Os Segredos Por Trás Da "Angelologia - O Conhecimento Dos Anjos"

Inusitado, Diferente e Impressionante.  Estes são os adjetivos que me ocorrem para descrever o romance de estreia de Danielle Trussoni: Angelologia – O Conhecimento dos Anjos




Sem dúvida alguma não se trata de um romance entre anjos e humanos como estamos tão costumados a ler nas diversas narrativas angélicas espalhadas por aí. Nada disso! Esse livro tem um tema original e por isso mesmo esqueça tudo que já leu ou pensa que sabe sobre anjos. Não! Os anjos não são bonzinhos, não são arautos de boas novas. Aqui eles são figuras aterrorizantes, vis e luxuriosas, capazes de atos cruéis contra a humanidade. 

A mente e o espírito amadurecem a seu próprio modo e em seu próprio ritmo. Uma música pode ser linda, mas nem todo mundo é capaz de apreciá-la só porque tem orelhas.  

................................... 

O negócio é o seguinte... Antes do dilúvio (aquele de Noé e sua Arca), alguns anjos, chamados de Vigias, foram enviados à Terra para observar os humanos. Tudo na moita, para não serem notados, principalmente para não revelarem suas verdadeiras origens. Mas, ao se aproximarem demais dos humanos acabaram se apaixonando e tomando para si suas mulheres – as filhas dos Homens. Dessa união proibida surgiram os Gigantes, os imortais Nefilins. E aí é que a coisa fica séria. Nefilins são híbridos cujo único desejo é dominar a humanidade através das guerras e do medo impetrado pelo poder adquirido ao se infiltrarem nos governos e nas famílias mais influentes da história. Que coisa! 

O livro começa quando um estudioso em Artes, Verlaine, envia uma carta ao Convento de Santa Rosa, em Nova York, pedindo autorização para realizar uma pesquisa para um cliente em sua biblioteca, famosa por seu extenso acervo sobre anjos. Responsável pela biblioteca, Irmã Evangeline, uma freira de 23 anos de idade, recebe o pedido e acaba se envolvendo numa aventura sem precedentes com Verlaine que desconhece as verdadeiras intenções e obsessões de seu cliente, Percival Grigori, um homem doente e enigmático. 

Ouçam então com atenção. Acreditem e duvidem, aceitem e descartem, transcrevam e revisem tudo o que aprenderem aqui hoje. Assim o futuro dos estudos angelológicos estará garantido. 

Os protagonistas são atirados ao acaso no centro de uma batalha secular entre Nefilins que lutam pelo poder sobre a Terra e a Sociedade Angelológica e seus estudiosos militantes que desejam detê-los, protegendo, durante séculos, os seres humanos do julgo impiedoso dos Nefilins, seres sedutores e poderosos, mas capazes de qualquer coisa para conseguirem o que querem. E é por causa desse combate que Evangeline, começa a desvendar os mistérios que cercam a morte de sua mãe, o incompreensível trabalho de seu pai, a verdadeira localização de sua avó (seu único parente vivo) e os segredos guardados pelas Irmãs do convento. 

A angelologia é mais do que estudar velhos textos – disse ela. Seu olhar de reprovação sugeria que minha percepção sobre nosso trabalho na escola era extremamente falha. – Eu larguei tudo pelo meu trabalho. 

Num flashback somos apresentados à história de duas personagens fortes e corajosas: Celestine (uma das Irmãs do convento) e Gabriella (avó de Evangeline), na época, duas adolescentes estudando na fascinante Sociedade Angelológica. Vidas totalmente opostas, unidas numa fantástica relação de amizade e competição e que participaram intimamente dos eventos que iriam culminar nos dias atuais com Evangeline como protagonista. Um balé que mescla passado e presente onde são obtidas as peças para montar esse quebra-cabeça. 




Ele fechou os olhos. Ansiara por ela durante muitas décadas. Para seu deleite, ela se contorcia e se debatia embaixo dele, em uma resistência inútil. A vida dela pertencia a ele. 

................................... 

Trussoni cria uma trama intrincada que correlaciona fatos históricos (como a 2ª Guerra Mundial), ordens religiosas e personagens reais, de renome e de fortuna, como Abigail Rockfeller. Suas alusões a passagens bíblicas e textos apócrifos fundem-se com lendas e mitos, tudo de forma estupenda, fazendo-nos acreditar que realmente existe essa teia elaborada pelos Nefilins que se alastrou e conectou todos os acontecimentos e pessoas que mudaram a história da humanidade e transformaram o mundo no qual conhecemos hoje. E, quem sabe, né?! 

E apareceram dois homens à minha frente, muito altos, como eu jamais vira na Terra. Seus rostos brilhavam como o sol, seus olhos eram como lâmpadas e fogo saía de seus lábios. Suas roupas pareciam feitas de penas. Seus pés eram vermelho-escuros, suas asas, mais brilhantes que o ouro, e suas mãos, mais brancas que a neve.   (O Livro De Enoque)  

O livro é denso, rico em detalhes, inteligente e com uma narrativa complexa que exige uma certa atenção. Cheio de mistérios e conspirações. Os personagens são bem desenvolvidos, interessantes e bem descritos. Com uma história que prendeu minha atenção a cada página, Angelologia fala de filosofia, artes, história, ciência e religião e faz a gente pensar e se questionar. E vou ser bem sincera: gosto de histórias de anjos e demônios, guerras entre os anjos, armadilhas angelicais e demoníacas e por aí vai. E esse livro não me decepcionou

Não pude deixar de notar a paixão em suas palavras, e como elas ecoavam o aviso que Seraphina me dera na Garganta do Diabo. Nossas obrigações estão no mundo em que vivemos e para o qual devemos retornar.  

Essa história de anjos tem um enfoque totalmente novo e inesperado, que foge do óbvio, com uma teoria alternativa para nossa própria história – a História da Humanidade – bem criativa. Por isso, abra sua mente. É um livro com uma realidade onde os anjos não são descritos como seres apaixonantes e apaixonados. Os anjos, ou melhor, os Nefilins são os grandes vilões e nós, os humanos, os mocinhos e meros fantoches. 

E a própria Trussoni explica sua obra: 

Eu queria inverter a ideia típica dos anjos enquanto seres exclusivamente responsáveis por atos beneficentes. Queria mostrar o seu lado obscuro, explorar a capacidade de sedução que sua imagem exerce sobre as pessoas e, com isso, criar uma perspectiva aterrorizante.  

Adorei o livro, é fantástico! Fiquei envolvida da primeira à última página, prisioneira de uma narrativa engenhosa (como já mencionei antes) e com um desfecho surpreendente. Algumas questões ficaram em aberto e sem explicação. Essas lacunas seriam preenchidas em uma continuação chamada Angelopolis, mas, provavelmente, o livro nem será lançado em terras tupiniquins. Uma pena! E há rumores de que os direitos de filmagem do livro Angelologia já foram vendidos para a Sony ou para o ator Will Smith. Agora é só aguardar para ver na telona! Talvez no ano 2050! Hahahahaha! 


FICHA TÉCNICA 

Título: Angelologia - O Conhecimento Dos Anjos   
Título Original: Angelology  
Autor: Danielle Trussoni  
Ano: 2010 
Páginas: 455  
Editora: Suma de Letras 
Gênero: Ficção com Anjos  
Tradutor: Paulo Afonso  



AUTOR 





Danielle Anne Trussoni ou Danielle Trussoni é uma escritora americana, nascida em La Crosse, Wisconsin. Formada em História e Inglês pela Universidade de Wisconsin-Madison, em 1996 e pelo Programa Iowa Writers’ Workshop onde se graduou em Escrita Criativa, em 2002. 

Podemos dizer que Trussoni é uma mulher do mundo, pois morou por períodos prolongados nos seguintes países: Japão, Bulgária, Inglaterra e França. 

O primeiro livro de Trussoni, Falling Through The Earth: A Memoir, é um livro de memórias sobre seu pai e foi escolhido pelo New York Times como um dos dez melhores de 2006. Esse livro também foi agraciado com o Michener-Corpenic Society of America Award e o Reader’s Choice da Elle Magazine. 

Seu primeiro romance foi Angelologia – O Conhecimento Dos Anjos, de 2010, e antes mesmo de seu lançamento, sete editoras competiam pelos direitos de publicação. Angelologia tornou-se um best-seller do New York Times e foi traduzido para mais de 30 idiomas. Os direitos de filmagem são da Sony. 

Seu segundo livro de memórias, The Fortress, de 2016, conta a história de seu casamento e relata o período que morou no sul da França com o marido e obteve aclamação imediata, tornando-se o queridinho de 2016. 

Atualmente, ela mora em Nova York. 


Até a próxima! 

Beijos mil! :-) 
Criss 


Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o