A Todo Momento “Laura Dean Vive Terminando Comigo”

Olá, Perdidos! A adolescência é um período difícil por vários motivos. É uma fase de transição da infância para a idade adulta e por isso ocorrem muitas mudanças físicas, psicológicas e sociais. Basicamente são jovens em formação, descobrindo o mundo, as pessoas, o sexo e o amor. Laura Dean Vive Terminando Comigo, uma HQ criada por Mariko Tamaki e Rosemary Valero-O’Connell, apresenta o dilema dos relacionamentos abusivos e tóxicos, um tema que infelizmente não sai de moda. 





A história começa com Freddy (Frederica) Riley, 17 anos, se “consultando” com Anna Vice que escreve uma coluna no site Amor + Relacionamentos sobre seu namoro com Laura Dean que vive terminando com ela. 

Entre aulas, reuniões e festas ela está sempre à espera de Laura Dean por quem é apaixonada. Mas a relação entre elas é inconstante e Laura não perde a oportunidade de estar com outras e de terminar e voltar com Freddy sempre que quiser. Laura pode ser linda, mas também sabe ser cruel. 

Freddy, sem entender o que faz de errado, aceita a ex todas as vezes, afinal, Laura, descolada e muito popular na escola, é a namorada dos sonhos de qualquer pessoa e o dia em que se conheceram foi seu dia mais feliz da vida. Contudo esse dia parece mais com uma lembrança distante, quase um sonho. 

Ela tem consciência da situação absurda e até mesmo uma vidente entra na história. 




Se relacionamentos são difíceis para um adulto, imagina para um adolescente. E nessas idas e vindas com Laura, Freddy tem sua autoestima cada vez mais abalada. Ela vive se perguntando o que fez de errado. Por que Laura sempre termina o namoro? Em certo momento questiona se seus sentimentos são sinceros quanto a garota. E nesse jogo de estica e puxa, seus amigos não entendem o motivo de Freddy aceitar tanto o descaso quanto as traições da namorada ou ex-namorada, dependendo da semana. 


Estou ciente de que meus amigos, conselheiros não profissionais, já não conseguem sentir pena da minha situação cada vez mais ridícula. Eles não entendem como continuo apaixonada por uma garota que já terminou comigo três vezes. 


Freddy quer manter o namoro com sua amada, mas a situação vai ficando insustentável e a cada nova espera solitária vemos seu coração se despedaçar lentamente. Apaixonada por Laura, ela vai se distanciando aos poucos de seus amigos, principalmente de Doodle, sua melhor amiga, que está atravessando um problema muito sério, uma vez que prioriza um namoro de altos e baixos, num vaivém confuso


Freddy e Laura Dean no Baile da escola



Sinceramente, para mim, foi impossível gostar da Laura. Será que alguém gosta? Ela é intragável, egoísta, manipuladora, insidiosa, trata mal os amigos de Freddy e vai minando suas amizades e sua personalidade. Nem sempre o abuso numa relação ocorre com violência física, às vezes as feridas emocionais e psicológicas são muito mais profundas e insuportáveis. O pior é que indivíduos como Laura Dean existem e podem ser quaisquer pessoas em nossas vidas. 


Sabe, acho que entendo por que é tão comum as pessoas usarem ‘dor’ e ‘amor’ juntos. Porque a verdade é que o amor dói. 


Freddy é o oposto. Muito fofa, inocente, sonhadora, começando a descobrir o amor, insegura com relação aos sentimentos e aos relacionamentos afetivos. A típica adolescente.  Torci bastante por ela para que acordasse desse estado de hipnose produzido por Laura Dean. 

É claro que no mesmo instante que li o nome da HQ e depois a história, fiquei pensando... Será que Laura Dean, loira de cabelos curtos, esbelta, bonita e um mistério a ser desvendado, foi propositalmente criada para lembrar, até mesmo no nome, James Dean em Juventude Transviada que também explorava os conflitos adolescentes e suas inseguranças? Afinal, James Dean é o ícone dos rebeldes sem causa. Quem sabe? Se sim é formidável, se não é igualmente sensacional. Repara não... Maluquices desta que vos escreve. 😉 


Laura Dean (esq) e James Dean (dir)



Laura DEAN. Parece nome de atriz. 


A narrativa da HQ com seu jeito encantador e seu traço agradável aborda a temática LGBTQIA+, mas explora as aflições de qualquer adolescente e tem como cenário o Ensino Médio. Tamaki inovou e quebrou estereótipos, simplesmente, porque tornou algo normal a experiência homoafetiva, sem transformar o procedimento da luta pela ou contra a identidade e de como se assumir o cerne de sua história. 

Uma coisa que eu gostei bastante foi o fato dos pais de Freddy saberem que ela é lésbica e aceitarem sem problemas. E por que seria um problema, não é mesmo? Isso nunca é discutido por eles. Sequer essa questão é o foco da história; eles aceitam e pronto. Não seria maravilhoso se fosse sempre assim? 

É através das mensagens enviadas para Anna Vice ou quando seus amigos sofrem homofobia que essa e várias questões são discutidas por Freddy. E nós refletimos junto com ela, é claro! 

Outra coisa interessante é que os bonecos de pelúcia que ela compra, reforma e reinventa interagem com a história, falando entre eles e sendo a voz interna da cabeça de Freddy. 


Como se sente amando alguém que sempre termina e depois quer voltar? O que você ganha com esse amor? Você é feliz amando essa garota? Esse amor te ajuda a ser uma pessoa melhor? 


É impossível não se encantar com essa HQ. Os traços leves, marcantes e únicos de Rosemary Valero-O’Connell, junto com a narrativa de Mariko Tamaki, delicada e sincera sobre os relacionamentos tóxicos na adolescência, ganha tons rosa num mundo em preto e branco. 

Laura Dean Vive Terminando Comigo venceu três categorias da edição de 2020 do Eisner Awards, o Oscar dos quadrinhos: Melhor Artista, Melhor Roteiro e Melhor Publicação Para Adolescentes. 


Faz quase um ano que estou apaixonada por uma menina chamada Laura Dean. E é a coisa mais difícil que já senti. 



Freddy e seus Amigos



A HQ me conquistou desde o início com seu texto e suas ilustrações. É uma leitura rápida e extremamente cativante e delicada que aborda assuntos como o amor na adolescência e a amizade.  E que nos mostra que basta um pouco de coragem para abandonarmos um relacionamento que não nos faz bem e, assim, quebrarmos um ciclo vicioso para que possamos seguir em frente ao lado dos verdadeiros amigos. Acima de tudo a HQ é uma lição de amor-próprio, de amadurecimento, de rompimento e de amizade

Adorei e indico, tenha você que idade for! 




FICHA TÉCNICA 

Título: Laura Dean Vive Terminando Comigo     
Título Original: Laura Dean Keeps Breaking Up With Me  
Autor: Mariko Tamaki   
Ilustração: Rosemary Valero-O’Connell 
Ano: 2020 
Páginas: 304  
Editora: Intrínseca 
Gênero: HQ / Romance / Jovem Adulto   
Tradutor: Rayssa Galvão  
  


AUTORES  


Mariko Tamaki nasceu em 22 de dezembro de 1975 em Toronto, Canadá. 

Ela é uma renomada roteirista de quadrinhos, escritora, ensaísta, romancista e autora de literatura infantil com mestrado em Estudos Feministas. Em parceria com Jillian Tamaki, criou Skim e This One Summer

Entre seus vários prêmios estão: Ignatz Awards, Caldecott Honor, Printz Honor, Governor General's Award e Eisner Awards, a maior distinção do mundo dos quadrinhos. Tamaki também escreve sobre super-heroínas para a Marvel e a DC Comics. 



Rosemary Valero-O'Connell nasceu em 28 de outubro de 1994 em Minneapolis, nos Estados Unidos. Ela se formou no Minneapolis College of Art and Design com um Bacharelado em Comic Art, em 2016. 

Valero-O’Connell é quadrinista e ilustradora. Já trabalhou para DC Comics, BOOM! Studios, CAPY Games, Mondo Tees, entre outros. 

Suas obras foram reconhecidas pela Society of Illustrators de Nova York, exibidas em galerias locais e internacionais e agraciadas com o Harvey Award e o Eisner Award





Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 




Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o