Olá, Perdidos! Hoje é o Dia do Orgulho Geek ou Dia do Orgulho Nerd! Como você preferir falar. Mas, de onde vem o termo Geek? E Nerd? Garanto que nunca parou para pensar nisso. Então vem descobrir comigo.
Se você acha que o termo Geek é novinho em folha, criado pela Geração Z, não podia estar mais enganado.
A expressão Geek foi criada lá na Europa do século XIX, mais precisamente em 1876 quando foi registrada pela primeira vez e era usada como sinônimo de fool, ou seja, uma pessoa boba. O tempo passou e, por volta de 1900 o termo acabou por especificar artistas de rua, como trapezistas, malabaristas, acrobatas que faziam suas apresentações em troca de uns trocados ou artistas que faziam performances bem mais bizarras como comer insetos (bugs, em inglês). E o tempo foi passando e em 1990 chegou a vez de descrever pessoas estranhas que trabalhavam se livrando dos bugs (olha eles aí de novo!) ou resolvendo o mau funcionamento de computadores. Atualmente, designa pessoas esquisitas e inteligentes.
A expressão Nerd foi criada mais recentemente, embora não em seu contexto atual. Surgiu nos Estados Unidos em 1950 através do livro infantil do famoso escritor Dr. Seuss, “If I Ran The Zoo”. Trata-se do nome de uma criatura fictícia, estranha e magrela que o narrador afirma colecionar em seu zoológico imaginário. Lá está o nerd nos versos abaixo:
And then, just to show them, I'll sail to Ka-Troo
And Bring Back an It-Kutch, a Preep, and a Proo,
A Nerkle, a Nerd, and a Seersucker too!
A revista americana Newsweek, em 1951, se referiu a Nerd como sendo uma gíria usada entre os jovens para designar uma pessoa desagradável. E a partir dos anos 1960 o termo se espalhou pelo mundo modificando mais positivamente seu significado para pessoas amantes da leitura e com uma certa incapacidade social até como o conhecemos nos dias atuais.
A verdade é que nerds e geeks só ganharam um status positivo após o boom da tecnologia e informática. E de pessoas extremamente ricas graças aos bits e bytes como Bill Gates, Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Elon Musk.
As duas expressões podem ser consideradas sinônimos, pois retratam pessoas sem muito traquejo social, estudiosas, com interesses em assuntos científicos e tecnológicos, computadores, filmes de ficção científica e muito inteligentes.
Mas, uma pesquisa realizada em 2013 pelo cientista de dados e engenheiro de software, Blurr Settles, utilizou 2,6 milhões de dados de tweets e de pesquisa do Twitter para definir os dois grupos: geek e nerd.
Settles chegou à conclusão que Geek está relacionado a coisas e Nerd está mais próximo de ideias. Em sua pesquisa as palavras mais digitadas e procuradas pelo lado Geek foram quadrinhos, Instagram, coleções e cosplay. Já do lado Nerd sobressaíram palavras como seminário, neurociência, física e biologia.
Apesar do estudo de Settles para mim Geek, apesar do termo ter surgido primeiro, é só a atualização, o upgrade do Nerd.
E aí? De que lado você está?
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)