[OUTUBRO ATERRORIZANTE]: Doces Ou Travessuras?

Olá, Perdidos! E chegamos aos trancos e barrancos, com a pandemia ainda em nossas vidas, no mês de Outubro. O mês do Halloween

Tudo bem. Por aqui não é um feriado oficial, mas a data tem seu charme. 




🎃Você curte o Halloween? 


Particularmente, uma das coisas que mais gosto é essa mistura de cores vibrantes que aparece nos adereços e cartazes que destacam o evento: verde, laranja e roxo. Além do preto, que não pode faltar numa celebração tão lúgubre, não é mesmo? E as maquiagens sinistras baseadas em sua maioria nos personagens famosos de filmes, séries, games e até livros de terror. Sem falar de representações da cultura popular conhecidos mundialmente como La Catrina, do México. É muito legal! 

Toda essa decoração temática macabra cheia de luzes que muitos colocam em suas estantes de livros me fascinam. Por ainda não ter uma estante digna fico só admirando a dos meus amigos. E babando. Com todo respeito, é claro. 

E tem as postagens nas redes sociais com aquelas músicas arrepiantes feitas para a ocasião ou retiradas da trilha musical de algum filme de terror que nos remete as suas cenas nefastas. É muito divertido. 

Mas, o melhor mesmo, é poder ler mais livros de terror, que eu adoro. Assistir mais filmes de terror e, se der para estender, jogar mais games de terror. Afinal, é isso que importa, se divertir em meio a gritos imaginários que surgem através das páginas de um livro ou saídos de um filme arrepiante na TV ou atravessando o headphone enquanto seguimos fase após fase no game. 


🎃O que mais você gosta no Halloween? 



Sobre O Halloween 


Desde que surgiu até os dias de hoje, o significado e o verdadeiro simbolismo do Halloween ficaram lá atrás em eras distantes. Muita coisa foi se perdendo com o tempo. 

Halloween ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, tem sua origem no Samhain, que significa Fim do Verão, evento pagão dos antigos celtas que celebrava a última colheita do ano. É uma das festas mais antigas do mundo, com sua existência datada do século V a.C. 

A festividade de Halloween acontece um dia antes do Dia De Todos Os Santos ou “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), expressão que inspirou e que com o tempo se tornou Halloween

Por anteceder o Dia dos Mortos, os celtas criaram a festividade de Halloween para afastar os maus espíritos e, portanto, garantir sempre boas colheitas e animais saudáveis. Acreditava-se que na noite do dia 31 de outubro, fim oficial do verão, os mortos viriam em busca dos vivos a fim de possuí-los e, então, com um novo corpo, poderiam permanecer na Terra. Com o passar do tempo e com a disseminação do cristianismo pela Europa, sem mencionar a relação muito próxima da celebração de Halloween com o mundo espiritual, logo foi associada à Satã, Bruxas e Feiticeiros. 





O Halloween No Brasil 


Por aqui, no Brasil, toda essa festividade é bem recente. Chegou em terras tupiniquins devido à grande influência da cultura norte-americana transmitida através de filmes e séries de TV. Não podemos esquecer os cursos da língua inglesa que, para valorizar e deixar os alunos mais próximos da cultura do país do idioma estudado, comemoram a data, o que fez a festa se propagar a passos largos em território nacional. 

Mas há muita resistência por parte dos mais nacionalistas que consideram nosso folclore rico (e sem dúvida é!), e por isso, sem necessidade da importação, criando o Dia do Saci, comemorado na mesma data. 

O argumento de que se trata de uma festa pagã, mobiliza o setor religioso que considera as imagens exaltadas na festa como demoníacas. Acredito que o Saci também sofra esse preconceito


🎃Me diga. Você é daqueles que se mobiliza contra ou a favor da comemoração?


Mas, atualmente, o Halloween é um dia de brincadeiras, com pessoas fantasiadas e maquiadas como no Carnaval. E nos países onde a data é realmente comemorada, as crianças brincam de Trick or Treat? (Doces ou Travessuras?) e vão, de casa em casa, em busca de deliciosas guloseimas, assim como nosso Dia de São Cosme e Damião. Uma festa com motivos macabros e uma única missão: Diversão

Então... Divirtam-se! 


Até a próxima! 

Beijos mil! :-) 

Criss 



Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o