Olá, Perdidos! Feliz Ano Novo! Que tal começarmos o ano com umas dicas? Se você ainda não se decidiu pelos livros que vai ler nos próximos meses, aqui vão algumas dicas que podem ajudar não só a escolher um Desafio Literário e cultivar um hábito de leitura como também podem fazer sua leitura render mais.
E se não quiser ficar procurando, tem um Desafio Literário feito por mim lá embaixo. Pode ser impresso em folha A4.
Aprecie muito mais o mundo mágico dos livros seguindo algumas dicas:
- ESCOLHA UM DESAFIO QUE LHE AGRADE. Existem vários blogs, como este que vos “fala”, que propõem listas de desafio literário em português ou em outro idioma, como inglês. Verifique as listas e prefira um que achou mais conveniente, com alguns livros que precisam sacudir a poeira e sair da estante. Você pode até mesmo misturar vários desafios se quiser.
- SEPARE UM TEMPO PARA LER. Embora seja uma proposta simples e um tanto quanto óbvia, às vezes, esquecemos de separar um tempo para ler com calma. Pode ser meia hora, 40 minutos, uma hora, 20 minutos... enfim, defina um local, um horário e disponibilize alguns minutos para realizar a leitura. Mergulhe na história e deixe o dia agitado do lado de fora.
- FAÇA UM PLANEJAMENTO DE LEITURA. Escolha alguns livros reserva caso desista de algum que está na sua lista desafiadora. Outra dica de planejamento é marcar o livro a cada 20 ou 30 páginas que serão a meta de leitura para cada dia. Isso facilita e proporciona foco. Quando perceber, o livro chegou ao fim.
- ESCOLHA LIVROS CURTOS OU CONTOS. Se o seu objetivo com o Desafio é engrenar no hábito de leitura, comece por livros com poucas páginas ou contos. Não vá na onda de ler Guerra e Paz ou It, A Coisa logo de cara. Dê tempo ao tempo que logo estará lendo esses e outros calhamaços.
- LEIA LIVROS QUE REALMENTE GOSTE. Se a finalidade é criar uma rotina de leitura, leia livros cujas histórias estão lhe agradando. Se um amigo indicou ou é o livro da hora, o hype do momento, mas você está odiando, não é vergonha alguma desistir da leitura. Pense que a vida é muito curta para nos obrigarmos a ler algo que não estamos gostando, tendo tantas opções por aí. Em outro momento dê uma chance ao livro rejeitado.
- LEIA EM MOMENTOS OCIOSOS OBRIGATÓRIOS. Nas filas, na viagem de ônibus, no metrô, à espera de alguém ou de algo, enquanto o feijão está cozinhando. São pequenas ocasiões em que é possível adiantar algumas páginas e esses momentos ociosos tornam-se produtivos. E a história vai avançando.
- INVISTA EM UM LEITOR DIGITAL. Carregar um livro de lá para cá não é nada agradável. Afinal, existem zilhões de coisas que nos acompanham (e se perdem misteriosamente) dentro da bolsa ou da mochila (nós mulheres entendemos) e portar um ou mais livros é complicado. Haja coluna! O que me faz lembrar dos tempos de escola. Enfim... aguarde uma bela promoção e quando puder invista em um leitor digital. O mais famoso atualmente é o Kindle. Imagine carregar centenas de livros num dispositivo ao estilo tablet. Ou leia e-books em seu celular ou mesmo no tablet através de um dos vários apps disponíveis. É algo maravilhoso. Claro que nada substitui a sensação de tocar nas páginas de um livro físico, mas para levar na bolsa nada melhor do que um e-book.
- FAÇA UM REGISTRO DE SUAS LEITURAS. Anote o nome dos livros que lê a cada mês, suas observações, as melhores citações, suas avaliações, suas desistências e os motivos para abandonar esses livros. Pode ser no Skoob, no Goodreads, no Google Keep ou até mesmo em um caderninho. Só não deixe de manter um registro no seu diário de leituras digital ou analógico. O processo da escrita ajuda na memorização e melhora a linha de raciocínio individual.
Anotou as dicas? Garanto que elas vão ajudar muito em seu Desafio Literário ou sua TBR (To Be Read, em inglês), aquela lista de livros que deseja ler.
Para 2023 criei um desafio literário bem simples:
- Um livro que deveria ter lido em 2022 e não leu
- Um livro que se passa em um lugar paradisíaco
- Um livro em audiobook
- Um livro favorito para reler
- Uma biografia de um político
- Um livro de um autor asiático
- Um livro lançado em 2023
- Um livro envolto em polêmica
- Um livro adaptado para game
- Um livro sem sentido / bizarro
- Um livro sobre ativismo ecológico
- Um livro de ficção científica nacional
Lembre-se: Leia Mais e Leia O Que Deseja. A leitura tem que ser prazerosa para ser proveitosa. Boas leituras!
Desafio Literário do Perdida Na Lua Cheia
O mundo da realidade tem os seus limites; o mundo da imaginação é infinito.
Jean-Jacques Rousseau
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)