MENU

Curiosidades Sobre O Romance Gótico “Drácula”



Olá, Perdidos! Foi há 126 anos, em 26 de maio de 1897, que Drácula, do escritor irlandês Bram Stoker, foi publicado. Não há viva alma que não conheça o nome do Mestre dos Vampiros que como um bom ser imortal que é continua apavorando e seduzindo as pessoas. 

Definição de VAMPIRO na Enciclopédia Britannica de 1888 – termo aparentemente de origem sérvia (wampyr), originalmente usado na Europa Oriental para designar fantasmas sugadores de sangue, mas em tempos modernos se refere a uma ou mais espécies de morcegos hematófagos da América do Sul. 

E como hoje é o Dia Mundial de Drácula! (World Dracula Day!), apresento 8 Curiosidades sobre Drácula


  1. INVENÇÕES TECNOLÓGICAS.
    Bram Stoker decidiu inserir algumas das invenções tecnológicas da época que confirmavam a Inglaterra como um dos países mais industrializados e modernos do século XIX, como o fonógrafo, por exemplo. 
  2. SETE ANOS PARA SER ESCRITO.
    Bram Stoker começou sua própria saga para escrever seu livro na manhã de 8 de março de 1890. A demora para a finalização do romance é explicada pela sua atarefada rotina de trabalho no Lyceum Theatre, em Londres. 
  3. ANTES DA PUBLICAÇÃO.
    Oito dias antes de publicar seu livro, Bram Stoker adaptou seu romance para uma peça em 5 atos que foi apresentada no Lyceum Theatre, onde trabalhava. Foram os funcionários do local e alguns passantes curiosos os primeiros a apreciar a história o que assegurou publicamente os direitos autorais do autor sobre a obra. 
  4. TROCA DE NOME.
    A princípio, o livro se chamaria The Un-Dead, mas o nome foi trocado de última hora, pouco antes de sua publicação, para um título bem mais sonoro e fascinante. 
  5. CRÍTICAS DA ÉPOCA.
    “Poucos romances recentes foram tão bem sucedidos em inspirar horror por meio de sugestões tão sutis.” – (Daily News);
    “Aqueles que se assustam com facilidade ou sofrem dos nervos devem restringir a leitura de páginas tão macabras às horas que se entendem do amanhecer ao pôr-do-sol.” – (Daily Mail); 
    “Apenas para os fortes.” 
    – (Pall Mall Gazette).
  6. QUASE CEM ANOS DE ATRASO.
    A edição romena de Drácula só foi lançada em 1990. Ou seja, 93 anos após sua primeira publicação, pois estava na lista de livros estrangeiros banidos pelo regime comunista
  7. TRANSILVÂNIA NOS LIVROS.
    Bram Stoker nunca deixou a Inglaterra rumo à exótica Transilvânia. Suas informações derivam de pesquisa em artigos e livros, além de muita imaginação. 
  8. SURGE O DRAGÃO.
    Não há nenhuma evidência que ligue o histórico Príncipe Vlad Tepes III com seu Conde, a não ser a sonoridade do nome Drácula. Vlad era filho do nobre Vlad II “Dracul”, chamado assim por ser membro de uma sociedade cristã chamada Ordem do Dragão. Em que Dracul significa Dragão e por consequência, seu filho passou a ser chamado de Draculea, ou seja, Filho do Dragão


A história de terror gótico Drácula já foi adaptada para várias mídias como teatro, cinema, séries de TV, novelas, quadrinhos e games. Mas a coisa não fica só nisso não. O autor tornou famoso o Castelo de Bran, pequena cidade na Transilvânia. O setor turístico do local aproveitou a descrição do castelo de Drácula no livro e a fortaleza virou roteiro de visita obrigatório para os curiosos e os apaixonados pelo Mestre chupador de sangue. E não vamos esquecer que Bram Stoker nunca colocou os pés na Romênia! 







VIVA O DIA MUNDIAL DO DRÁCULA! 




Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros. 
Incentive a leitura de Drácula! 











Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 





Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © 2025 Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o