Olá, Perdidos! Hoje parece mais um dia como outro qualquer em que pegamos o controle e começamos a jogar aquele game que nos deixa empolgados. Só que não! Hoje o dia é especial. É o Dia Internacional do Gamer.
A data surgiu no dia 29 de agosto de 2008 quando um grupo de revistas espanholas especializadas em jogos eletrônicos decretou que seria o dia ideal para parabenizar todos os amantes de games de qualquer plataforma.
E se você acha que tudo isso não passa de uma grande bobagem e que se trata apenas de uns joguinhos para a criançada se distrair, devo informar que você está muitíssimo enganado. Marmanjos jogam e ganham dinheiro pra valer. Ser gamer virou uma profissão bastante rentável. Diversão x Carreira.
E não é de hoje que a indústria dos games se inspira em temas de horror e suspense de muitos autores famosos como Poe e seus contos sombrios, Lovecraft e seu horror cósmico aliado ao mito Cthulhu, Arthur Conan Doyle com o famoso detetive Sherlock Holmes, e Agatha Christie com o também famoso detetive belga de aparência cômica Hercule Poirot, entre outros.
E para comemorar a data escolhi CINCO GAMES inspirados em livros.
Alice: Madness Returns (2011) – o clássico ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, de Lewis Carroll, publicado em 1865, foi a base para o jogo que nos apresenta Alice, fugitiva do hospício em que foi internada após visitar o País das Maravilhas.
Assassin's Creed (2007) – o livro ALAMUT, de Vladimir Bartol, publicado em 1938, é sobre uma seita secreta de assassinos e considerado a obra de ficção eslovena mais popular de todos os tempos e serviu como inspiração para a franquia de assassinos da gigante Ubisoft. O lema "Nada é uma realidade absoluta; tudo é permitido" lembra muito o credo de Altaïr Ibn-La'Ahad e seus sucessores.
Metro 2033 (2010) – METRO 2033 é um livro de ficção científica do russo Dmitriy Glukhovskiy, publicado em 2002, e cujo o game segue o mesmo enredo do livro, só que no game o objetivo é enfrentar e eliminar mutantes e sobreviventes de uma catástrofe nuclear.
The Witcher (2007) – WIEDŹMIN (O Bruxo) é uma série literária de sucesso na Polônia criada por Andrzej Sapkowski, publicado em 1993, e a coleção de contos do bruxão serviu de inspiração para o enredo do game que traz Geralt de Rivia, um dos últimos bruxos, enfrentando situações perigosas e se envolvendo com belas mulheres.
Dante's Inferno (2010) – o enredo do jogo gira em torno do INFERNO, a primeira parte do poema épico DIVINA COMÉDIA, de Dante Alighieri, que foi impresso pela primeira vez em 1472, e que compartilha muitas semelhanças com o poema italiano.
Não deixe de comemorar a data jogando ou lendo um livro que serviu de inspiração para o seu jogo preferido.
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)