O Sempre Genial Machado de Assis!

Olá, Perdidos! Se gosta de clássicos, não pode deixar de ler um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, sendo consagrado além das terras tupiniquins: Machado de Assis






Joaquim Maria Machado de Assis ou Machado de Assis, como é mais conhecido, filho do brasileiro Francisco José de Assis e da açoriana Maria Leopoldina Machado de Assis, nasceu em 21 de junho de 1839, no Morro do Livramento no Rio de Janeiro, que na época era a capital do Império do Brasil. 

Negro de origem humilde frequentou apenas a escola primária e foi obrigado a trabalhar desde a infância, obteve a consideração social numa época em que o Brasil era ainda uma monarquia escravocrata. 

Autodidata, formou-se na biblioteca do Gabinete Português de Leitura, foi aprendiz de tipógrafo e, depois, revisor. Precoce, com apenas 14 anos publicou o soneto "À Ilma. Sra. D.P.J.A.", no Periódico dos Pobres, de 3 de outubro de 1854 e em 1855, aos 16 anos, seu poema "Ela" foi publicado na revista Marmota Fluminense. Triunfou cedo, e viu-se consagrado como poeta aos 25 anos com o livro "Crisálidas". 


A primeira obra poética de Machado de Assis



Mas foram seus textos em prosa que o tornaram o maior escritor brasileiro de todos os tempos, o mais extraordinário contista do idioma e um dos raros romancistas de interesse universal, como o atestam as traduções das suas obras mais representativas para diversos idiomas, sem que haja influído nessa preferência a atualidade dos seus livros, mas, sim, a perenidade da sua quase ferina análise da alma humana. 

Sua obra é extensa e escreveu em praticamente todos os gêneros literários: poesia, romance, crônica, dramaturgia, conto, folhetim, jornalismo, crítica literária e peças teatrais. 

Crítico feroz da burguesia, frequentemente falava sobre a ascensão social e a manutenção sobre as aparências sociais tornando-se o precursor do realismo brasileiro. Precedeu, também, o realismo psicológico, que explora os aspectos psicológicos dos personagens que, até então, não eram sequer propostos. 

Além de ter como característica em suas criações a metalinguagem, ele criou um diálogo direto com o leitor, expondo pensamentos e reflexões ao longo da trama. 

E, para constar mais um fato fabuloso, Machado de Assis se tornou um dos pioneiros do gênero Ficção Científica no Brasil com o conto O Imortal

Suas obras são recheadas de ironia e pessimismo abordados ao observar a sociedade de sua época. Vale lembrar que Machado presenciou importantes fatos históricos como a abolição dos escravos e a passagem do Brasil Império, iniciada e 1822 com a independência, para o Brasil República, em 1899 quando José do Patrocínio decretou a proclamação. 


Eu gosto de catar o mínimo e o escondido. Onde ninguém mete o nariz, aí entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto. 
(Machado de Assis – Contos e Crônicas)


Em 1869, casou-se com Carolina Augusta Xavier de Novais, uma senhora portuguesa que o ajudou na revisão dos livros e com quem esteve casado durante 35 anos. 

O Bruxo do Cosme Velho, apelido que recebeu quando foi morar no bairro, é autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, A Cartomante, Missa do Galo, O Alienista, Helena, Iaiá Garcia, A Mão e a Luva, Quincas Borba e tantas outras obras que o transformaram num dos maiores nomes da literatura do Brasil. 

Fundador e presidente da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Machado de Assis é o principal prêmio literário brasileiro que desde 1941 é oferecido pela Academia Brasileira de Letras (ABL) a escritores brasileiros pelo conjunto de sua obra. 

Sofria de epilepsia e tomava remédios muito fortes que acabaram prejudicando ainda mais sua saúde. Em 29 de setembro de 1908, Machado de Assis morreu em sua casa no Cosme Velho, no Rio de Janeiro, aos 69 anos. 

Machado deixou uma obra incrível num total de 10 romances, 10 peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas. 



 Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros. 

Incentive a leitura! 





Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 






Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o