Olá, Perdidos! Hoje é o Dia do Leitor. Dia daquelas pessoas que amam ler livros, seja em que forma for. Livros de capa dura, brochuras, HQ’s, e-books no Kindle, no tablet ou no smartphone, ou mesmo, audiolivros (isso é ler?), enfim, não importa a embalagem, o que importa mesmo é o conteúdo.
Mas, você sabe como isso tudo começou?
O Dia do Leitor foi uma homenagem à fundação do jornal O Povo, de Fortaleza, no Ceará, que começou a circular na capital cearense no dia 7 de janeiro de 1928.
Seu fundador foi o baiano Demócrito Rocha que foi dentista, deputado federal, funcionário dos Correios e Telégrafos, intelectual, jornalista e poeta. Ele foi membro da Associação Cearense de Imprensa e em 1930 ingressou na Academia Cearense de Letras.
O jornal ficou conhecido por suas reportagens rechaçando a corrupção (tem coisas que estão bem enraizadas) e divulgando realizações políticas. E já no seu segundo ano de funcionamento, criou um Suplemento Literário, o Maracajá, que publicava textos de escritores e intelectuais. O Maracajá foi um dos principais divulgadores do Modernismo Literário Cearense e Nordestino da época.
Em 1943, Demócrito Rocha faleceu aos 55 anos, devido a tuberculose e deixou obras de importância para a cultura da região.
E você sabe o que a leitura pode fazer por você?
Ler...
- amadurece o pensamento,
- desenvolve a criatividade,
- enriquece o vocabulário,
- melhora o senso crítico,
- refina a capacidade de argumentação,
- provoca um crescimento pessoal.
As pessoas não compreendem como toda a vida de um homem pode ser mudada por um único livro.
Malcolm X
Tem coisa melhor do que isso?
Leia Mais e Leia O Que Deseja.
A leitura tem que ser prazerosa para ser proveitosa.
Boas leituras!
FELIZ DIA DO LEITOR!
E que nossas estantes fiquem cada vez mais cheias!
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)