Olá, Perdidos! Pois é, gente. Hoje faço mais um ano de vida. Uhuuuu!!😎 FELIZ ANIVERSÁRIO PARA MIM!
Mas, o que é uma festa de aniversário sem a música "Parabéns Pra Você!"? Nada, não é mesmo? Fica faltando algo. Fica um vazio.
Passeando pela internet me deparei com uma curiosidade sobre os Parabéns que vou compartilhar com vocês.
Vamos lá!
Em 1893, as irmãs e professoras norte-americanas Mildred e Pattyt Hill criaram a melodia com a letra "Good morning to all" ("Bom dia a todos").
Alguns anos depois, em 1912, a letra original foi modificada (não se sabe exatamente por quem) para se referir às celebrações de aniversário. A moda pegou e a música de aniversário com suas estrofes repetitivas se popularizou.
Se as irmãs criaram a música do zero ou a adaptaram de alguma quadrinha do folclore nunca saberemos. O fato é que essa melodia hipnótica de 6 notas ganhou o mundo e fez a alegria dos aniversariantes.
Em 1942, aqui no Brasil, a Rádio Tupi realizou um concurso para a melhor tradução para o português da composição. E a farmacêutica Bertha Celeste Homem de Mello, sob o pseudônimo de Léa Magalhaes, levou a melhor entre 5 mil candidatas.
Composto por membros da Academia Brasileira de Letras (que chique!), o júri formado por Olegário Mariano, Cassiano Ricardo e Múcio Leão se encantou com os versos sem repetição de "Léa".
Mas muitas velas foram apagadas sem nenhuma animação quando surgiram vários casos de direitos autorais cobrados pela Warner que adquiriu os direitos sobre a obra em 1988 e, consequentemente, ganhou milhões nos processos contra todos os tipos de mídia que tivessem uma festinha de aniversário e, claro, cantassem a melodia.
Apaguem as luzes, pois a composição em 2016 foi considerada de domínio público. Vamos cantar!
Que? A história ainda não acabou.
A música ainda possui uma 2ª parte: "é pique, é pique..." ou "é big, é big...". Qual você canta?
Essa mistureba vem dos estudantes universitários de São Pauo da década de 1930.
- É PIQUE – é uma saudação ao estudante Ubirajara Martins conhecido como "pic-pic" porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode.
- É HORA – é o grito nos botequins onde os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora para uma nova rodada de cerveja gelada.
- RÁ-TIM-BUM – é referente ao rajá indiano Timbum (ou algo parecido) que visitou uma universidade e fascinou os estudantes com a sonoridade de seu nome.
Assim “Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá, já, tim, bum” se tornou "É pique, é pique, é hora, é hora, rá-tim-bum".
Coisas que com o tempo acabam mudando.
Uma curiosidade extra:
"Parabéns Pra Você" que em inglês é "Happy Birthday To You" teve a performance mais sensual cantada pela diva hollywoodiana Marilyn Monroe ao então presidente dos EUA, John Kennedy. Happy Birthday, Mr. President! Ooops!
Parabéns a todos vocês que fazem aniversário hoje e os que fazem desaniversário, também!
Tem festa pra todo mundo!🎉🥳
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)