Olá, Perdidos! Por que lemos? Essa é uma pergunta difícil de responder, simplesmente, pelo fato de que não existe apenas uma resposta, existem várias respostas. E todas as respostas estão corretas.
É um universo que se desdobra bem na frente de nossos olhos. Um mundo novo e diferente ou conhecido e igual, mas sempre cheio de aventura, romance, terror, drama, comédia e tantos outros gêneros consagrados pelos amantes da leitura. Parece piegas, mas é a realidade.
Mas, afinal de contas...
Por que lemos?
Lemos porque queremos conhecer outros mundos além da nossa humilde realidade. É como viajar até o cosmos e continuar com o passaporte sem carimbos, mas com a experiência tatuada na alma.
Lemos porque gostamos de nos perder em outras histórias e tornar nossa vida mais colorida.
Lemos porque ficamos cativados e fascinados pelos personagens e durante várias páginas nós torcemos, choramos, odiamos, pulamos de alegria, amamos e nos emocionamos com as ações vividas por eles, seja na ficção ou na não-ficção. Não importa. O que importa é a empatia e o amor pelo personagem.
Lemos porque gostamos de como o autor junta as letras e as transforma em palavras e depois em frases perfeitas que possuem uma sonoridade tão única que só pode pertencer a ele e a mais ninguém.
Lemos porque a leitura engrandece a alma e enriquece o vocabulário e melhora a compreensão de todas as coisas.
Lemos porque expandimos nossos horizontes, para termos mais senso crítico e aprendermos a tirar nossas próprias conclusões. Para pensarmos por nós mesmos.
Lemos porque nem todos têm aptidão para escrever e criar mundos inteirinhos somente com palavras. Alguém tem que escrever para que outros, como nós, caminhem por entre essas palavras tomando forma na nossa imaginação.
Lemos porque o cheiro de livro é muito bom! É estimulante e cientificamente atestado como viciante. É isso aí!
Lemos porque é um vício, sim senhor! Um livro só, único, sozinho e solitário nunca é o suficiente. Ele precisa de “amiguinhos” e por isso queremos sempre mais. Queremos conhecer novos autores, novos gêneros, com seus novos personagens em seus novíssimos mundos. Queremos nos aventurar pelos clássicos e nos admirarmos com suas ideias avançadas e atrevidas.
Lemos porque terminar de ler um livro dá uma sensação inebriante de satisfação. E por isso mesmo, queremos repetir essa sensação mais e mais vezes, até transformá-la em um hábito maravilhoso.
Viu? Ou melhor, leu? Não há uma resposta simples ou única. A leitura atinge cada um de uma maneira específica ou de várias maneiras.
A dependência química (cheiro de livro, que delícia!), visual e intelectual é, antes de tudo, muito boa e gratificante. E é essa mania que temos pelos livros que nos transforma em leitores vorazes, assíduos e cheios de paixão. Pois, acima de tudo, amamos livros e amamos ler.
Ler é sonhar pela mão de outrem.
Fernando Pessoa
FELIZ DIA DO LEITOR!
E que nossas estantes fiquem cada vez mais cheias!
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)