Dia Do Leitor! (Dicas Para Se Tornar Um Leitor Assíduo)

Olá, Perdidos! Hoje é o Dia do Leitor. Em meio a esse mundo digital que nos cerca, ler ficou complicado. Textos ficaram resumidos a alguns caracteres. Imagens e vídeos ganham cada vez mais espaço na vida das pessoas. Sim, como dizia Confúcio “uma imagem vale mais do que mil palavras”. É mais fácil e mais prático. Contudo, ler e entender o que se lê é muito bom e necessário e, se não fosse, o que teria acontecido com a expressão do filósofo chinês que permanece viva até hoje? 






Primeiro, ninguém nasce leitor. A leitura tem que ser incentivada e desenvolvida, seja desde criança ou adolescente, ou até mesmo desde que você descobriu que ler parece ser muito bom. E é! 

Segundo, você sabe o que a leitura faz pelo leitor? Ora. Ler... 


  • amadurece o pensamento, 
  • desenvolve a criatividade, 
  • enriquece o vocabulário, 
  • melhora o senso crítico, 
  • refina a capacidade de argumentação, 
  • provoca um crescimento pessoal. 


A seguir algumas dicas para você ler melhor e se tornar um leitor assíduo


  1. PRATIQUE. Comece a ler devagar. Nada de pegar Os Miseráveis, de Victor Hugo, e ler suas 1511 páginas numa semana e só voltar a ler daqui a outra semana ou mais. Ler requer prática, ou seja, hábito. Ler um livro tem que fazer parte da sua rotina assim como escovar os dentes. 
  2. DEFINA HORÁRIO E LOCAL. É sempre melhor definir um local e um horário para sua leitura. Leia acompanhado de um café, chá ou chocolate com biscoitos ou outras guloseimas. Isso se você quiser. O importante é que aquele tempo, que pode ser de uma hora por dia, seja exclusivamente para você e o livro. Torna a concentração melhor, assim como a absorção do conteúdo. Lembre-se: crie um hábito
  3. COMECE COM LIVROS FÁCEIS. Há livros difíceis de ler, seja pelo autor, sua época ou tema. Esqueça os livros que vão fazer sua cabeça explodir. Minha sugestão é começar por livros mais fáceis e despretensiosos para não desanimar. Depois, se joga! 
  4. DIVERSIFIQUE A LEITURA. Se você gosta de um determinado gênero e autor, tudo bem. Mas a experiência de leitura vai ser muito mais gratificante se você se aventurar em outros gêneros, com outras escritas e outros conteúdos. Amplie seus horizontes! 
  5. FAÇA UMA LEITURA ATIVA. Pegue o livro e se muna com lápis e papel para fazer suas anotações e questionamentos. Use marcadores, post-its, sublinhe, grife ou até mesmo desenhe, se quiser. A interatividade com o texto deve ser plena. 
  6. INSPIRE-SE. Bateu aquela ressaca literária? Isso é normal. Recorra aos livros, HQ’s ou qualquer outro material com o conteúdo que você mais gosta. Vai ver que estará selecionando a próxima leitura sem ao menos perceber. 
  7. LEIA NA SUA VELOCIDADE. Cada pessoa tem sua própria velocidade. Leia no seu tempo. Estipule um número de páginas por dia e vá aumentando gradativamente conforme seu hábito de leitura for se ampliando. O importante é não ficar desmotivado e parar com a leitura, tampouco não assimilar a história. Lembre-se que não há uma competição de leitura. 
  8. PREPARE-SE. Se a história se refere a um período no tempo que você desconhece e não há notas no livro para situar o leitor à essa época, procure mais informações na Internet, por exemplo. Pesquise. Ou leia livros de apoio. É sempre enriquecedor. 
  9. PROCURE NO DICIONÁRIO. Às vezes, os autores ou tradutores usam palavras que não estamos acostumados a ler ou ouvir. Não é vergonha nenhuma recorrer a um dicionário. Melhor do que deduzir seu significado e alterar totalmente o sentido de uma frase e outras informações implícitas. 
  10. EVITE LER EM VOZ ALTA. A leitura é um processo realizado pelos olhos e pelo cérebro. Usar os lábios murmurando ou lendo em voz alta aumenta o tempo de leitura. É isso mesmo. Eu costumo ler em voz alta quando não estou entendendo uma frase, uma situação ou para tentar pronunciar o nome de um lugar ou personagem. 


Anotou as dicas? 

Lembre-se: Leia Mais e Leia O Que Deseja. A leitura tem que ser prazerosa para ser proveitosa. Boas leituras!  



A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede.  
Carlos Drummond de Andrade
 




FELIZ DIA DO LEITOR! 




Doe livros, presenteie livros ou, apenas, indique livros. 
Incentive a leitura! 






Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 



Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o