Perdidas e Perdidos. Este texto foi extraído de meu outro blog o BCArte. É uma explicação feita em poucas palavras para mostrar como o Rock surgiu. Esse som cru e primordial que vem direto da alma, como um grito de liberdade e satisfação. It's only Rock'n'Roll but I like it. Fazer o que, né? Rock na veia!!!
...................................
I Wanna Rock, Rock! “Mal que deve ser evitado a todo custo” ou “Coisa do Diabo” era como, nos anos 1950, a sociedade conservadora americana definia o som eletrizante, um ritmo desconcertante e nunca ouvido antes: o Rock and Roll.
I Wanna Rock, Rock! “Mal que deve ser evitado a todo custo” ou “Coisa do Diabo” era como, nos anos 1950, a sociedade conservadora americana definia o som eletrizante, um ritmo desconcertante e nunca ouvido antes: o Rock and Roll.
O Rock surgiu e tomou forma no sul dos Estados Unidos. A sonoridade diferente teve influência direta da música dos escravos americanos entoada nas lavouras, o Blues, o choro de uma migração forçada de africanos. O Blues misturado ao Jazz e ao Country deram origem às primeiras notas do Rock Clássico. Go, Johnny, Go, Go! Gritava Chuck Berry o pai do Rock clássico, que emplacava hits, marcava época e fazia história, alucinando as plateias com seus solos de guitarra.
Lá por meados da década de 50, um burburinho acontecia no gueto negro e um rapaz com uma voz poderosa e um requebrado sexy, calçando seus Blue Suede Shoes, entrou no Sun Studios, em Memphis, e gravou “That’s Allright Mamma” para sua mãe. Seu nome, Elvis Presley. Um garoto branco com voz de negro. Sensação internacional, “Elvis, The Pelvis”, como era chamado devido a sua dança ousada, ficou conhecido como o Rei do Rock. E foi aí que tudo mudou e o rock esbofeteou o mundo inteiro, influenciando gerações e mudando comportamentos. A semente da rebeldia fora plantada sob a forma de uma música intensa. Agora a juventude tinha como se expressar.
Elvis pode não ter inventado o Rock’n’Roll, termo, aliás, que foi criado pelo DJ Alan Freed, mas com certeza foi responsável direto por sua divulgação. Tanto da música quanto dos compositores e intérpretes que na sua maioria eram negros. E não vamos esquecer que naquela época os Estados Unidos eram um país com segregação racial e linchar negros era algo banal.
O rock é simples e direto. Não tem meio-termo. Talvez, por isso seja um grande sucesso. I Wanna Rock and Roll All Night and Party Everyday. E, segundo Chuck Berry “Por que os jovens gostam de rock? Ora, porque os pais não gostam, é claro!” Simples assim!
As músicas destacadas são:
It's Only Rock'n'Roll (But I Like It) – Rolling Stones
I Wanna Rock – Twisted Sister
Johnny B. Goode – Chuck Berry
Blue Suede Shoes – Elvis Presley
Rock and Roll All Night – Kiss
Rock and Roll All Night – Kiss
Até a próxima!
Beijos mil! :-)
Criss
Criss
Postar um comentário
Antes de comentar, leia com atenção:
Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.
Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.
Vamos deixar o planeta mais florido!
Beijos mil! :-)