O Que Aconteceu Com “A Trilha Da Caverna Esquecida”?

Para o Desafio de Literatura de 2018, item número 7 – Um livro de Literatura Infantil –, decidi ler um livro que estava meio que “perdido” aqui em casa: A Trilha da Caverna Esquecida, de Ênio Chiesa. Ganhei esse livro há tantos anos que nem faço ideia, mas nunca li. 




Resgatei o livro do lugar onde estava devidamente guardado e li. Infelizmente não tive uma grata surpresa. 

Basicamente a história relata o início da amizade de três garotos – Eduardo, Luiz e José Roberto – que acontece no primeiro dia de aula, quando eles são levados para a sala do diretor devido a um encontrão e uma quase briga. Quem disse que verdadeiras amizades não podem surgir de um desentendimento inicial? Depois, vemos a inclusão no grupo de mais um garoto: Barbosa. Ao todo são quatro meninos que se tornam amigos, que frequentam a mesma turma na escola e que gostam de jogar futebol. Uma época sem videogames. Até aí, tudo bem. 

Desde o início do enredo vemos Eduardo, um dos garotos, que após assistir uma aula de Geografia sobre o Rio Grande do Sul, sonha em visitar o estado sulista. E, após convencer seus pais e os outros amigos e, principalmente, os professores para iniciar tal empreitada, os rapazes vão em comitiva de 20 alunos para umas festividades escolares que acontecem em Porto Alegre. E é aí que ocorrem várias das ações do livro. 

No decorrer do mês, a amizade que nascera de uma quase briga entre Eduardo, Luiz e José Roberto tinha-se transformado numa sólida estrutura de quase fraternidade.  

................................... 

O interessante do livro é mostrar que uma boa amizade pode fazer diferença na vida de uma criança. E que arrependimento e coragem de admitir um erro são sinais de caráter e não de covardia. Há, também, as demonstrações de respeito pelos pais e pelos mais velhos. Outro ponto positivo é a amizade paternal com um dos professores, o Prof. Amaral.  




– Meu filho precisava de amigos assim. Ele não é ruim. Mas precisava de alguém que o ajudasse a ser bom.  

O que realmente me deixou chateada é que o título do livro não tem nada a ver com o conteúdo do dito cujo. É isso mesmo! A tal trilha da caverna esquecida acontece como um episódio inesperado no decorrer da trama. Nada demais! Não tem nem um desenvolvimento. Nem começa e já acaba.  

– Vou – continuou Arruda, falando baixinho, – descobrir uma caverna de índios!  

Ninguém fala da caverna e sequer pensa nela. Deve ser porque esqueceram dela. Hahahahahahaha! Acredito que o título tenha sido um chamariz para a criançada com indicações de um livro com uma narrativa cheia de aventura e mistério quando na realidade se tratava apenas de um passeio pelo estado do Rio Grande do Sul, nada demais quando se descobre que o autor é gaúcho. Tchê! Muito triste!  


FICHA TÉCNICA 

Título: A Trilha da Caverna Esquecida  
Autor: Ênio Chiesa  
Ano: não informado  
Páginas: 144  
Editora: Editora do Brasil S/A 
Gênero: Infanto-juvenil 






Até a próxima!

Beijos mil! :-) 
Criss 


Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o