Mundos Alternativos, Eu Quero Um Para Viver



Olá, Perdidos! Os autores contam suas histórias com temas universais de maneiras únicas, em mundos totalmente concebidos por eles e que desafiam nossa percepção da realidade. 

Já parou para pensar que esses Mundos Alternativos são extremamente fascinantes porque nos permitem explorar várias realidades que são distintas da nossa? Em geral, é na Ficção Científica e na Fantasia que esses mundos são mais encontrados, oferecendo uma visão de sociedades e/ou universos onde as leis da física, a história ou as normas sociais podem ser radicalmente diferentes. 

Mas, não pense que esses mundos são nada mais nada menos que puro escapismo. Nananinanão. Eles são como espelhos refletindo nossas próprias vidas, e com isso, questionamos e analisamos nossa existência e nossa sociedade, possibilitando conceber melhorias e inspirar mudanças no que já existe. 

E neste post, estou falando daqueles mundos estranhos em que os personagens vão viver suas aventuras para depois voltarem à sua realidade fortalecidos com o aprendizado. Ou seja, mundos em que esses personagens são exemplos de jovens heroínas e heróis que exploram o desconhecido e crescem através de suas experiências em mundos fantásticos. 

Alguns exemplos dos muitos Mundos Alternativos que cativam a imaginação de leitores ao longo dos anos estão nos livros: Coraline, Alice no País das Maravilhas, Alice Através do Espelho, Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, O Oceano no Fim do Caminho, O Mágico de Oz, Peter Pan.  

Há várias semelhanças nesses Mundos Alternativos em que os personagens se aventuram cheios de coragem, confrontando sua inocência e os aspectos mais sombrios da existência. 


  1. AVENTURA EM UM MUNDO ALTERNATIVO: Os personagens viajam para mundos alternativos cheios de maravilhas e perigos. 
  2. CRESCIMENTO PESSOAL: As jornadas são de autodescoberta e crescimento pessoal, enfrentando desafios que os fazem amadurecer. 
  3. ELEMENTOS DE NONSENSE: Os mundos apresentam elementos surreais e nonsense, desafiando a lógica e a realidade convencionais. 
  4. CONFRONTO COM O MAL: Os personagens enfrentam antagonistas que representam uma ameaça ao bem-estar deles e de outros personagens na trama. 
  5. RETORNO À REALIDADE: Após suas aventuras, os personagens retornam ao mundo real, levando consigo as lições aprendidas em suas jornadas fantásticas. 






Os Mundos Alternativos são essenciais para a literatura, pois suas histórias fascinantes exploram diferentes aspectos da condição humana e da sociedade através de culturas imaginárias. 


  • Estímulo à Imaginação: Eles convidam os leitores a explorar realidades além das suas, expandindo a imaginação e a criatividade. 
  • Reflexão Sobre a Realidade: Frequentemente, esses mundos são usados para refletir e criticar aspectos da sociedade real, oferecendo uma perspectiva única sobre questões contemporâneas. 
  • Desenvolvimento de Empatia: Ao se identificar com personagens em situações extraordinárias, os leitores podem desenvolver uma maior empatia e compreensão pelos outros. 
  • Exploração de Temas Complexos: Mundos alternativos permitem que autores explorem temas como moralidade, identidade e o significado da humanidade de maneiras que seriam impossíveis em um cenário realista. 
  • Liberdade Criativa: Para os escritores, esses mundos são uma tela em branco onde podem criar sem as limitações do mundo real, permitindo a inovação literária e artística. 


Deu para notar que no fim das contas os Mundos Alternativos proporcionam uma rica tapeçaria para a narrativa, ampliando a arte de contar histórias e permitindo aos leitores e escritores experimentar e entender o mundo de maneiras novas e bem mais emocionantes. 



Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros. 
Incentive a leitura! 











Até a próxima! 
Beijos mil! :-)

Criss 







Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o