Olá, Perdidos! Hoje é o Dia dos Pais!
Pai é o espelho. Pai é a proteção. Pai é o amigo. Pai é amor. Um herói sem capa e sem poderes. Um homem comum que entre erros e acertos tenta ensinar o caminho, aconselhando e compartilhando histórias.
E é no almoço de domingo, que as famílias se reúnem (olha o distanciamento social!) para demonstrarem todo seu carinho pelos seus patriarcas.
A Ideia
Reza a lenda que a origem da data ocorreu lá na Babilônia, há mais ou menos uns quatro mil anos. De acordo com relatos, sabe-se lá de onde, o jovem Elmesu, filho do rei babilônico Nabucodonosor, teria moldado um cartão em argila, que se tornaria o primeiro Cartão do Dia dos Pais da História. No cartão, Elmesu desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai, e a data teria se tornado um dia de festejos.
Deixando a Babilônia e seus cartões de argila para trás, vamos para a primeira ideia de homenagear os pais em eras mais modernas. A comemoração surgiu nos Estados Unidos em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai e agradecer sua dedicação total aos filhos após ter perdido a esposa no nascimento de seu sexto filho. Para ela, seu pai era um herói e sentia muito orgulho dele.
No ano seguinte, em 1910, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, uma petição para que a data se tornasse oficial e outros exemplos de vida e superação também pudessem ser lembrados. Usando como data para celebração o aniversário de seu próprio pai, nascia nos Estados Unidos o primeiro Dia dos Pais, no dia 19 de junho de 1910.
A novidade desse gesto tão simples e terno se espalhou pelo estado americano. Em 1924 o Presidente Calvin Coolidge, apoiou essa ideia a nível nacional. Mas foi em 1966 que o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação relatando que o terceiro domingo do mês de junho seria celebrado o Dia dos Pais. A data só foi oficializada em 1972, no governo do Presidente Richard Nixon, que tornou a data um feriado nacional.
Por aqui, em terras tupiniquins, as primeiras comemorações ocorreram no início da década de 1950. O publicitário Sylvio Bhering importou a ideia e planejou a primeira comemoração do Dia dos Pais para 16 de agosto de 1953, associando a data aos festejos da Igreja Católica, religião predominante no país, do dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus. Ou seja, o patriarca da família de Jesus.
O objetivo de Bhering não era exclusivamente social, mas sim comercial. Como diretor do Jornal O Globo e da Rádio Globo, seu propósito era atrair mais anunciantes oferecendo produtos a serem dados como presentes aos pais.
Com o passar do tempo, a data foi alterada e o Dia dos Pais, no Brasil, passou a ser comemorado no segundo domingo do mês agosto, e permanece assim até hoje.
Em outros países de tradição católica se comemora no dia 19 de março, associando ao dia de São José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. E por aí vai. São muitos países e muitas datas.
Interessante, né? Tudo começa com boas intenções de fortalecer ou renovar os laços familiares e depois se transforma e a ideia inicial se perde. Por isso nada como resgatar e tomar conhecimento de como tudo começou e o porquê.
Para homenagear a data, eu não podia deixar de fora o pai mais que mais de todo Universo. Criança maravilhosa, jovem apaixonado, homem poderoso e sombrio. Sim, senhoras e senhores, estou falando dele mesmo, o Lord Sith Darth Vader, outrora conhecido como Anakin Skywalker. O vilão dos vilões. O mais amado de todos! 💜
Ele abalou mundos e amedrontou inimigos. Eliminou seus sentimentos em prol do poder absoluto. Será? Não! No final ele mostrou que se ele não trocou as fraldas de Luke, não ia ser o asqueroso Maligno Imperador que iria dar na cara de seu filho. Imagina! Como Luke disse: “Sei que ainda há bondade em você”. E ele estava certo.
Nós escolhemos o caminho quando topamos com uma encruzilhada, um atalho na estrada, uma curva, um beco ou uma notícia bombástica. “Eu sou seu pai” não foi uma descoberta das mais maravilhosas para Luke, mas era a verdade, a sua terrível realidade.
Em Star Wars, você pode escolher perdoar e ser perdoado. Há sempre essa possibilidade de se redimir. E tanto Luke quanto Anakin, filho e pai escolheram perdoar.
A dica de livro veio de longe, de uma galáxia muito, muito distante... Star Wars – A Trilogia, uma história idealizada por George Lucas (Star Wars: Dark Edition), da Editora Darkside. Uma edição épica com a segunda trilogia da saga: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi! É muita emoção!
George Lucas é produtor cinematográfico, roteirista e cineasta. Criou a LucasFilm em 1971, responsável pelas franquias Star Wars e Indiana Jones, além de filmes como Loucuras de Verão – American Graffiti e Tucker: Um Homem e Seu Sonho. Foi na LucasFilm, em 1979, que surgiu a Pixar, então Graphics Group, divisão responsável pela criação dos softwares de computação gráfica e de efeitos visuais em colaboração com a Industrial Light & Magic.
Pega o livro, escolha um rock espacial e liga o som.
Sinopse e Frases tiradas do livro:
Muito além de um fenômeno do cinema, Star Wars ditou regras na ficção científica, inspirou milhares de pessoas com a filosofia Jedi, nos levou até mundos incríveis e apresentou os personagens mais cativantes que poderiam existir no espaço.
A saga atravessou o espaço e inúmeras gerações de fãs que só aumentam com o tempo. As histórias clássicas de lutas entre o bem e o mal de Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Leia, Mestre Yoda e Darth Vader, acompanhados sempre por seus leais amigos Chewbacca, C-3PO e R2-D2, ganham detalhes de outra galáxia em uma nova edição especialíssima que todo geek terá orgulho de exibir em sua estante, Star Wars - A Trilogia.
A obra reúne os romances inspirados nos três primeiros filmes do universo fantástico criado por George Lucas: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Os três títulos chegaram a ser lançados no Brasil, sendo o último deles em 1983. Mas esta é a primeira vez que a trilogia completa é editada no país num único volume, em capa dura.
Você precisa me ajudar, Obi-Wan Kenobi. Você é minha última esperança. – Princesa Leia (Uma Nova Esperança)
Vader forte é. Nublado seu destino está. Lembrar o que aprender. Perceber tudo, tudo! Salvar você pode. – Mestre Yoda (O Império Contra-Ataca)
Avalie seus sentimentos, pai. Não pode fazer isso. Sinto que há um conflito em você. Esqueça seu ódio. – Luke Skywalker.
É tarde demais para mim, filho. – Darth Vader (O Retorno de Jedi)
Gostaram da dica?
Por isso tudo e muito mais...
Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros.
Incentive a leitura!
Incentive a leitura!
Até a próxima!
Beijos mil! :-)
Criss
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)