Olá, Perdidos! Uma boa ideia, sim! Há 51 anos, o ser humano realizou a sua maior façanha ao se libertar das amarras que o prendiam ao planeta e ganhou o espaço em direção ao nosso satélite natural, a Lua. Sim, eu sei que estamos longe de participar de uma aventura interestelar ao estilo Star Wars e tampouco “audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve”, como em Star Trek, mas foi um início. O primeiro passo em direção ao seu destino: “o espaço, a fronteira final”. Mais Star Trek!
E o sonho virou realidade. Em 20 de julho de 1969, a águia pousou e a Missão Apolo 11 aterrissou na Lua, no Mar da Tranquilidade. O mundo inteiro parou para ver a transmissão da Missão Americana Apollo 11 descendo em solo lunar, após 76 horas de viagem. Foram mais de 500 milhões de pessoas ao redor da Terra assistindo ao astronauta Neil Armstrong deixando a marca de sua bota espacial na empoeirada Lua e marcando esse acontecimento para toda eternidade com a famosa frase:
Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade.
Os astronautas da Apollo 11 ficaram 21 horas e 36 minutos em solo lunar, e percorreram cerca de 250 metros, montaram aparelhos de medição, recolheram 21 quilos de amostras do solo, tiraram fotos e deixaram uma placa, com o seguinte texto:
Aqui, homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Viemos em paz e por toda a humanidade.
O comandante Neil Armstrong fincou uma bandeira dos Estados Unidos em terreno lunar e selou a primeira conquista espacial. Outras corridas e bandeiras diferentes seguem desde então, voltando-se, agora, para o planeta vermelho, Marte, a próxima proeza a ser alcançada. Marte 2035! Vamos aguardar.
Após colocarem os pés na Lua, vários robôs e sondas já passaram por alguns planetas como Marte, Saturno, Júpiter, Plutão e até uma pra lá de especial para “tocar” o Sol e tentar descobrir seus mistérios.
Gostando ou não. Acreditando ou não. A exploração espacial está cada vez mais acirrada, incluindo até uma Estação Espacial Internacional Para Turistas. Turistas! Por que não, não é mesmo? Testes em missões tripuladas confirmaram a possibilidade de enviar passageiros/turistas ao espaço. Parece que as belezas terrenas já não exercem tanta atração.
E se você acha que o lado negro da Lua ainda está intocável, engana-se. Em janeiro de 2019, os chineses pousaram na Lua e levaram o módulo Chang'e 4 a esse lado oculto para desvendar seus enigmas. Mistério... Hahahaha!
Para homenagear a data, nada melhor do que um livro sobre a ida do Homem à Lua e matar a curiosidade que temos sobre como tudo aconteceu.
A dica é Missão Apollo – A Incrível História Da Corrida À Lua, de David Baker, da Editora M.Books. O livro resgata de forma detalhada como começou o programa espacial que levou o ser humano à Lua. E inclui fotos e gráficos! UAU!!!
David Baker é um ex-engenheiro de programação de sistemas espaciais da NASA e teve um envolvimento vitalício com o programa espacial da agência. Ele ajudou a mandar homens para a Lua na década de 1960, trabalhou no desenvolvimento do Ônibus Espacial reutilizável na década de 1970, ajudou países do mundo inteiro a usar aplicações espaciais na vida cotidiana na década de 1980 e assessorou a política espacial na década de 1990. Baker vive em Sussex, no Reino Unido.
Sinopse e Frases do livro:
Para comemorar o 50º aniversário do primeiro pouso na Lua, este livro celebra o esforço e a tenacidade envolvidos no programa espacial americano. A "corrida espacial" entre os Estados Unidos e a União Soviética começou quando o presidente John F. Kennedy fez sua ousada declaração histórica de 25 de maio de 1961:
Acredito que este país deveria dedicar-se a atingir, antes do fim da década, o objetivo de levar um homem à Lua e trazê-lo de volta à Terra são e salvo.
Houve oito missões antes do pouso bem-sucedido da Apollo 11, inclusive a primeira, que foi um desastre na plataforma de lançamento e resultou na perda de três astronautas. O programa continuou com missões não tripuladas por algum tempo, até começarem os ensaios gerais do pouso real.
Este livro relata com detalhes as missões Apollo de 1 a 11. Repleto de fotografias da espaçonave e dos astronautas, além de imagens da Terra e da Lua, diagramas técnicos de foguetes, módulos de comando, módulos lunares e do traje espacial da Apollo 11 e planos de voo e de operações da NASA. Também há quadros especiais sobre eventos e pessoas importantes e tabelas de fatos e números que detalham nome e idade dos astronautas, data e duração dos voos, o que Armstrong comeu em trânsito e onde ver a espaçonave Apollo hoje.
Missão Apollo revive a experiência e todo o drama que se desenrolou desde a origem do programa espacial Apollo e as primeiras tentativas de pôr um astronauta americano no espaço até o sucesso do pouso da Apollo 11 na Lua e a comemoração de sua queda no Oceano Pacífico.
Gostaram da dica?
Seja por necessidade, por capricho ou apenas obedecendo ao chamado de nossa própria natureza, o ser humano, mais cedo ou mais tarde, iria singrar o mar de estrelas que desde os primórdios de nossa existência ficamos admirando e desejando alcançar. Será que essa viagem é, na verdade, nossa volta para casa?
Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros.
Incentive a leitura!
Incentive a leitura!
Até a próxima!
Beijos mil! :-)
Criss
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)