Eu Vou Prá “Nova Jaguaruara”, Eu Vou!

Perdidas e Perdidos acendam as luzes! Por que? Porque depois de lerem Nova Jaguaruara, livro de estreia de Mauro Lopes, vocês não vão querer apagar as luzes após a meia-noite. Não mesmo! 



Numa cidade do interior do Ceará, chamada Nova Jaguaruara, um evento muito antigo ocorre todos os dias à meia-noite em ponto. A luz apaga totalmente. Mas, eu quero dizer a luz em todos os níveis: lâmpadas, lanternas, lampiões, velas... E esse blackout diário que deixa a cidade na escuridão acontece por exatamente um minuto. 

Com a perspectiva de resolver o problema da queda de luz, uma equipe de técnicos de uma empresa de energia alternativa, liderada por Vicente, chega ao local para realizar análises nas redondezas a fim de implantar estações de captação de energia eólica. A chegada dos estranhos à cidade origina excitação e muita satisfação nos moradores mais novos e jovens que acham que a tecnologia será a resposta para suas mazelas e preocupação nos moradores mais antigos que não acreditam em uma solução real para seus problemas. 

Ninguém entendia o fenômeno na cidade de Nova Jaguaruara, mas todos o conheciam muito bem. Um segredo que foi se perdendo ao longo das gerações, uma informação que por escolha era mantida em sigilo pelos mais velhos.  

Vicente e seus companheiros de trabalho, Rose, Maria, André e Felipe, instalam-se na pousada da cidade e recebem do recepcionista Pedro o alerta de NUNCA se aproximarem da igreja abandonada na beira da estrada, perto de Nova Jaguaruara. É claro que não deram a menor atenção.  

O que os cinco não sabiam era que estavam se envolvendo nos segredos mais profundos e obscuros da cidade e que não dar ouvidos aos avisos de alerta iria custar muito caro a todos eles. E, agora, eles têm que se manter vivos para conseguirem sair desta cidade assustadoramente macabra ou permanecerem lá para sempre. 

................................... 

Em Nova Jaguaruara, o autor Mauro Lopes inicia o primeiro capítulo nos mostrando a maldição da cidade numa cena de deixar os cabelos arrepiados. E a partir daí o livro se desenvolve em vários capítulos que nos apresentam vários núcleos de personagens que contam suas histórias. Com o passar da leitura percebemos que todos eles se conectam de algum modo em algum momento. E, por falar em momento, a história mistura presente e passado em várias idas e vindas, tornando a trama mais interessante e mais criativa.  

De repente, a lâmpada do banheiro apagou, provocando-lhe um breve sobressalto. Rose, tomada pelo medo, ficou atenta aos outros sentidos. [...] E ela torceu para que não houvesse nada a mais ali.  

Percebemos, com umas dicas sutis que o autor nos dá durante alguns diálogos, que essa história assombrada de fato começa nos tempos do Brasil Colônia e se estende aos dias atuais com a equipe de Vicente. Mauro brinca de forma magistral com a passagem de tempo criando uma teia de personagens contemporâneos e de outras eras que têm suas vidas afetadas pela igreja assombrada. A brincadeira é montarmos este quebra-cabeça até que tudo se encaixe perfeitamente no final.  

Para mim, quem encanta nesta história é Bonifácio, personagem do núcleo mais antigo da cidade, a verdadeira protagonista. Adorei ele! Ele é forte, decidido e com uma vocação. Um menino que virou rapaz, depois homem e que desde o momento de seu nascimento já provocou mudanças na vida da sua família e da cidadezinha e mostrou a que veio. Talvez isso tenha chamado a atenção e incomodado alguém que estivesse de prontidão e observando. Quem sabe? 

− Essa dualidade, o bem e o mal, parecem ser intermináveis. Nenhum põe um ponto final no outro. É a essência do mundo e de cada um de nós.  



................................... 

Vou confessar: foi o primeiro ebook que eu li. Verdade! Li no celular, gostei pela praticidade, mas prefiro o livro físico. Nada contra os ebooks e acho até muito válido, principalmente para quem é independente e ainda não conseguiu uma editora. O chato é que não se pode cheirar o celular para sentir o cheirinho do livro, não é mesmo? Hahahahahaha! E confesso outra coisa: adoro cheirar um livro. É... Sou viciada, sim senhor! Hahahahahahaha! 

Enfim... Eu A-D-O-R-E-I o livro de Mauro Lopes. Nova Jaguaruara é um romance de horror bem brasileiro, com uma história de nomes brasileiros. O mais interessante é que se desenrola com as cores e o acento do Nordeste e a maioria dos personagens são originários da Caatinga, do sertão. E o melhor, fiel ao básico do terror. Nada de zumbis, vampiros ou lobisomens. 

Eu tinha ouvido falar desse livro em alguns canais do YouTube que eu sigo e fiquei muito curiosa. Primeiro, pelos elogios ao livro e a sinopse, óbvio. Segundo, pela própria capa do livro com uma igreja pra lá de misteriosa e assustadora. E o livro não decepcionou. Foi uma grata surpresa ler um terror nacional tão bem escrito. Não vou dizer que fiquei apavorada a ponto de não conseguir dormir, mas bastante desassossegada e perturbada com os fatos. A curiosidade foi aguçada ao extremo para saber como essa aventura sombria terminaria e como todas as explicações se encaixariam na história! 

Ao passar pela igreja, Clemência benzeu-se ao avistar o crucifixo no alto. Um corpo magro, com costelas salientes, pendia da cruz como se feito de carne. Moscas voavam ao redor.  

O autor tem uma narrativa muito espontânea e a cada página dá vontade de não parar de ler e sair correndo pela casa com o kindle na mão para acender todas as luzes, no meu caso com o celular na mão, é claro. Será que o celular vai desligar à meia-noite? Nããããããoooo! 

Só para deixar claro, Nova Jaguaruara (oh, nomezinho complicado de falar... Hahahahahahaha!) é uma cidade fictícia, inventada pelo autor Mauro Lopes para acomodar seus personagens. Nada de sair por aí dando uma de Irmãos Winchester, aqueles da série Supernatural, em busca da cidade e seus terríveis habitantes. Basta comprar o ebook na Amazon e ler. 

− É no medo dos outros onde reside a nossa coragem, filho. É justo aí onde temos a chance de fazer algo.  

Com uma forma de narrativa complexa, Mauro Lopes mostra que é um novo talento da Literatura Brasileira e o porquê de ter sido finalista do Prêmio Kindle 2017

O que sei é que de agora em diante passear pelo interior do Ceará será uma experiência bem diferente e mais sinistra. 



FICHA TÉCNICA

Título: Nova Jaguaruara   
Autor: Mauro Lopes  
Ano: 2017 
Páginas: 240  
Editora: eBook Kindle Amazon   
Gênero: Terror & Mistério 


Até a próxima! 
Beijos mil! :-) 

Criss 

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o