Encarando As “Sombras Da Noite” [os contos]

Olá, Perdidos! Sombras da Noite, de Stephen King é um livro de contos sensacional. E quando se fala em King, ele consegue algo impressionante: utilizar poucas palavras para fazer com que seu leitor se esconda debaixo da cama, grite de terror, sinta nojo, fique com ódio e, até mesmo, chegue às lágrimas, não de medo, mas por estar lendo algo emocionante. Do nonsense ao macabro, passando pelo trash com salpicos de realidade, os contos giram em torno do gênero do terror. Se preparem que o post é longo! 




Lançado originalmente em 1978, Sombras da Noite é o primeiro livro de contos do autor. E mesmo gostando de Stephen King, nem sempre gostamos de tudo que ele escreve. Agora, imagina um livro com 20 contos? Óbvio que não vamos gostar de todas as histórias. Até porque um conto é diferente de um romance. As histórias de terror que King escreve se passam rapidamente e ele tem que provocar no leitor o sentimento de medo. E ainda tem o detalhe de que os gostos são complexos. O que é bom para um é ruim para outro. 

Leia também: Cuidado Com As "Sombras Da Noite"! 

Os Contos 

1- Jerusalem’s Lot 

O conto gira em torno do último dos herdeiros de uma propriedade onde se passa a maior parte da história e que parece ser assombrada. Há barulhos nos cômodos como se algo quisesse sair da parede. Tudo piora quando descobrem uma cidade abandonada chamada Jerusalem’s Lot. Qual seria a história macabra por trás desta estranha cidade? 

Há muita tensão e fatos sobrenaturais ou tudo não passa de loucura hereditária? 

Escrito através de cartas e entradas de diários como em Drácula (de Bram Stoker), a história tem como referência o romance Salem (Salem’s Lot, de 1975), de King. 

Adoro essa temática sobrenatural e misteriosa. 

A dedução é óbvia: Jerusalem’s Lot é uma cidade que as pessoas evitam. Mas por quê? Tenho uma vaga noção, mas antes mesmo de chegar a dar meu palpite devo prosseguir com o relato do desfecho perturbador de nossa visita. 

2- Último Turno 

Quem não quer uma grana extra? Foi exatamente isso que alguns trabalhadores de uma fábrica pensaram ao abandonar as festividades do 4 de julho (feriado americano) para limpar o porão do local onde trabalham e que está infestado de tralhas e, aparentemente, ratos... muitos ratos. 

O trabalho era exaustivo, mas dava para concluir, até que encontraram um alçapão. O que estaria escondido lá embaixo? O que eles viram eram mutações sobrenaturais ou delírio devido aos fungos e suas propriedades psicoativas? Leia e chegue a uma conclusão. 

No conto temos uma amostra da desigualdade tirânica entre patrão abusivo e funcionário e o que isso acabou acarretando. 

E os ratos – ratos imensos que faziam com que os do terceiro andar parecessem anões. Deus sabia o que eles andavam comendo lá embaixo. 

3- Ondas Noturnas 

Um grupo de jovens se reúne para curtir um dia na praia. Tudo seria lindo e maravilhoso se não fosse a morte de um homem. Mas, nada é o que parece ser. Na verdade o conto é sobre a pandemia causada pelo vírus Captain Trips que assola o mundo. Esse vírus aparece no livro A Dança da Morte (The Stand, de 1978). 

Também amávamos a praia, acho – pois não tínhamos acabado de oferecer-lhe uma espécie de sacrifício?  

4- Eu Sou O Portal 

Viajar ao espaço é o próximo passo da evolução do ser humano. E para Arthur isso já é uma realidade. Arthur é um astronauta que viajou até Vênus a bordo da Saturno 16, mas que ao retornar da missão descobre estar infectado e que se tornou uma espécie de portal para alienígenas. 

Será alucinação? Estresse pós-traumático causado pelos horrores de uma aterrissagem malsucedida que matou seu amigo Cory e que quase o matou? Ou será que Vênus não era tão desabitado assim? 

A narrativa não possui data, mas no conto os seres humanos conseguiram circundar a Lua em 1968 e pisar em Marte 11 anos depois, em 1979. 

Eu Sou O Portal mistura terror com ficção científica, que eu adoro, além daquele medo de invasores de corpos alienígenas. 

E Vênus era isso aí. Nada além de nada – a não ser o fato de que me deu medo. Foi como circundar uma casa mal-assombrada no meio do espaço. 




5- A Máquina De Passar Roupa 

Passar roupa na lavanderia nunca foi tão perigoso. Mortes estranhas começam a acontecer na Lavanderia Blue Ribbon e todas estão associadas a uma barulhenta passadeira e dobradeira industrial. E em se tratando de um conto de King objetos inanimados ganhando vida é com ele mesmo. É claro que a máquina de passar roupa despertou para a vida e adquiriu um apetite excepcional por carne humana. 

Fatalidades marcadas pelo ocultismo ou apenas tristes coincidências? Você decide. 

– Talvez. O problema é o seguinte: sabemos que alguma coisa está dentro da máquina. Não sabemos o quê – Hunton sentiu frio, como se tivesse sido tocado por um dedo descarnado. 

6- O Bicho-Papão 

No divã de um analista, um homem desabafa e conta como seus três filhos foram assassinados pelo bicho-papão. O pai das crianças não é nem um pouco carismático, mas verossímil e seu relato causa angústia e repulsa. King conseguiu criar em poucas linhas um personagem asqueroso, machista e preconceituoso. Destaque para a cena final que é fantástica! 

O conto é um terror no estilo antigo, infligindo medo sem a necessidade de nadar em sangue e um tributo a uma das mais antigas lendas do terror, a lenda do bicho-papão ou boogeyman. Na história, o bicho-papão não tem forma, apenas sua silhueta é o suficiente para aterrorizar. 

Talvez esse homem use o analista para expiar seus pecados, como um pecador num confessionário. 

Conto fantástico por ser um terror à moda antiga e com um personagem que se esconde no quarto das crianças que são malcriadas. 

– A porta do armário estava aberta. Não muito. Só uma fresta. Mas eu sei que tinha deixado fechada, entende? Há sacos de lixo lá dentro. Se uma criança brinca com um desses sacos, já era. Asfixia. Sabia disso?  

7- Massa Cinzenta 

No bar Henry’s Nite-Owl há muita conversa jogada fora, bêbados, brigas e amigos que frequentam com certa assiduidade o local. Um bar normal como tantos outros. Tudo transcorria como de costume até que Timmy, filho de Richie Grenadine, um frequentador beberrão, aparece e conta que seu pai está muito estranho e que ele está com medo de voltar para casa. 

Ele revelou que seu pai ingeriu uma cerveja estragada, ou melhor, contaminada com alguma coisa e começou a se transformar. 

Um conto curto, narrado pelo dono do bar. Um terror pra lá de nonsense, que provoca muita ojeriza. 

Esse seu terror nonsense lembra um episódio de Arquivo X. 

O garoto disse que devia ter sido a cerveja – você sabe como, de vez em quando, aparece uma lata estragada. Choca ou cheirando mal, ou verde como as manchas de urina nas cuecas de um irlandês. 

8- Campo De Batalha 

Imagina chegar em casa e ter um embrulho esperando por você na portaria. Nada de anormal, se você não fosse um assassino profissional. Principalmente quando a caixa vem da fábrica de uma de suas vítimas. Após toda cautela, John Renshaw abre o presente e descobre que são meros soldadinhos de brinquedo, altamente equipados. Mas, a duras penas, compreende que não são brinquedos comuns. 

Destoando um pouco do resto do livro, esse conto é mais divertido do que propriamente apavorante. Qualquer lembrança de Toy Story é mera discrepância. 

John Renshaw era um falcão humano, construído tanto pela genética quanto pelo ambiente para fazer duas coisas de maneira soberba: matar e sobreviver. 

9- Caminhões 

Numa parada de caminhoneiros, cinco pessoas são encurraladas e impedidas de sair por caminhões. Aos poucos, as pessoas ficam sem comunicações e sem energia elétrica. Totalmente confinadas, não há como escapar. Será que essa revolução dos transportes aconteceu no mundo inteiro? A humanidade tornou-se escrava das máquinas? 

Mais um conto de King onde objetos inanimados ganham vida. 

Talvez o medo de perder o controle das coisas ou ser superado pela tecnologia seja o tema principal da história. Um conto atemporal em que medos e fobias não são associados com uma época específica, nem com uma classe social em especial, aqui somos todos nivelados pelo mesmo sentimento, o medo. 

Lá fora estavam sete ou oito caminhões, os motores em baixa rotação, roncando preguiçosos como enormes gatos ronronando. 




10- Às Vezes Eles Voltam 

Nem sempre as pessoas ficam esquecidas no passado. Às vezes elas aparecem como fantasmas e querem algo de você. E foi isso que aconteceu com o professor Jim Norman quando ministrava a matéria para alunos especiais “Vivendo com a Literatura”. 

Jim sofreu um trauma na infância por ter presenciado a morte de seu irmão Wayne e nunca se recuperou. Anos depois ele vê os assassinos de seu irmão ressurgirem como seus alunos. Mas como poderiam ser os mesmos, pois vários anos haviam se passado e eles estão exatamente iguais? Não envelheceram um dia! Uma coisa é certa, eles prometeram pegar Jim e parece que eles voltaram para cumprir sua promessa. 

Um dos meus preferidos pelo plot twist. 

– Se você me reprovar a gente te pega, seu filho-da-puta! – Osway gritou pelo corredor mal iluminado do terceiro andar. – Está me ouvindo? 

11- Primavera Vermelha 

A cada dez anos, a Primavera Vermelha surge e uma série de assassinatos misteriosos ocorre em meio ao nevoeiro denso que se forma. Vários casos sem solução ocorrem no campus de uma faculdade e parece que o criminoso voltou a atacar. 

Um conto curto com um final muito legal. 

Era a primavera vermelha, e ninguém andou sozinho pelo campus metade acadêmico e metade fantástico naquela noite. O nevoeiro voltara, com cheiro de mar, silencioso e profundo. 

12- O Ressalto 

Fobia, adultério e desafio constituem este conto. Um poderoso endinheirado chamado Cressner descobre que sua mulher o trai com Stan Norris, um tenista profissional, e o chama a sua cobertura no 43º andar para lhe propor um desafio: dar a volta no prédio percorrendo seu ressalto, ou seja, sua saliência. Se ele conseguir receberá vinte mil dólares pela façanha e ainda poderá ficar com sua mulher. Ele vai aceitar o desafio? A palavra de Cressner será mantida? Seja como for, o final é fantástico! 

Não há forças demoníacas ou paranormais ou mesmo fantasmas. Trata-se de terror psicológico e pura vingança. 

Amei O Ressalto pelo frio (e bota frio nisso) na barriga provocado pela altura e aqueles meros 12cm. 

Olhei para o ressalto. Parecia pequeno. Eu nunca vira 12 centímetros tão parecidos com 5. Pelo menos o prédio era razoavelmente novo; não haveria de desmoronar sob o meu peso. Assim eu esperava. 

13- O Homem Do Cortador De Grama 

Para manter um jardim de dar inveja nos outros é preciso cortar sua grama periodicamente. E após um acidente envolvendo o cortador de grama e o gato do vizinho, Harold Parkette fica desgostoso e abandona seu amado jardim. 

Quando a situação alcança um nível insustentável, ele resolve chamar um especialista para aparar a grama. O funcionário da empresa que ele contrata é muito estranho e ele percebe que o homem quer mais do que cortar simplesmente sua grama alta. 

Para quem gosta do bizarro, sobrenatural e trash é um conto perfeito. 

– Quanto mais alto, melhor. Solo saudável, é isso o que você tem, por Circe. É o que eu sempre digo. 

14- Ex-Fumantes Ltda. 

Quem fuma sabe que parar de fumar é muito difícil. E uma ajuda extra é sempre bem-vinda. Quando Dick Morrison encontrou um amigo que abandonou o vício com ajuda de uma organização especializada ele achou que valia a pena tentar. E foi o que fez.  

Qual seria o método infalível que a organização utiliza? Morrison iria descobrir. O final do conto é espetacular! 

Uma maravilha que mostra que o banal pode ser arrepiante. 

– Não, Sr. Morrison, é o senhor que não está entendendo. Não tem escolha. Quando lhe disse que o tratamento já tinha começado, estava falando a pura verdade. Achei que já tinha percebido isso, a esta altura. 

15- Eu Sei Do Que Você Precisa 

Consegue imaginar uma pessoa saber tudo que você realmente precisa? Fazendo você se sentir especial, amado e desejado? Só em contos de fada. Talvez não! 

Neste conto um rapaz sem graça, baixo e magrelo chamado Edward Jackson sabe exatamente TUDO que seu crush precisa. Em cada passo e a cada suspiro lá está ele. Cada mínimo detalhe ele conhece. Cada desejo imaginado, ele realiza. É muito amor! Mas parece que algo mais está acontecendo. 

Ocultismo ou simplesmente amor doentio? Ou um pouco de cada? 

– Levante-se – ele disse, ternamente. – Eu sei do que você precisa. Levante-se, Beth. 

16- As Crianças Do Milharal 

O que pode acontecer quando juntamos um casal que está perdido e com problemas no relacionamento, uma cidade abandonada, crianças que surgem do nada e um milharal muito bem cuidado? Ora... Tudo! Principalmente se for engendrado por King. 

Após atropelarem uma criança, o casal Burt e Vicky resolve ir para a cidade mais próxima a fim de procurar as autoridades. Mas o que encontram é uma cidade deserta e marcada pelo tempo e que parece não estar tão desabitada assim. E agora? 

Tensão e suspense marcam essa história com crianças assustadoras e um milharal bem cuidado. 

Ela esticou a cabeça, e seus olhos arregalados se fixaram no milharal. Ele se estendia até onde os olhos podiam ver, ondulando de acordo com os declives e elevações do terreno. 




17- O Último Degrau Da Escada 

Um incidente no celeiro mostra a relação de confiança, carinho e amizade entre uma garotinha e seu irmão mais velho. Contudo o tempo passa e altera essa relação tão bonita.  Eles crescem, a união entre os dois se desfaz, a vida deles toma rumos diferentes, se afastam, e perdem, praticamente, o contato um com o outro, embora o amor permaneça inalterado. 

Dando total prioridade a sua carreira, o rapaz não reconhece os pedidos de ajuda de sua irmã, até ser tarde demais. Impossível não verter uma lágrima. 

Um conto extremamente realista que fala do abandono e do perigo silencioso que é o suicídio. Uma história que faz a gente pensar que o terror é conhecido e pode alcançar qualquer um. King se superando! 

– Eu sabia que você devia estar fazendo alguma coisa para dar um jeito – ela disse. – Você é meu irmão mais velho. Eu sabia que você ia tomar conta de mim. 

18- O Homem Que Adorava Flores 

O amor está no ar! Um homem apaixonado compra flores para sua amada e vai todo serelepe ao seu encontro. As pessoas pelas quais ele passa na rua se impressionam com a figura e são tomadas pelo romantismo. Mas nem tudo é o que parece ser. 

Se prestar atenção, vai perceber um detalhe que King deixa “escapar”. 

Era sempre uma surpresa vê-la pela primeira vez, era sempre um choque delicioso – ela parecia tão jovem. 

19- A Saideira 

Jerusalem’s Lot é realmente uma cidade diferente. E ela está de volta neste conto. 

Numa noite de tempestade, com muita neve e frio, uma família se perde e seu carro quebra justamente em Jerusalem’s Lot. Deixando mulher e filha no carro aquecido, Gerard Lumley sai em busca de ajuda. Ao chegar no Tookey´s Bar, na parte norte de Falmouth, Lumley conta sua história e os locais tentam ajudá-lo a resgatar sua família, na medida do possível. Mas o que tem essa cidade de tão apavorante? 

A história também tem relação com o romance Salem (Salem’s Lot). 

Esse conto é ótimo por mostrar o porquê de Jerusalem’s Lot ser tão assustadora. 

– Que cidade é essa, Jerusalem’s Lot? – ele perguntou. – Por que a estrada estava obstruída? E não havia luzes acesas em parte alguma? 



20- A Mulher No Quarto 

São os últimos momentos de vida da mãe de Johnny que está definhando em uma cama de hospital sofrendo com câncer terminal. Um dilema se abate sobre o rapaz: assistir o sofrimento de sua mãe ou tomar uma atitude bastante controversa? 

Um conto sobre o amor de um filho por sua mãe à beira da morte. Por outro lado, pode se tratar de um conto sobre a tênue linha entre eutanásia e assassinato (matricídio). 

– Oh. Está bem, então. Acho que estou chorando. Não queria chorar na sua frente. Queria ficar livre disto. Faria qualquer coisa para ficar livre disto. 


Preparado para encarar as Sombras da Noite

Para saber mais sobre o livro, clique aqui


AUTOR 

Stephen Edwin King ou Stephen King, como é mais conhecido, é um autor norte-americano, e nasceu em 21 de setembro de 1947, em Portland, Maine. Cresceu lendo quadrinhos de terror e suspense, o que estimulou seu amor pelo gênero, tornando-o um dos mais notáveis escritores de sua geração de contos e romances de horror fantástico e ficção

Em 1960, Stephen King submeteu o seu primeiro manuscrito para publicação, mas foi rejeitado, mais tarde publicou o seu primeiro conto, In a Half-World of Terror, num fanzine de terror. 

Um de seus primeiros romances foi "Carrie". Ele recebeu US$2.5 mil adiantados, não era muito para um romance, mesmo naqueles tempos, mas os direitos autorais fizeram com que ele recebesse US$200 mil posteriormente. Ele também recebeu vários prêmios em sua carreira

Ele é conhecido como o Rei do Terror e seus livros já venderam quase 400 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países sendo um dos autores mais traduzidos no mundo. E muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema. Ele também escreve sob o pseudônimo Richard Bachman




Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 


Criss 




Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o