Parabéns, Cidade Maravilhosa, Por Seus 457 Anos!

Olá, Perdidos! Hoje é celebrado o Aniversário da Cidade do Rio de Janeiro. São 457 anos encantando cariocas, tanto os de nascimento quanto os por opção, e turistas que teimam em se aventurar por estas paradas. 





Seu nascimento aconteceu em 1º de março de 1565. Para evitar tentativas de invasões por franceses, espanhóis ou qualquer outra nação estrangeira, Estácio de Sá fundou e tornou oficial a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. 

A denominação de Cidade Maravilhosa surgiu em fevereiro de 1904 em uma matéria publicada durante o carnaval carioca no jornal O Paiz

O livro de poemas “La Ville Merveilleuse” (A Cidade Maravilhosa) da escritora francesa Jane Catulle-Mendès foi publicado em Paris em 1913, após uma visita ao Rio, como uma homenagem às belezas naturais da cidade. Sabemos que a escritora não foi a criadora do nome, mas foi a primeira a empregá-lo como título de uma obra literária. Infelizmente, o livro que enalteceu nossa bela cidade tornou-se uma raridade, pois nunca foi reeditado. 

Sem dúvida, o apelido se expandiu ao som da marchinha Cidade Maravilhosa, de André Filho, criada em 1935, e que se tornou hino do Rio, eternizando seu nome e sua beleza.  





Uma beleza de praias lindas de águas azuis abraçadas por montanhas em meio ao sol dos trópicos, com certeza são motivos paradisíacos para a alcunha. Pôr do sol hipnotizante, floresta urbana e quedas d’água refrescantes. Uma selva de pedra envolta por uma natureza exuberante. 

E não podemos esquecer o Cristo Redentor, que do topo do morro do Corcovado abençoa a todos desde 1931. Em 2007 a estátua foi eleita, mesmo que informalmente, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e em 2012 considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É ou não uma maravilha? 

Apesar de ser o “purgatório da beleza e do caos”, como diz a música de Fernanda Abreu (Rio 40 Graus), com seus contrastes cada vez mais destoantes, o Rio de Janeiro ainda mantém o título de Cidade Maravilhosa não só por suas paisagens naturais, mas, principalmente, por seu povo alegre e caloroso. 



FELIZ ANIVERSÁRIO, RIO! 



Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros. 
Incentive a leitura! 









Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 







Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o