MENU

8 Personagens Femininas Da Literatura Que Mandam Bem



Olá, Perdidos! Hoje, 08 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Você vai dizer que dia da mulher é todo dia e tem toda razão. Mas, é sempre bom deixar claro para todos que o lugar da mulher é onde ela deseja estar. Por isso, nada melhor do que um dia especial para lembrar e relembrar o empoderamento feminino. Girl Power! 

A literatura tem incríveis personagens femininas corajosas, carismáticas, firmes, inteligentes e espertas que nos inspiram a cada virada de página. Mudam o mundo em que vivem e nos encorajam a fazer o mesmo com o nosso. 

Para comemorar a data trouxe uma lista de 8 personagens literárias femininas fortes e incríveis que nos inspiram. 




Audrey Rose (Série Rastro de Sangue – Kerri Meniscalco) – Audrey tem consciência de seu próprio poder e acredita no empoderamento feminino. Aprendendo a arte da medicina forense, inédito para a época, em sua primeira aventura, decide fazer justiça às vítimas de Jack, o Estripador – mulheres sem voz e marginalizadas por uma sociedade extremamente sexista. Na companhia de Tomas Cresswell, o aprendiz convencido e irritante de seu tio, ela decide seguir seus instintos e os rastros de sangue do notório assassino. Afinal, nenhum homem foi capaz de descobrir sua identidade, quem sabe uma mulher. Nas demais aventuras enfrenta Drácula, um assassino a bordo de um navio de cruzeiro e por fim H.H. Holmes. 




Carmilla (Carmilla, A Vampira de Karnstein – Sheridan Le Fanu) – Carmilla definiu o rumo da literatura vampírica, sendo escrito 26 anos antes de Drácula. A história é considerada uma obra revolucionária ao colocar um casal lésbico e com afetividade, mas cujas manifestações de desejo ocorrem na sutileza das intenções. Ela nos envolve com sua malícia e sedução. 




Celie (A Cor Púrpura – Alice Walker) – Celie é uma mulher afro-americana que mora no sul dos Estados Unidos no início do século XX. Violentada por seu pai e seu marido, vive uma vida de abusos e intolerância, seu único alívio acontece ao escrever cartas para sua irmã, que sonha um dia reencontrar. 




Dra. Susan Calvin (Eu, Robô – Isaac Asimov) – Susan é psicóloga roboticista da U.S. Robots and Mechanical Men, Inc. Uma mulher extremamente inteligente, mas emocionalmente fria que joga com os homens e os vence em suas próprias regras. Tudo isso sem pedir favores.  Como robopsicóloga ela acompanha o desenvolvimento da robótica com o passar dos anos. Dizem que Asimov teria se apaixonado por ela. 




Elizabeth Bennet (Orgulho e Preconceito – Jane Austen) – Elizabeth Bennet é uma jovem mulher decidida e tem sempre palavras afiadas na ponta da língua, mas que se apaixona por Fitzwilliam Darcy, um nobre arrogante e orgulhoso que faz parte da alta sociedade. 




Hermione Granger (Saga Harry Potter – J.K. Rowling) – Descriminada em Hogwarts por ter pais trouxas e não ser uma bruxa de elite, ela se esforçou muito para alcançar um espaço ao sol. Ela é independente, inteligente e não se intimida na hora de mostrar suas opiniões. Ela é amiga do protagonista, mas não se trata apenas de um suporte ou ombro amigo, muitas vezes foi sua inteligência e esperteza que salvou a vida de todos. 




Jane Eyre (Jane Eyre – Charlotte Brontë) – Jane Eyre é uma mulher da era vitoriana e trabalha como governanta. Ela é independente, forte e feminista, uma personagem inesquecível do romance clássico que explora temas como classes sociais, amor, sexualidade e moralidade. 




Princesa Leia Organa (Star Wars Trilogia – George Lucas, Donald F. Glut e James Kahn) – Uma das mulheres mais importantes da Saga Star Wars. Uma heroína feminista: princesa, senadora galáctica, rebelde da aliança, senadora da nova república, espiã, guerreira, inconformada, e, acima de tudo, destemida. Para ela, Lugar de Mulher é na Resistência





PARABÉNS A TODAS AS MULHERES! 




Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros. 
Incentive a leitura! 







Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 





Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © 2025 Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o