Olá, Perdidos! Hoje é celebrado o Dia da Liberdade de Imprensa no Brasil. Se um país é realmente democrático, os profissionais da mídia têm que ter o direito de investigar, publicar e criticar informações de forma livre e sem censura. Tudo, é claro, baseado em pesquisas sérias e em fatos verídicos para que as matérias tenham como respaldo provas documentais (registros físicos, como gravações de áudio ou vídeo, fotografias, desenhos, etc), e/ou também provas testemunhais, evitando qualquer dúvida sobre os fatos publicados ou um processo jurídico que os comunicadores possam vir a sofrer.
Em outras palavras, a Liberdade de Imprensa é a capacidade que um indivíduo tem de publicar e dispor de acesso a informação (geralmente na forma de notícia), através de meios de comunicação em massa (TV, rádio, jornal, livro, internet), sem interferência do Governo.
A liberdade de imprensa é a base para todo Estado Democrático. Infelizmente, desde a época de D. João VI a imprensa enfrenta muitos obstáculos e perseguições por tentar expor a verdade aos cidadãos brasileiros.
Períodos autoritários pelos quais nosso país passou incluíram a censura ou o cerceamento dos conteúdos pelos militares que não se opunham em castigar jornalistas e editores com torturas e prisões ilegais.
Não podemos admitir que esse período negro volte.
CHEGA DE FAKE NEWS!
INFORME-SE CADA VEZ MAIS COM A VERDADE!
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)