Uma Vida "Feita De Fumaça E Osso"

Olá, Perdidos! Num mundo tão cheio de ódio, um pouco de romance nunca é demais e quando a história é maravilhosa, nem se fala. Fiquei enfeitiçada pelas penas e cabelos azuis que balanceiam de lá pra cá em Feita De Fumaça E Osso, de Laini Taylor. Ele é um desses livros que nos pega de jeito e nos encanta, nos envolve em seu conto de fadas sobre “um anjo e um demônio que se apaixonaram”.  




Karou é uma garota de 17 anos que vive e estuda desenho em Praga, capital da República Tcheca. Sua melhor amiga é uma baixinha arretada chamada Zuzana que manipula marionetes em suas exibições performáticas e seu ex-namorado Kaz, um ator meia-boca que vive tentando reconquistá-la e assustá-la pelas ruas da cidade, onde ele costuma apresentar um espetáculo turístico com os mitos do lugar.  

Mas, Karou é diferente. Seu cabelo é azul. Sim, ele nasce azul, fruto de um desejo que fez. Ter desejos realizados é normal na vida de Karou. Ela é linda, com muita personalidade, cheia de estilo, tatuada, fala vários idiomas (e nem todos são terrenos!), e seus cadernos de desenho são tão vívidos que parece que esse mundo de fantasia que ela desenha realmente existe. Talvez exista. 

Na realidade, o cabelo dela nascia mesmo daquela cor, puro como o azul ultramarinho saído direto de um tubo de tinta, mas era uma verdade que ela contava com um sorrisinho torto... 

As pessoas que ela reconhece como sua família vivem no Outro Lugar, acessível apenas através de portais mágicos, passagens que interligam o nosso mundo com um mundo paralelo que Karou visita regularmente. Seus entes mais queridos podem ser considerados demônios no mundo humano. Eles são chamados quimeras, seres híbridos, uma mistura de humano e animais. Chegou a vez de dar asas à imaginação! Brimstone, conhecido como o Mercador de Desejos, é um feiticeiro e, praticamente, um pai para Karou, e vive comprando, manipulando e confeccionando apetrechos com dentes. Sim. Dentes! Mas para que servem os dentes? Essa é uma pergunta dentre milhares que ela sempre se fez e uma das muitas que ficou sem resposta. Nesse outro lado do portal há segredos e regras que devem ser respeitadas. 

Ao realizar uma tarefa para Brimstone em Marrakech, Karou é atacada por um anjo, um serafim com duas espadas e asas feitas de fogo, mas invisíveis, uma ilusão para desviar a atenção dos curiosos. Ferida e sem entender o que está acontecendo, ela foge para um dos portais para conseguir o abrigo de sua família. E enquanto repousava na loja de Brimstone, ela quebra sua principal regra e é expulsa pelo próprio feiticeiro. 

– A esperança é a verdadeira magia, criança. 

Nesse meio-tempo, os serafins continuam assinalando os portais com marcas negras de mãos feitas a fogo, provocando um incêndio com chamas azuis até que toda a mágica ligada às portas tenha sido consumida. E agora? Karou está sozinha. Sozinha e com um serafim chamado Akiva que está em seu encalço. 




– Uma vida longa é um fardo quando é vivida em sofrimento. 

Serafins E Quimeras 

A obra de Laini Taylor é sobre Serafins e Quimeras recriados em um mundo de fantasia que interage com nosso mundo aqui na Terra, mas longe de suas versões mitológicas e religiosas. A autora é criativa ao misturar anjos, demônios e humanos em um universo inteiramente novo e muito cativante. É nesse universo apresentado em terceira pessoa, de forma praticamente poética, que Akiva e Karou vivem um romance arrebatador e ousam sonhar com um mundo diferente e mais indulgente. 

Então você pensa: Ah... mas serafins que são anjos belíssimos só podem ser do bem e quimeras, aqueles monstros híbridos, devem ser do mal. Claro! Será que o preconceito alimentado pelo estereótipo da aparência não está falando alto demais? Existe uma linha tênue entre o bem e o mal. E Laini Taylor nos mostra quimeras que podem ter um lado doce, mas sem deixarem de ser demônios, e anjos tão belos e nobres, mas sem nenhuma compaixão. Não há seres perfeitos, nem preconcebidos. O bem e o mal existem e se misturam nas duas raças. 

– Um homem disse uma vez: ‘Aquele que luta com monstros deve tomar cuidado para não se tornar um monstro também, e quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo também olha para você.’ Nietzsche, sabia? 

É impossível não mencionar que todos os personagens que aparecem na trama têm seu grau de importância. Não estão lá à toa. E todos deixam sua marca

Uma coisa que tenho que destacar é que a história se passa em Praga, fugindo do lugar-comum para onde os personagens sempre são levados, como Paris, Londres e Nova York, por exemplo. A “Cidade das Cem Cúpulas”, como é conhecida, possui uma vida cultural muito rica e em sua memória estão nomes como o compositor Dvořák e o escritor Kafka, além de existirem várias excursões turísticas para ver os fantasmas e vampiros de Praga. Quem sabe é o Kaz guiando alguns viajantes. 

Guerra x Esperança 

E há muitos anos, a guerra teve início. Tudo se transformou em vingança, sangue e morte. Sem diálogo, apenas uma luta que percorre milhares de anos e que se transformou no ar que ambos os lados respiram para poder viver. E aí? Quem está certo e quem está errado? Os dois lados vêm lutando por ideais nobres nos quais acreditam, sem ao menos se perguntarem o motivo de tudo isso. São pouquíssimos aqueles que ainda têm esperança que a guerra um dia termine. 

Esperança, é disso que o livro fala o tempo todo. A esperança de uma vida sem guerra em que as duas raças deixem suas diferenças de lado e possam ser mais tolerantes para viverem em paz. A história de Feita De Fumaça E Osso nos faz pensar sobre temas como inveja, ódio, lealdade, imortalidade, amor e compaixão. Fala do desejo de paz e compreensão. Seja na Terra, em Eretz ou no Outro Lugar. 




Além disso, Karou, assim como toda adolescente, está numa busca incessante de autodescoberta, tentando entender o enorme vazio de seu Eu e o que isso significa. Tentando descobrir por quais caminhos trilhar e o que fazer quando finalmente encontrar suas respostas. Dúvidas de todos nós, jovens e adultos. 

Ela foi inocente um dia, uma garotinha no covil de um demônio brincando com penas espalhadas pelo chão. Mas a inocência acabou, e ela não sabia o que fazer. Esta era sua vida: magia e vergonha e segredos e dentes e um vazio profundo e perturbador, onde alguma coisa certamente estava faltando. 

O Livro  

O livro é dividido em quatro partes nas quais vários capítulos curtos e intitulados de forma inspiradora são distribuídos de acordo com o tópico de cada divisão, o que faz com que a leitura transcorra de forma muito rápida e intensa. Só nos damos conta de que finalizamos o romance quando nos deparamos com um frustrante ...continua. Isso mesmo. Frustrante sim, porque queremos mais, necessitamos de mais e precisamos saber como essa história de amor proibido e guerra milenar entre anjos e demônios termina. 



A lembrança de Romeu e Julieta é presente na obra de Taylor, afinal temos um casal que se apaixona, mas pertencem a raças diferentes e inimigas. Mais Shakespeare do que isso, impossível. Mas, será que a trilogia terá o mesmo fim trágico do clássico que se transformou no arquétipo do amor juvenil? Sinceramente, espero que a autora seja original e não resvale por um caminho trilhado inúmeras vezes e que teve início nas tragédias da Antiguidade. 

– Esperança? A esperança pode ser uma força poderosa. Talvez não haja magia real nele, mas, quando você sabe o que mais deseja e mantém isso acesso como uma chama dentro de si, pode fazer as coisas acontecerem, quase como mágica. 

Eu gosto muito do gênero fantasia e a escrita de Taylor é muito clara e poética. Há tensão, mas também há um lado divertido que equilibra o romance, deixando-o suave nos momentos certos. É indescritível como essa fantasia conseguiu me arrebatar de tão encantadora e simples, estranha e similar que ela é. Pelo menos o primeiro livro da trilogia homônima Feita De Fumaça E Osso é maravilhoso, o resto eu ainda vou descobrir. Espero que você também. Leia é o meu conselho. 


FICHA TÉCNICA 

Título: Feita De Fumaça E Osso    
Título Original: Daughter of Smoke and Bone     
Autor: Laini Taylor  
Ano: 2012 
Páginas: 384  
Editora: Intrínseca 
Gênero: Ficção / Fantasia  
Tradutor: Viviane Diniz  

AUTOR  

Laini Taylor nasceu em 22 de dezembro de 1971, na Califórnia, Estados Unidos. Ela escreve fantasias para jovens adultos e entre suas mais famosas personagens está Karou da trilogia Feita De Fumaça E Osso (Daughter of Smoke and Bone), uma sensação global. 

Ela é autora bestseller do The New York Times e finalista de um dos prêmios literários mais importantes dos Estados Unidos da América, o National Book Award, em Literatura Para Jovens. Ela também publicou o aclamado Lips Touch, uma coleção de contos, de 2009. 

Seu romance de 2017 chamado Um Estranho Sonhador (Strange The Dreamer) foi selecionado como o livro de honra do The Michael L. Printz Award, um prêmio literário da American Library Association que reconhece anualmente o "melhor livro escrito para adolescentes, baseado inteiramente em seu mérito literário". 

Uma curiosidade: Laini Taylor terminou de escrever o seu primeiro romance quando tinha 35 anos. 

Ela vive em Portland, Oregon, com seu marido, o ilustrador Jim Di Bartolo, e sua filha Clementine. 



Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 

Imagens Pinterest 

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o