Cuidado Com As “Sombras Da Noite”!

Olá, Perdidos! O ditado diz que “quem conta um conto aumenta um ponto” e se esse conto for de terror, haja pontos para serem aumentados! No conto de terror, a densidade da história supera sua coerência, pois o foco principal é despertar o sentimento de medo no leitor. E ninguém melhor para isso do que Stephen King, o Rei do Terror, com seu Sombras da Noite, um livro espetacular de contos. 




Lançado originalmente em 1978, Sombras da Noite é o primeiro livro de contos do autor, depois de livros de sucesso como Carrie, A Estranha (Carrie, 1974), Salem ou A Hora do Vampiro (Salem’s Lot, 1975) e O Iluminado (The Shining, 1977). Conhecido por ser prolixo, Stephen King nos mostra como é talentoso e que mesmo usando poucas linhas consegue passar toda a ambientação e detalhamento necessários para o desenvolvimento de suas histórias. 

Leia também: Encarando As "Sombras Da Noite" [os contos]
 

A Introdução do livro é de John D. MacDonald, autor de Cabo do Medo (Cape Fear, de 1958). Um texto interessante sobre escrever e sobre a escrita de Stephen King. 

Você precisa ter gosto pelas palavras. Ser glutão. Precisa querer nadar nelas. Precisa ler milhares de palavras escritas por outras pessoas. 

O Prefácio já é outra história. É uma conversa com King sobre o medo e sua própria vida. A ambientação que King faz no início de seu texto é digno de seus livros. E seus ensinamentos acontecem sem impor qualquer coisa ou se mostrar pedante. Por si só o Prefácio já valeria a leitura do livro. 

Não escrevi nenhuma das histórias que se seguem por dinheiro[...] escrevi porque me ocorreu escrevê-las. Tenho uma obsessão comercializável. Há homens e mulheres loucos, presos em celas acolchoadas pelo mundo afora, que não têm tanta sorte assim. 

O livro possui vinte contos cuja temática principal é o terror. Ao ler essas histórias vai ser impossível não sentir medo de objetos inanimados, caminhões, porões escuros, lugares desconhecidos, salas de aula, um armário e até mesmo um inofensivo milharal. Um medo inexplicável que causa um frio súbito que arrepia a nuca e aguça os ouvidos para decodificar o barulho que cisma em criar fantasias tenebrosas na mente. É King! 

Os contos são: 

1- Jerusalem’s Lot 
2- Último Turno 
3- Ondas Noturnas 
4- Eu Sou O Portal 
5- A Máquina De Passar Roupa 
6- O Bicho-Papão 
7- Massa Cinzenta 
8- Campo De Batalha 
9- Caminhões 
10- Às Vezes Eles Voltam 
11- Primavera Vermelha 
12- O Ressalto 
13- O Homem Do Cortador De Grama 
14- Ex-Fumantes Ltda. 
15- Eu Sei Do Que Você Precisa 
16- As Crianças Do Milharal 
17- O Último Degrau Da Escada 
18- O Homem Que Adorava Flores 
19- A Saideira 
20- A Mulher No Quarto 

O Rei No Cinema 

Muitas das histórias do livro receberam adaptações cinematográficas. No caso de King é um problema sério, pois, geralmente quando suas histórias vão parar nas telas do cinema conseguem ficar mais bizarras que em seus livros. E num sentido muito ruim. 

Crianças do MilharalColheita Maldita, de 1984, um clássico que teve várias continuações ou versões. Imperdível; 
CaminhõesComboio do Terror, de 1986, com roteiro e direção de King e música de AC/DC. O grupo é fã de King e lançou o álbum Who Made Who com as músicas preferidas do Mestre, sendo três faixas compostas exclusivamente para o álbum e para o filme. Pelo menos a trilha sonora está garantida! 
Último TurnoA Criatura do Cemitério, de 1990; 
Às Vezes Eles VoltamÀs Vezes Eles Voltam, de 1991; 
O Homem do Cortador de GramaO Passageiro do Futuro, de 1992, e que deu o maior bafafá com o King e rolou até processo judicial porque passou longe em matéria de semelhança com o conto que por sinal, para mim, é um dos piores do livro; 
A Máquina de Passar RoupaMangler: O Grito de Terror, de 1995; 


Terror é um gênero complicado, principalmente por conter o sobrenatural, o obscuro, o gore, o fantástico ou fatos muito reais. Sim. A realidade às vezes é tão assustadora quanto a fantasia, ou mais. Sem falar que o fim da narrativa nunca é como esperamos e que muitas vezes carece de explicação, ficando o final em aberto e a cargo de nossa bem alimentada imaginação. 




Em um conto tudo acontece muito rápido. São apenas algumas páginas para desenvolver a história e tentar explicar tudo ao leitor e, por isso, o nível de comprometimento com um personagem não pode ser comparado ao de um romance. Mas King consegue passar exatamente o que ele quer dizer utilizando poucas palavras. 

Adorei a maioria das histórias. Mas as minhas preferidas são Jerusalem’s Lot e A Saideira com sua temática sobrenatural e obscura; Massa Cinzenta por seu terror à la Arquivo XÀs Vezes Eles Voltam pela reviravolta dos fatos; O Bicho-Papão por ser um terror à moda antiga; O Ressalto e Ex-Fumantes Ltda por mostrarem o cotidiano sendo revirado do avesso e no caso do primeiro, pelo frio na barriga provocado pela altura e por 12cm; As Crianças Do Milharal por ser um conto com crianças assustadoras e “redondinho” e Eu Sou O Portal por misturar terror com ficção científica, que é maravilhoso. 

Não deixe de ler: Encarando As "Sombras Da Noite" [os contos]
 

Na minha opinião quem organizou o livro poderia ter iniciado com Jerusalem’s Lot e terminado com A Saideira, ficaria mais coerente, pois são dois contos que se passam na mesma cidade. Ia ser show! Mas, esse fato não tira o brilho do livro. 

Sombras da Noite é reconhecido como um dos melhores livros de contos de terror e suspense. Para quem não conhece as obras do Mestre do Terror e quer ler King, este é um ótimo começo. Nem todas as histórias agradam a todos, é claro, mas no geral há um consenso e praticamente cem por cento do livro é digno de elogio. E isso é uma raridade! 

Tome coragem e aventure-se nas palavras dessas histórias arrepiantes e atreva-se a sentir medo.  


FICHA TÉCNICA 

Título: Sombras da Noite    
Título Original: Night Shift    
Autor: Stephen King   
Ano: 2012 
Páginas: 416  
Editora: Suma de Letras 
Gênero: Terror  
Tradutor: Adriana Lisboa  

AUTOR  

Stephen Edwin King ou Stephen King, como é mais conhecido, é um autor norte-americano, e nasceu em 21 de setembro de 1947, em Portland, Maine. Cresceu lendo quadrinhos de terror e suspense, o que estimulou seu amor pelo gênero, tornando-o um dos mais notáveis escritores de sua geração de contos e romances de horror fantástico e ficção

Apesar de ser reconhecido como escritor de terror, King escreveu obras fora desse gênero e sua popularidade aumentou ao serem levadas ao cinema histórias como: “Conta Comigo”, “Um Sonho de Liberdade”, “Christine”, “Eclipse Total”, “Lembranças de um Verão”, “Na Hora Da Zona Morta” e “À Espera de um Milagre”. Além da telona, King foi parar na TV com séries como “The Dead Zone” e “A Redoma”

Stephen King também criou roteiros de suas histórias e bancou o diretor em alguns momentos não muito inspirados. 

Em 1960, Stephen King submeteu o seu primeiro manuscrito para publicação, mas foi rejeitado, mais tarde publicou o seu primeiro conto, In a Half-World of Terror, num fanzine de terror. 

De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal da universidade chamado Maine Campus. Foi lá que ele conheceu Tabitha Spruce que se tornou sua esposa em 2 de janeiro de 1971. 

Um de seus primeiros romances foi "Carrie". Ele recebeu US$2.5 mil adiantados, não era muito para um romance, mesmo naqueles tempos, mas os direitos autorais fizeram com que ele recebesse US$200 mil posteriormente. Ele também recebeu vários prêmios em sua carreira. 

King admitiu que desenvolveu uma grave dependência com álcool e que foi alcoólatra por mais de uma década. Ele também admitiu que baseou o personagem Jack Torrance, de “O Iluminado”, nele mesmo. Stephen King cortou o álcool e qualquer tipo de droga por volta de 1980 e se mantém sóbrio desde então. 

Em 1999, sofreu um acidente gravíssimo. Foi atropelado durante uma de suas caminhadas por um motorista distraído. Sofreu traumatismo craniano, fraturas múltiplas na perna direita e perfurações em um dos pulmões. Foi submetido a três cirurgias. Porém recuperou-se, e em poucos meses, já estava de volta à ativa, criando histórias e publicando novos livros e contos. 

Ele é conhecido como o Rei do Terror e seus livros já venderam quase 400 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países sendo um dos autores mais traduzidos no mundo. E muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema. Ele também escreve sob o pseudônimo Richard Bachman. 




Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 



Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o