As Histórias Fantásticas De Jules Verne

Olá, Perdidos! Que mistérios aguardam ser descobertos nas profundezas dos Oceanos? O que existe no centro da Terra? E na Lua? Será possível conhecer o mundo todo em 80 dias? Jules Verne sonhou e relatou em seus livros muitos inventos criados apenas no século XX, graças aos avanços tecnológicos. Se foi sonho, imaginação ou premonição não se sabe, mas com certeza o escritor francês Jules Verne ou Júlio Verne, como é conhecido em países de língua portuguesa, foi responsável por histórias fantásticas que estavam muito à frente de seu tempo e por esse motivo se tornou o Pai da Ficção Científica





Jules Gabriel Verne, nasceu em Nantes, cidade portuária da França, no dia 8 de fevereiro de 1828. É o filho mais velho de cinco filhos do casal Pierre Verne, advogado notável na região, e Sophie Allotte de la Fuye, filha de burgueses. 

Desde cedo foi influenciado pelos livros de grande sucesso da época Robinson Crusoé e Os Robinsons Suíços

Estudou filosofia e retórica no Liceu de Nantes e aos 11 anos já demonstrava habilidades nas matérias de geografia, latim, grego e música. Foi nessa época, 1839, que ele tentou viajar para a Índia como aprendiz de marinheiro, a fim de entregar um colar a sua prima Carolina por quem tinha se apaixonado, mas foi detido por seu pai. A partir daí viagens só nos sonhos. Já dava para notar que a aventura corria em suas veias

Desolado pelo casamento forçado e repentino de Carolina, foi enviado pelo pai a Paris, para estudar Direito, muito a contragosto. O ano era 1847 e Verne tinha 19 anos. Com a frustração de seu amor correspondido ter sido suprimido, escreveu sua primeira peça: Alexander VI

Em Paris, um dos principais centros da Ciência e das Artes na Europa, começou a frequentar salões literários, onde conheceu os escritores Alexandre Dumas Pai e Filho, além de Victor Hugo! E mesmo tendo se tornado advogado como seu pai, preferiu seguir a carreira literária e permaneceu em Paris, arranjando trabalho para complementar sua renda, enquanto escrevia sem parar. 

Uma vez na Cidade do Amor, Verne casou-se com Honorine Deviane Morel em 1857, uma viúva de 26 anos e mãe de dois filhos pequenos. Do casamento nasceu seu único filho em 1861, Michel Jean Pierre Verne, criança de temperamento rebelde. 





Realizou algumas viagens pela Escócia, Suécia, Noruega e Dinamarca. Conheceu o caricaturista, fotógrafo e aeronauta Félix Nadar que foi sua inspiração para Cinco Semanas Em Um Balão, seu primeiro romance. E após várias tentativas frustradas em editoras, Alexandre Dumas Pai o apresenta a Pierre-Jules Hetzel

Sua vida mudou completamente quando conheceu o editor, e depois amigo, Pierre-Jules Hetzel que tinha no currículo as publicações de Honoré de Balzac, George Sand e Victor Hugo entre outros autores muito conhecidos e conceituados. Hetzel não só publicou Cinco Semanas Em Um Balão, em 1863, como também aconselhou Verne por toda sua trajetória literária. 

Em 1864, Hetzel criou a Magasin d’Éducation et de Récréation onde publicou as obras de Verne em folhetim para depois serem impressas em livros. Havia uma seção especial para ele intitulada Viagens Extraordinárias

Com o sucesso estrondoso de seu primeiro livro, Verne fechou um contrato com Hetzel para publicar pelo menos dois livros por ano. Agora sim, abraçou sua paixão pela escrita como seu ofício em tempo integral. 

Conseguiu fama e fortuna produzindo livros num ritmo acelerado que ao serem publicados viravam sucesso imediato. Da Terra À Lua; Vinte Mil Léguas Submarinas; A Ilha Misteriosa; Viagem Ao Centro Da Terra; Robur, O Conquistador; Paris No Século XX; A Volta Ao Mundo Em 80 Dias e O Dia De Um Jornalista Americano No Ano De 2889 são algumas de suas obras. 

Foi condecorado com a Legião de Honra que recompensa os méritos eminentes militares ou civis à nação francesa. E em 1872, Viagens Extraordinárias é premiado pela Academia da França. 

O Senhor do Mundo foi seu último livro publicado, em 1904. 

Ao perder pai, mãe, irmão e seu amigo editor ficou mais melancólico e seus últimos livros têm como assunto o uso errado da tecnologia e seu impacto no meio-ambiente. Apesar da saúde abalada, continuou a escrever até seu falecimento, aos 77 anos, devido a crises de diabetes e paralisia ocorridas em 24 de março de 1905, em sua casa de Amiens, cidade natal de sua esposa, na França. 

Vários manuscritos ficaram inacabados e seu filho Michel completou seus trabalhos e coordenou a publicação de suas obras com o incentivo de Jules Hetzel, filho de Pierre-Jules Hetzel, o editor de seu pai. Algumas dessas obras póstumas são A Invasão do Mar, A Caçada ao Meteoro e A Espantosa Aventura da Missão Barsac, última história de Viagens Extraordinárias. 


Somos todos, de uma forma ou de outra, filhos de Jules Verne. 
Ray Bradbury 


Verne escreveu mais de cem livros, com publicações em 148 idiomas. Ele também é um dos autores com mais adaptações para o cinema e a TV. Até agora, 33 de suas obras foram adaptadas uma ou várias vezes como é o caso de Michel Strogoff, Vinte Mil Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra e A Volta ao Mundo em 80 Dias. 

Ele serviu de inspiração para muitos escritores e sonhadores que passaram a olhar para o futuro de forma diferente. Mesmo com problemas de saúde durante a vida não desistiu de escrever e de viajar para garantir o conteúdo fascinante e sempre renovado de seus livros. 



 Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros. 

Incentive a leitura! 



Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 



Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o