10 Curiosidades Sobre O Mundo De Harry Potter

Perdidas e Perdidos. O dia 31 de julho é uma data muito especial para todos os fãs da saga Harry Potter. Foi nesse dia que nasceu seu protagonista e sua criadora. É isso mesmo que você está lendo, os dois compartilham o dia e o mês em que nasceram.  


Você Sabia? Saga Harry Potter


No dia 31 de julho de 1980, em Godric’s Hollow, nascia Harry Potter, o bruxinho mais conhecido e amado do planeta. No mesmo dia, mas alguns anos antes, em 1965, lá em Yate, na Inglaterra, nascia J.K. Rowling, a notória escritora da série de livros Harry Potter

O bruxinho marcou gerações com suas aventuras, feitiços, amizades leais e um mundo fantástico que dos livros pulou para os cinemas e continuou conquistando fãs pelo mundo afora.  

E para comemorar o aniversário de 38 anos de Harry e os 53 de Rowling, mesmo que um pouquinho atrasado, o Perdida Na Lua Cheia preparou uma lista com 10 curiosidades sobre a saga e sua escritora. 

10- Os Originais Do Livro Foram Recusados 

O manuscrito com a história de Harry Potter foi rejeitado em 12 ocasiões porque as editoras consideraram o livro grande demais para crianças. Somente a editora Bloomsbury aceitou publicar o livro e pagou um pequeno adiantamento à autora pelos direitos autorais. Um detalhe é que Bloomsbury sequer publicava livros infantis, mas Niguel Newton, diretor da editora, leu o original e adorou. A publicação do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal aconteceu há 21 anos, em 1997, com apenas 500 cópias em sua primeira edição, das quais 300 foram doadas para bibliotecas. Essas cópias valem ouro! 


Você Sabia? Harry Potter


9- Joanne Rowling Não É Um Nome Legal 

A editora Bloomsbury que publicou seu primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, temia que os rapazes não se interessassem em ler um livro escrito por uma mulher. Quanta bobagem, né? Daí Joanne Rowling pegou emprestado o K de Kathleen, nome de sua avó paterna, e virou J.K. Rowling.  


Você Sabia? Saga Harry Potter


8- Partida Para O Mundo Da Magia  

Foi na Estação de Trem King’s Cross, em Londres, que os pais de J.K. Rowling se conheceram. Então, nada melhor que fosse lá o ponto de partida do Expresso Hogwarts para a Escola de Magia. E em homenagem a série, a administração da Estação instalou uma placa entre as plataformas 9 e 10 para identificar a Plataforma 9 ¾, onde só bruxos podem entrar, com direito a um carrinho com malas e uma gaiola atravessando a parede. Ideal para uma foto. 


Você Sabia? Saga Harry Potter


7- Colégio Público E Seu Lema 

Draco Dormiens Nunquam Titillandus”. Esta frase que está escrita no brasão de Hogwarts, em latim arcaico, é o Lema da Escola de Magia e Bruxaria e significa “nunca cutuque um dragão que estiver dormindo”. De acordo com J.K., o Ministério da Magia cobre todos os gastos escolares de Hogwarts que é um colégio público. Consegue imaginar? É melhor deixar o dragão descansando. 




6- Dementadores E A Depressão 

J.K. Rowling disse que os Dementadores, os guardiões da prisão de Azkaban, foram inspirados em sua depressão, diagnosticada após a morte de sua mãe. Eles se alimentam da felicidade humana e são considerados um dos mais sujos habitantes do mundo e, segundo Rowling, eles representam o vazio e o sentimento de asfixia causados pela depressão e a sua luta contra a doença. 




5- O Talentoso E Poderoso Snape 

O Professor Severo Snape foi inspirado no professor de Química da época de escola de J.K. Rowling. Talvez por isso ele fosse um Mestre de Poções. Além de elaborar poções era professor de Defesa Contra as Artes das Trevas e Diretor da Casa Sonserina, com certeza Snape é um dos personagens mais profundos e complexos de toda série. 




4- Latim Pra Que Te Quero? 

J.K. Rowling criou muitos dos seus feitiços baseados em latim, devido aos conhecimentos que possui do idioma. Por exemplo, quando Harry faz o feitiço Expecto Patronum, ele está dizendo “eu desejo um guardião”, alguém que possa salvá-lo. Expecto = desejar e Patronus = protetor. Ou quando Hermione usa o feitiço Obliviate nos seus pais para que eles esqueçam de tudo. Oblivio = esquecer e (a finalização) Ate = segunda pessoa do plural. Resumindo, ela diz “esqueceis”. Acho que J.K. nunca imaginou que um dia usaria latim desse jeito. 




3- De Rei Para Rainha 

A melhor vilã crível desde Hannibal Lecter”. Foi assim que Stephen King, o rei do horror, se referiu à Professora Dolores Umbridge quando fez a resenha de Harry Potter e a Ordem da Fênix para uma revista semanal, em 2003. Para J.K. Rowling, “Dolores é um dos personagens que eu mais desprezo”. E com razão! 

Entenda o nome: Dolores significa dores em espanhol e Umbridge é uma variação da palavra umbrage que aparece na expressão inglesa “to take umbrage” que quer dizer ficar ofendido. Ou seja, mais ou menos como “ao ficar ofendida, haverá dor”. Bem a cara dela. 




2- Significado Oculto 

De acordo com o fã Tomhiddles no Tumblr, as primeiras palavras de Snape para Harry foram muito mais do que uma mera tentativa de desafiar sua inteligência e constrangê-lo. “Potter! O que eu obteria se adicionasse raiz de asfódelo em pó a uma infusão de losna?”. 

Decodificando a pergunta: Asfódelo é um tipo de lírio que em inglês é lily, nome da mãe de Harry, por quem Snape era apaixonado. E de acordo com a Enciclopédia Vitoriana de Flores (Victorian Flower Language) que revela a linguagem secreta das flores, asfódelo significa (numa tradução livre) “meus arrependimentos vão te seguir até o túmulo”. Losna, por sua vez, significa ausência, simbolizando tristeza e solidão. 

O fã reuniu as plantas e descobriu a mensagem secreta de Snape para Harry que era “Eu me arrependo amargamente da morte de Lilian”. Uma mistura de remorso e tristeza. 

É impossível que a frase de Snape tenha sido pura coincidência, J.K. Rowling deve ter lido esse mesmo livro. Só pode. 




1- Árvore Genealógica  

Você sabia que Harry e seu arqui-inimigo Voldemort são parentes de sangue distantes? Sim. Eles são primos. Sua descendência vem dos seus ancestrais Peverells (família de bruxos puro-sangue da Idade Média); Voldemort através da Casa Gaunts e Harry através dos Potters. Aquele-que-não-deve-ser-nomeado foi considerado o mais poderoso bruxo das trevas de todos os tempos e era, na verdade, um mestiço que se autoproclamou Lord Voldemort





E aí? Já conhecia essas curiosidades sobre a saga Harry Potter e sua autora, a poderosa J.K. Rowling? Conta lá nos comentários. 


Tema de Harry Potter 




Você Sabia? Saga Harry Potter

Até a próxima! 

Beijos mil! :-)
Criss 


2 comentários :

  1. Eu já conhecia algumas das curiosidades, mas outras foram novidades pra mim. Parece que sempre tem algo novo pra saber sobre Hogwarts, Harry e tudo mais.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary.
      Com certeza, sempre irão surgir novidades sobre a Saga e sua escritora.
      Beijos mil! :-)

      Excluir

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o