Olá, Perdidos! Hummm... Yummy! Hoje é o dia dos apaixonados por chocolate. Simmmm! Hoje é o Dia Mundial do Chocolate.
Só por volta do século XV, o chocolate, conhecido, cultivado e utilizado pelos povos Maia e Asteca, saiu do continente Americano e foi introduzido na Europa e só se popularizou quando ocorreu a Revolução Industrial, em meados do século XVIII.
Segundo uma lenda Maia foram os deuses que deram o chocolate para a humanidade. O Elixir dos Deuses. Dá para imaginar que maravilha de presente?!
Para comemorar esse dia, aqui vão algumas indicações sortidas de livros para ler enquanto aprecia essa paixão mundial. Tem para todos os gostos.
A Adorável Loja De Chocolates De Paris (Jenny Colgan) – Anna Trent é supervisora numa fábrica de chocolate. Mas isso não quer dizer que ela saiba fazer chocolate. Então, quando um acidente muda sua vida ela tem a chance de ir trabalhar numa tradicional loja em Paris, e tem certeza de que vão descobrir que não passa de uma fraude.
Com paciência e a ajuda dos novos amigos, o exuberante Sami e o galanteador Frédéric, Anna vai descobrir mais sobre o verdadeiro chocolate – e sobre si mesma – do que jamais sonhou.
Com lições de esperança, engraçado e irresistivelmente viciante, A Adorável Loja De Chocolates De Paris é um romance delicioso (e cheio de receitas) que nos lembra que sempre vale a pena lutar pelas coisas mais doces da vida.
– Não consigo… Eu não aguento! – afirmou ela.
– Ah, querida. A vida é isto: a necessidade de aguentar as coisas.
Como Água Para Chocolate (Laura Esquivel) – o primeiro momento da história já se passa na cozinha com a preparação de uma receita. A culinária é o pano de fundo para uma história de amor proibido pelas tradições familiares de Josefina de La Garza, ou Tita como todos a conhecem, a protagonista de mão cheia.
É um livro gostoso de se ler, cheio de emoções e aromas cujos temperos da cozinha de Tita mesclam os vários sabores.
O romance de realismo fantástico foi a estreia da autora mexicana e que se tornou best-seller. Tem filme de 1992.
Todos nós temos em nosso interior os elementos necessários para produzir fósforo (...) muito cuidado em ir acendendo os fósforos um por um. Porque, se por uma emoção muito forte, chegam a se acender todos de uma só vez produzem um resplendor tão forte que ilumina mais além do que podemos ver normalmente, e então diante de nossos olhos aparece um túnel esplendoroso que nos mostra o caminho que esquecemos no momento de nascer e que nos chama a reencontrar nossa perdida origem divina.
Flávia E O Bolo De Chocolate (Míriam Leitão) – uma mulher que não conseguia ter filhos decide procurar uma criança que não tenha mãe e que a queira. Realiza seu sonho ao encontrar a pequena Flávia. Por muitos anos, a menina cresce feliz, ao lado de Rita. Até o dia em que percebe a diferença entre a cor de sua pele e a da mãe. É quando entra em crise e começa a questionar as diferenças.
A narrativa enfatiza o carinho e a ternura entre pessoas que podem ter traços diferentes, mas que se encontram no desejo de formar uma família. Um belo conto sobre adaptação e diversidade que inspira o fortalecimento da compreensão e da valorização do ser humano.
Recebeu o 3º lugar na categoria Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil do Prêmio Jabuti de 2016. O livro ficou entre os 30 melhores livros infantis de 2016 pela Revista Crescer e foi finalista da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil pelas lindas ilustrações de Bruna Assis Brasil.
– Faz um bolo de chocolate para mim?
– Bem marrom?
– Bem assim, da minha cor! – disse Flávia, orgulhosa.
Amante Liberto (J.R. Ward) – este é o quinto livro da série de vampiros saradões Irmandade Da Adaga Negra, de J.R. Ward. Nele temos a história de Vishous, o guerreiro cuja mente é conhecida por sua inteligência muito acima dos demais. Além de sua mão abençoada/amaldiçoada com um dom destrutivo e sua capacidade de prever o futuro, mais especificamente o momento da morte das pessoas. Fora toda a “sofrência” de sua história. Só coisa boa, né?
Mas não dá pra resistir a um chocolate quente feito por ele. Eu quero!
Ótimo. Um vampiro bissexual Dominante com experiência em sequestro.
Gostou das dicas?
Não deixe de comemorar a data mais saborosa do ano.
Pegue seu choco predileto e se lambuze, mas cuidado com o livro, não vai sujar ele!
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)