Dia Do Leitor!

Olá, Perdidos! Ninguém nasce leitor. Isso é um fato. A paixão pelos livros tem que ser incentivada, desenvolvida e cultivada. E o ideal é que esse amor tenha início na mais tenra idade. Sabe? Com aqueles livrinhos para bebê que ele apalpa, brinca e coloca na boca para mordiscar. É aí que tudo começa, ou deveria começar. Infelizmente, no Brasil, a familiaridade com os livros e sua acessibilidade ainda deixam a desejar. Enfim... 




Com pais e professores orientando e, principalmente, incentivando o hábito de leitura, o pequeno leitor vai surgindo. E aos poucos, escancara a porta de entrada das histórias de fadas, ogros, cavaleiros e princesas, em mundos de fantasia; dos quadrinhos e HQ’s; dos livros escolares (que a maioria odeia – Hahahaha!); dos livros que se transformam em filmes e possuem uma horda de fãs; dos livros de sagas, duologias e trilogias. 

Quem lê muito fala melhor, pensa melhor, escreve melhor e se torna mais bem-sucedido. 
(Miriam Leitão, jornalista, escritora e apaixonada por livros desde criança)   

A leitura tem que estar associada ao prazer e não a obrigação, por isso que livros do currículo escolar são tão detestados. O poder de escolha do que ler amplia o perfil do leitor. E as experiências positivas incrementam o gosto pela leitura

Umas Dicas: 

1- Não insista 
Começou a ler um livro e não gostou da história, mude de livro; talvez não seja o momento para esse livro, deixe-o guardado e tente ler em outra ocasião. 


2- Histórias curtas 
Comece por livros com poucas páginas ou contos. Não é preciso encarar um calhamaço logo de cara! 


3- Amor de autor 
Se gostou de um livro procure por mais do mesmo autor. 


4- Rapidez não é tudo 
Leia no seu ritmo. É melhor apreciar a história do que entrar em maratonas literárias para tentar ler uns 20 livros em 5 dias. 

5- Um por vez 
Leia um livro por vez. Nem todo mundo consegue ou gosta de ler vários livros ao mesmo tempo. 


6- Dicas amigáveis 
Aceite indicações de seus amigos (físicos ou virtuais) e descubra qual o seu estilo. 


7- Faça fluir 
Defina um momento para sua leitura. 


8- Rotina, sim 
Crie o hábito de ler um pouco a cada dia. Terá uma surpresa no final do mês.  

9- Marcando tudo 
Não deixe de marcar as passagens que mais gostou da história. Utilize post-its e faça suas anotações. Se você for mais corajoso, marque com lápis, caneta ou marcadores de texto diretamente no livro. O livro é seu e a experiência é toda sua. 







Um leitor vive mil vidas antes de morrer. 
(George R. R. Martin)   

Como Surgiu A Data? 

O Dia do Leitor foi uma homenagem à fundação do jornal O Povo

Tudo começou em Fortaleza, no Ceará. No dia 7 de janeiro de 1928, o jornal O Povo começou a circular na capital cearense. Seu fundador foi o baiano Demócrito Rocha que foi dentista, deputado federal, funcionário dos Correios e Telégrafos, intelectual, jornalista e poeta. Ele foi membro da Associação Cearense de Imprensa e em 1930 ingressou na Academia Cearense de Letras. 

O jornal ficou conhecido por suas reportagens rechaçando a corrupção (já naquela época!) e divulgando realizações políticas. E em seu segundo ano de funcionamento, criou um Suplemento Literário, o Maracajá, que publicava textos de escritores e intelectuais. O Maracajá foi um dos principais divulgadores do Modernismo Literário Cearense e Nordestino da época. 

A leitura engrandece a alma. 
(Voltaire)   

Em 1943, Demócrito Rocha faleceu aos 55 anos, devido a tuberculose e deixou obras de importância para a cultura da região. 







Jovem ou nem tanto. Não importa a idade em que nos embrenhamos em guerras interplanetárias ou ajudamos a destruir um anel ou viajamos no tempo ou desvendamos um assassinato ou combatemos um palhaço ou enfrentamos o bicho-papão ou cedemos ao mestre vampiro ou... ou... Seja pela primeira vez ou pela milionésima vez. Através de livros de bolso, brochuras, capas duras ou ebooks. Nada disso importa. O que realmente conta é começar a ler e não parar mais de trilhar os caminhos formados pelas letras. 



FELIZ DIA DO LEITOR! 




Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros. 
Incentive a leitura! 



Até a próxima! 

Beijos mil! :-) 
Criss 


Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o