[ESPECIAL JAPÃO] Yuki-onna ou A Mulher Da Neve

Olá, Perdidos! Eu já ouvi falar da Mulher de Branco que se não está pedindo carona a motoristas prestativos, mas desavisados, está assombrando condutores no meio da estrada que perdem o controle de seus veículos. 

Mas, no Japão existe um outro tipo de mulher de branco é a Mulher da Neve ou Bruxa da Neve, conhecida como Yuki-onna






Yuki-onna é um espírito (youkai) de velhas lendas japonesas. Do Período Muromachi (1336 – 1573) datam relatos do poeta de renga (gênero de poesia japonesa) Sōgi e seu encontro com uma Yuki-onna. 

Geralmente é retratada como uma mulher de beleza espectral, jovem, alta, de cabelos negros longos e lábios um tanto azulados. Sua pele pálida se mescla à neve branca, juntamente com seu quimono branco que usa em algumas versões da história. Em outras ela aparece completamente nua ou segurando uma criança de colo. 

Flutuando sobre a neve, deixando um leve rastro de névoa gelada, em uma noite de forte tempestade, ela canta para seduzir os homens que acabam se perdendo na nevasca e morrem congelados. Às vezes, ela se apaixona por um belo humano, se casa e tem filhos com ele. Uma história que poderia ter um final feliz se num dia de intensos nevoeiro e tempestade de neve, ela não desaparecesse, talvez respondendo a um chamado de sua própria natureza. 

Capaz de conjurar tempestades intensas de inverno, algumas lendas contam que a Yuki-onna conforta docemente em seus braços aqueles que estão prestes a morrer congelados, aguardando até seu último suspiro. Sinal dos tempos modernos e mais comedidos. 






Uma famosa lenda sobre a Mulher da Neve se encontra na obra de Lafcadio Hearn – “Kwaidan: Histórias e Estudos de Coisas Estranhas”, de 1904, que reúne várias histórias de fantasmas japoneses. Em 1964, o livro foi usado como base para o filme Kwaidan, de Masaki Kobayashi. 

Abaixo, vídeo de uma adaptação da história de Yoki-onna e do trailer do filme Kwaidan





 

Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros. 
Incentive a leitura! 










Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 






Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o