Olá, Perdidos! Se vocês, assim como eu, são grandes apreciadores de chocolate, então, joguem tudo pro alto e se lambuzem porque hoje é o Dia Mundial do Chocolate.
Ninguém sabe ao certo porque o dia 7 de julho foi escolhido como data para celebrar a tão saborosa iguaria. Acredita-se que a data sirva apenas de registro para marcar a introdução do chocolate na Europa, lá por volta do século XV. Até então, o chocolate só era conhecido, cultivado e utilizado pelos povos Maia e Asteca, civilizações originarias do continente americano.
Diz uma lenda Maia que foram os deuses que deram o chocolate, o elixir dos deuses, para a humanidade. Que presentão, né?!
Assim como nas Américas, o delicioso alimento também era considerado um símbolo de status pelos aristocratas europeus que o consumiam quente e só se popularizou quando ocorreu a Revolução Industrial, em meados do século XVIII. A partir daí, os chocólatras invadiram o mundo atrás da guloseima.
O cacau é a principal matéria-prima do chocolate que tanto amamos. O fruto possui nutrientes como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, manganês, cobre, potássio, selênio e zinco além de ser fonte de carboidratos, proteínas e fibras alimentares.
Afinal, o que não faltam são motivos para apreciar essa paixão mundial:
- combate a ansiedade;
- alivia o estresse;
- combate a hipertensão e a depressão;
- reduz o risco de diabetes;
- é uma espetacular fonte de energia;
- aumenta o desempenho cognitivo;
- melhora o humor.
Não é Fantástico?! Os benefícios do chocolate vêm dos flavonoides de cacau, encontrados também em maçãs, peras e uvas, o que me faz pensar ser muito melhor saborear um belo bombom recheado com uma dessas frutas. E quanto mais doce o chocolate, menos cacau e mais açúcar e gordura vegetal ele possui. O ideal é consumir my precious com a maior porcentagem de cacau, de preferência acima dos 55%.
Mas, cuidado, chocolate vicia, pois ativa o sistema de recompensa do cérebro o que faz seu corpo pedir cada vez mais. Os ávidos chocólatras de plantão que o digam. Hahahaha!
Para comemorar esse dia, além de comer uns chocolates aqui e aqui, também, que tal um livro para acompanhar?
A dica é A Adorável Loja De Chocolates De Paris, de Jenny Colgan (The Loveliest Chocolate Shop In Paris), da Editora Arqueiro. E contém receitas! Hummmm...
Jenny Colgan nasceu na Escócia, em 1972. É autora de comédias românticas, ficção científica e histórias infantis. Seus mais de 25 livros já foram publicados em vários países e venderam mais de 3 milhões de exemplares.
E é a própria autora que explica o livro numa carta destinada aos seus leitores:
Olá! Aqui estou eu de novo para conversar com você sobre mais um livro.
Alguém disse que o motivo pelo qual tanto amamos chocolate é que ele derrete na mesma temperatura que o interior de nossa boca. Cientistas também falam sobre a liberação de endorfinas. Qualquer que seja a explicação, chocolate é mesmo uma coisa maravilhosa.
Quando moramos na França, fiquei surpresa ao descobrir que os franceses levam essa iguaria tão a sério quanto qualquer outra comida. Existem muitas lojas maravilhosas de chocolate artesanal em Paris.
Mas este livro não é baseado especificamente em nenhuma delas, e sim no princípio de que, quando as pessoas dedicam a vida a uma atividade que amam e que sabem fazer, coisas incríveis podem acontecer.
Espero que você goste e que me conte depois como se saiu com as receitas.
Bon appetit!
Um beijo,
Jenny
Sinopse e Indicações tiradas do livro:
Sim, é verdade que Anna Trent é supervisora numa fábrica de chocolate. Mas isso não quer dizer que ela saiba fazer chocolate. Por isso, quando um acidente muda sua vida e Anna tem a chance de ir trabalhar numa tradicional loja em Paris, ela tem certeza de que vão descobrir que é uma fraude.
Sim, é verdade que Anna Trent é supervisora numa fábrica de chocolate. Mas isso não quer dizer que ela saiba fazer chocolate. Por isso, quando um acidente muda sua vida e Anna tem a chance de ir trabalhar numa tradicional loja em Paris, ela tem certeza de que vão descobrir que é uma fraude.
Afinal, existe uma diferença muito grande entre o chocolate industrial da sua cidade natal, no norte da Inglaterra, e as criações feitas à mão, com ingredientes da melhor procedência, pelo grande chocolatier Thierry Girard.
Mas com um pouco de sorte, muita paciência e a ajuda dos novos amigos, o exuberante Sami e o galanteador Frédéric, Anna vai descobrir mais sobre o verdadeiro chocolate – e sobre si mesma – do que jamais sonhou.
Cheio de lições de esperança, engraçado e irresistivelmente viciante, A adorável loja de chocolates de Paris é um romance delicioso que nos lembra que sempre vale a pena lutar pelas coisas mais doces da vida.
Você vai devorar este livro de uma vez só. – Sophie Kinsella
Esta história que atravessa duas gerações é tão irresistível quanto a Paris retratada por Jenny Colgan. – Publishers Weekly
Gostaram da dica?
Chute o pau da barraca, pegue seu choco predileto e se lambuze, mas cuidado com o livro, não vai sujar ele!
FELIZ DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE!
Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros.
Incentive a leitura!
Incentive a leitura!
Até a próxima!
Beijos mil! :-)
Criss
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)