Um Viva Ao Dia Mundial Do Rock!

Olá, Perdidos! Guitarra, baixo e bateria. Letras simples. Som forte. Ritmo contagiante. Gritos. Gestos. Mão estendida. Soco no ar. Tudo misturado num balançar e rolar. Rock’n Roll. E hoje é dia de comemorar. É o Dia Mundial do Rock! “It's only Rock'n'Roll (but I like it).” É rock na veia!! 






Você sabe quem foi o primeiro que dobrou os dois dedos médios sob o polegar e levantou o indicador e o mindinho? 

É a famosa “mão chifrada” ou “devil’s horns” ou “chifre do diabo” que se tornou marca do arrebatamento total ao escutar o poderoso som do Rock. 

Embora hoje seja um símbolo considerado como de adoração ao demônio, talvez por sua conexão com o Rock que para muitos é coisa do demo, sua utilização tinha como objetivo o oposto em culturas ancestrais: proteger contra o mal, expulsar demônios e remover energias negativas. Um símbolo que na Idade Média era chamado de Malocchio pelos italianos que o usavam para afastar o mau-olhado. 

O sinal que se tornou a marca do Rock apareceu na contracapa do álbum Witchcraft Destroys Minds & Reaps Souls, da banda Coven, de 1969, que, diferentemente do estilo psicodélico do final dos anos 1960, não se intimidou e criou um disco com muitas faixas pesadas e cheias de ocultismo. Também deu o ar de sua graça na capa de Yellow Submarine, dos The Beatles, de 1969, com John Lennon empunhando o famoso gesto. Parece que 1969 foi o ano da rebeldia dos dedos. 








Contudo, foi Ronnie James Dio, na época em que era vocalista do Black Sabbath, que popularizou o gesto dentre os roqueiros de palco e de plateia a partir de 1979, dez anos após sua primeira aparição nas capas do Coven e Beatles. 

Corre à boca miúda que ao substituir o Príncipe das Trevas, como era chamado Ozzy Osbourne que empunhava sempre o símbolo da paz com os dedos (coisas da Era de Aquário!), Ronnie decidiu reproduzir seu próprio símbolo para se conectar com os fãs da banda que idolatravam Ozzy. Daí surgiu, meio que sem querer, o sinal que passou a representar toda a euforia provocada pelo Rock. 


Ozzy Osbourne


Ronnie James Dio



Claro que Gene Simmons, baixista, vocalista e um dos formadores da banda Kiss, achou uma audácia o gesto ter sido atribuído à Ronnie ao invés dele que o teria usado pela primeira vez em 1974 e que estampava a capa do álbum Love Gun, de 1977. Em 2017, moveu um processo legal para patentear e adquirir os direitos sobre “a mão chifrada”, mas desistiu logo depois. Ah, Gene, eu te adoro, mas sempre querendo ganhar um dinheiro a mais ou fazendo marketing, não é? 





Enfim, tenha sido criado ou popularizado por Ronnie, Gene, John ou o Homem-Aranha, o fato é que o gesto pertence a todos os adoradores do Rock e não deve ser uma marca registrada. 

"Aumenta que isso aí é Rock and Roll!", já dizia Celso Blues Boy. Selecione aquela playlist dos infernos, ponha o som nas alturas e se delicie com um dos muitos livros biográficos de bandas e ícones do Rock, como Black Sabbath, AC/DC, Rolling Stones, Motörhead, Pantera, Pink Floyd, Beatles, Metallica, Elvis Presley, Alice Cooper, Marcelo Nova (Camisa de Vênus), Bruce Dickinson (Iron Maiden), Rita Lee, Janis Joplin, André Matos (Angra e Shaman), Jim Morrison, Raul Seixas e vida que segue... 





Se esgoele, entre em transe com a música, dance, pule e peça por mais metal. E não se esqueça de erguer sua mão com o “chifre do diabo” e prove que é um fã do estilo musical mais temperado de todos. Como diria o Camisa de Vênus, “Eles chamam isso Rock and Roll”. Sim. O Rock é insolente. O Rock é contestador. O Rock é rebelde. O Rock é imortal! Viva o Rock! "I Wanna Rock!" 




FELIZ DIA MUNDIAL DO ROCK! 




Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros. 
Incentive a leitura! 










Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 





Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o