Olá, Perdidos! Hoje, aqui no Brasil, é o Dia da Árvore!
Linda, frondosa e altiva, a árvore é o símbolo maior da natureza. E todas as espécies de árvores, algumas milenares, são fundamentais para a existência da vida na Terra.
Tem dúvida disso? Então veja a importância e o impacto que as árvores têm em nossa humilde vida.
As árvores...
- Aumentam a umidade do ar, diminuindo assim a sensação de calor;
- Reduzem a poluição do ar;
- Reduzem a temperatura fornecendo sombra para as pessoas e os animais, evitando a desertificação;
- Servem de moradia para muitas espécies de animais, principalmente, os passarinhos;
- Servem de abrigo para várias espécies de plantas e fungos, como os cogumelos;
- Diminuem a erosão do solo, prevenindo desmoronamentos ou assoreamentos de rios;
- Contribuem para a biodiversidade;
- Fornecem oxigênio através da fotossíntese;
- Contribuem para a alimentação, produção de remédios, além de outras aplicações econômicas;
- Contribuem para embelezar a paisagem.
A Ideia
Em Mondoñedo, uma aldeia na Espanha, foi documentado o primeiro festival de plantação de caramanchões do mundo, organizado pelo seu Presidente da Câmara, em 1594.
No local um marcador de granito e uma placa de bronze lembram o evento.
Contudo o primeiro Dia da Árvore moderno ocorreu em 1805 e foi celebrado em outra aldeia espanhola, Villanueva de la Sierra, uma iniciativa do padre local com o apoio da população.
Já nos Estados Unidos, a ideia de homenagear as árvores surgiu em 10 de abril de 1872, que desde essa época já sofria com o desmatamento e a extinção de algumas espécies, ocasionando danos a biodiversidade.
O Day Arbor (Dia da Árvore, em português) foi criado por Julius Sterling Morton (1832-1902), um político e jornalista americano, que decidiu plantar cerca de um milhão de árvores em Nebraska, nos Estados Unidos.
Ao redor do mundo, a data foi surgindo em várias ocasiões e sua comemoração é flexível e cada país comemora no dia mais significativo para sua nação.
No Brasil
Por aqui o Dia da Árvore é comemorado anualmente no dia 21 de setembro, coincidindo com o início da Primavera que ocorre no dia 22.
O objetivo é conscientizar a população sobre a preservação das florestas e sobre a necessidade de políticas ambientais mais rígidas.
Para comemorar esse dia nada melhor do que um livro para acompanhar, que tal?
A dica é A Vida Secreta das Árvores, de Peter Wohlleben, da Editora Sextante. Com um ponto de vista inovador, o autor faz sua divulgação científica sobre as árvores e as florestas. Descobertas de um mundo oculto: o que elas sentem e como se comunicam. Genial!
Peter Wohlleben nasceu na Alemanha, estudou engenharia florestal e trabalhou na Comissão Nacional de Gestão Florestal do país.
O trabalho não durou muito, pois ele queria pôr em prática suas ideias sobre ecologia. Atualmente, gerencia uma floresta em Hümmel, explorada com práticas ecologicamente corretas. Dá palestras e seminários e escreve livros sobre a natureza. A Vida Secreta das Árvores foi sua estreia em terras tupiniquins.
Sinopse e Indicações tiradas do livro:
E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos?
Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente.
Em A Vida Secreta das Árvores, o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países.
Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza.
Peter Wohlleben tem encantado leitores e plateias com uma revelação há muito tempo conhecida pelos biólogos: as árvores da floresta são seres sociais. — The New York Times
Quando descobrimos a verdadeira natureza das árvores – esses seres enormes que lutam pela sobrevivência ao longo de séculos e superam todo tipo de dificuldades –, nós nos perguntamos: 'Como elas conseguem?' Este fascinante livro nos oferece a resposta, não em tom de artigo científico, mas de uma conversa agradável com um grande amigo. — HOPE JAHREN, professora da Universidade de Oslo, Ph.D. em Paleobiologia.
Gostaram da dica?
Não perca a oportunidade de comemorar, plantando uma árvore ou, simplesmente, refletindo sobre a data, pois como diz um Provérbio Indígena...
Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro.
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)