[OUTUBRO ATERRORIZANTE]: Com “A Noiva Fantasma” Até Que A Vida Os Separe


Olá, Perdidos! Muitas jovens sonham com o dia do casamento. O grande dia que marca uma notável mudança na vida. Um dia perfeito, lindo e cheio de convidados para dar os cumprimentos e desejar muitas felicidades ao casal. Mas, nem tudo são buquês de rosas e em A Noiva Fantasma, a autora Yangsze Choo nos mostra o desespero de uma noiva que perambula pelo mundo espiritual. 




Costumava citar Confúcio, que dizia ser melhor não saber sobre fantasmas e deuses, mas focar a atenção no mundo em que vivemos. 

1893. Malaca, cidade da Malaia. Li Lan é uma jovem solteira de 18 anos que, diferentemente de muitas jovens de sua idade e que já estão casadas, recebeu educação e cultura. Ela foi criada desde pequena por uma Amah, uma espécie de ama de criação que ensinou como deve se comportar uma dama e quais são seus deveres e afazeres. Ela é uma senhora de bastante idade, miúda e muito supersticiosa que sente alegria e amor em cuidar de Li Lan, assim como cuidou de sua mãe. 

A mãe de Li Lan morreu de varíola anos antes quando houve um surto da doença em sua casa marcando severamente o rosto de seu pai, mas poupando a vida e a aparência da pequena Li Lan de quatro anos que ficou apenas com uma cicatriz atrás da orelha esquerda. 

Com a morte da esposa e tendo que cuidar de uma criança, seu pai foi abandonando os negócios da família e se afundando cada vez mais em dívidas e no vício do ópio

Sem muitas perspectivas de um futuro promissor e muito menos de um casamento que seja capaz de salvar sua família do atoleiro de dívidas em que se encontra, Li Lan vai vivendo a vida e pensando em quem gostaria de se casar com uma jovem que sequer possui fortuna.  

Sem um marido, eu afundaria na pobreza e falta de refinamento, desprovida até do conforto e respeitabilidade de ser mãe. 

Até que um belo dia seu pai lhe pergunta se estaria disposta a se casar com o herdeiro da família Lim. Porém, só havia um probleminha, o noivo tinha falecido recentemente. Sim. Li Lan se tornaria uma Noiva Fantasma! O casamento com Lim Tian Ching, o primogênito dos Lim, não só aquietaria o espírito do noivo como também faria com que as dívidas de seu pai fossem perdoadas e os problemas de todos estariam resolvidos. 

Convidada a participar de uma festa do mahjong na casa dos Lim, Li Lan acaba conhecendo Tian Bai que ela supõe ser um empregado da casa e se apaixona perdidamente. Mais tarde descobre que se trata do primo de seu futuro noivo. 

Mas Lim Tian Ching, apesar de morto, pretende manter de pé a proposta de casamento e começa a assombrar os sonhos de sua noiva. Querendo se livrar de seu pretendente funesto e imaginando uma vida feliz ao lado de sua paixão, Li Lan erra na dose de um remédio para dormir e entra em um tipo de coma. E é nesse momento que a aventura pelo mundo dos mortos acontece e ela, realmente, se torna uma noiva fantasma

Durante suas andanças como quase um fantasma, ela conhece Er Lang, um ser não humano (um aliado, um amigo, um deus?) que faz com que ela o ajude a desbaratar uma rede de corrupção no além. Que? Até lá tem corrupção? Não é possível! 

Mas O Que É Uma Noiva Fantasma? 

De acordo com uma crença milenar da China, rapazes chineses com mais de 12 anos que morrem solteiros precisam ser enterrados com uma mulher. Se isso não acontecer acreditam que suas vidas serão regidas por infortúnios durante gerações. Daí a necessidade de uma noiva cadáver a qual as famílias pagam até mesmo um polpudo dote. Sem dúvida, um costume histórico bem peculiar. 

A família Lim! Oh! Minha senhorita, não foi à toa que você nasceu bela como uma borboleta. 

A prática caíra em desuso na Revolução Cultural realizada por Mao Tsé-tung, mas voltou com força redobrada após o início da abertura da China no fim dos anos 1970. O costume, que data do século XVII aC, ainda é praticado em áreas rurais de algumas províncias, como Shaanxi, Shanxi, Henan e Hebei. A prosperidade econômica propiciou um aumento desses casamentos fantasmas, além de terem inflacionado o mercado. 




Achar uma noiva cadáver nem sempre é fácil e por isso o casamento muitas vezes ocorre anos depois da morte. Os corpos são exumados e vestidos como noivos prontos para a cerimônia que irá se realizar. Depois são enterrados juntos em uma nova tumba e com eles são colocados utensílios para o dia a dia. Infelizmente, malfeitores costumam desenterrar corpos de mulheres sem consentimento da família para vendê-los para a prática dos rituais de casamentos fantasmas ou casamentos espirituais.  

Havia casos em que uma pessoa viva se casava com um morto. Uma garota pobre era recebida em um lar como a viúva de um homem que morrera sem deixar esposa ou descendentes. Assim como na história de A Noiva Fantasma em que Li Lan foi escolhida para se tornar a noiva fantasma da família Lim. 

Crença Chinesa Do Além 

Para os chineses, a vida após a morte é exatamente igual a vida usufruída pelo defunto enquanto vivo, é claro. Todas as necessidades materiais e emocionais em vida se repetem na morte. São idênticas e as famílias dos que se foram têm por obrigação suprir essas carências para não serem assombradas pelos espíritos

Para garantir que o morto terá o que precisa, a família queima reproduções em papel de utensílios de uso diário, casas, animais, computadores, cartões de crédito, carros, carruagens e muito mais. São diversas oferendas de papel que incluem até mesmo bonecos que imitam serviçais para o bem-estar do casal no além vida. 

Tudo nesse mundo de fantasmas era grotesco e ornamentalmente fora de moda. Era como se os bens funerários que queimavam nunca se alterassem, como se o tempo jamais corresse. 

Malaia E Malaca 

As origens de Malaca são questionáveis, mas teria sido fundada por Parameswara, o último rei do reino de Singapura e que fugiu de Sumatra. Por volta de 1400 chegou em Malaca e encontrou um porto acessível em todas as estações e com um excelente ponto estratégico. 

Em 1511, Malaca foi ocupada pelo Império Português e em 1641 pelo Império Colonial Holandês. A partir de 1786, o reino malaio foi dominado pelo Império Britânico que marcou presença por muitos anos. Os primeiros territórios britânicos no local eram conhecidos como Estabelecimentos dos Estreitos

Apesar do domínio britânico, havia muita influência chinesa, principalmente em seus costumes e suas crenças. Como vemos no livro que é ambientado na Malásia colonial. 

Malaia é o nome da atual Malásia e Malaca é um dos menores estados da Malásia e, atualmente, é Patrimônio Mundial da UNESCO


Gostei bastante do livro, mas não posso chamar de terror, mesmo grande parte da história acontecendo no mundo espiritual, com seus fantasmas, demônios e dragões e todo um novo mundo que nos é apresentado no pós-morte. Considero um romance diferente com a ponta do pé no macabro. Hahahahaha! O terror mesmo está no fato de que existem casamentos espirituais de verdade! Enfim... 

O universo construído por Yangsze Choo é muito detalhista e é fácil idealizar os lugares e as pessoas que ela menciona. A cultura apresentada no livro é muito impressionante e mesmo que não a conheçamos tão bem a autora explica tudo direitinho. E tudo parece se encaixar perfeitamente nessa trama sobrenatural que mistura crenças e mitos chineses com os mundos real e fantasmagórico. 

Achei muito interessante conhecer a cultura malaia/chinesa e principalmente o elaboradíssimo mundo chinês da vida após a morte. Existe muita superstição, mas o que posso falar de uma cultura milenar como a chinesa que continua sendo nos dias de hoje tão cheia de mistérios e segredos? E as Notas da Autora no final do livro foram muito informativas e esclarecedoras. Tudo foi muito instrutivo e estranho, devo admitir, mas pelo menos é uma história fora do eixo habitual de muitos leitores – euzinha aqui

Se eu soubesse quão fácil é perder a vida, teria tomado mais cuidado com a minha. 

Enfim... gostei como a visão de Li Lan no decorrer da narrativa amadurece com relação aos vivos e a seus próprios desejos. E o final é inesperado. Extraordinário em todos os aspectos! 

A leitura é fácil, agradável e envolvente. O título do livro A Noiva Fantasma engana até os leitores mais entusiastas de terror. Recomendo muito a leitura por ser singular. Que tal dar uma voltinha pelo mundo dos mortos? 


FICHA TÉCNICA 

Título: A Noiva Fantasma    
Título Original: The Ghost Bride    
Autor: Yangsze Choo   
Ano: 2015 
Páginas: 360  
Editora: Darkside  
Gênero: Ficção / Sobrenatural  
Tradutor: Leandro Durazzo   

AUTOR  

Yangsze Choo é de descendência malaia e em sua família há ancestrais chineses. 

Formou-se na Universidade de Harvard. Trabalhou como consultora de administração e ocupou vários cargos corporativos antes de escrever seu primeiro romance, A Noiva Fantasma

Yangsze mora na Califórnia com seu marido, seus dois filhos e um coelho. Ela gosta de comer e ler demais, e geralmente faz as duas coisas ao mesmo tempo. 



Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 




Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o