão para restaurar seu pequeno planeta e salvar sua preciosa rosa. 

O aviador ainda frustrado por nenhum adulto entender seus desenhos quando criança e o menino que habita um pequeno asteroide tornam-se amigos e seguem uma jornada cheia de ensinamentos. 



Embora seja um livro infantil, ele é extremamente filosófico e poético e possui muitas passagens marcantes que garanto que você conhece mesmo sem ter lido o livro. 

Um dos personagens mais importantes da história é a Raposa que participa ao Principezinho uma série de reflexões sobre relacionamento e responsabilidade. Ela se transforma em sua tutora explicando-lhe valiosíssimas lições como as que vemos abaixo. 



Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos. 

 

O que importa de fato está além da visão, ou seja, a verdadeira beleza de uma pessoa está em seu interior e não em sua aparência. 

O essencial é tudo aquilo que pode ser sentido como amor, amizade, alegria, gratidão, esperança e que pode ser visto através de atitudes. Por isso, a verdadeira beleza está no interior e só podemos vê-la através dos olhos da alma, com o coração. E que devemos nos guiar pelos nossos sentimentos



Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante. 


O tempo investido é que torna uma relação entre as pessoas ou qualquer outra coisa em algo muito especial e importante. Devemos sempre nos empenhar naquilo que queremos que cresça e nunca morra. Dedicação é a palavra-chave. 



Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. 


Cativar significa criar laços, pois ao formarmos um relacionamento amoroso ou de amizade não só somos responsáveis como passamos a ter a necessidade da outra pessoa. Devemos ter cautela com os sentimentos alheios e cuidarmos uns dos outros. 





Após 1º de janeiro de 2015, a obra entrou em domínio público possibilitando que várias editoras se empenhassem em levar aos seus leitores novas traduções deste clássico atemporal. 

O livro que utilizei é a 31ª edição da Editora AGIR com a primeira tradução para o português que foi realizada por Dom Marcos Barbosa, responsável por imortalizar várias frases, e cujas aquarelas foram feitas pelo próprio Saint-Exupéry. 

Escolha uma das edições disponíveis no mercado (capa dura, brochura, de bolso, de luxo, em cordel, e-book ou quadrinhos) e deixe-se cativar, assim como eu, pelo Pequeno Príncipe

Como o mês não acabou, os Parabéns ainda estão valendo. 



Autor: Antoine de Saint-Exupéry 
Título: O Pequeno Príncipe 
Título Original: Le Petit Prince 
Ano: 1943 
Gênero: Fábula Francesa 




FELIZ ANIVERSÁRIO, PRINCIPEZINHO! 




Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros. 
Incentive a leitura! 







Até a próxima! 
Beijos mil! :-)

Criss 





Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © 2025 Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o