Um Jardim Com "Nove Plantas Do Desejo E A Flor De Estufa"

Tá bom. Eu confesso que achei Nove Plantas Do Desejo E A Flor De Estufa, de Margot Berwin, um nome maravilhoso e interessante. Bem simpático, mesmo. O título desse livro me atraiu bastante. Sem falar que custava uma pechincha (uns quatro reais!) na época. Tinha que comprar, né? 




...Nunca deixe as circunstâncias, nem as pessoas à sua volta, lhe dizerem o que ver, sentir, degustar, cheirar ou ouvir.   

O livro é uma viagem psicodélica e floral. Não espere que ele tenha as respostas para os enigmas do Universo. Nada disso. Talvez você até encontre essas respostas no livro, quem sabe? Seja como for, ele é essencial. Por que? Ora. Porque Nove Plantas Do Desejo E A Flor De Estufa é pura diversão e uma alegre fuga (para a Península de Yucatán, lá vou eu!). Uma viagem maravilhosa de entretenimento. Simples assim. 

A história é emocionante, incoerente e louca. Tem de tudo um pouco: aventura, botânica, romance, suspense, magia e a busca pelo conhecimento (será que Bilu, o ET brasileiro, está no México? Hahahaha!). E essa mistureba até que funciona e a leitura flui de forma fácil e rápida. E não é que o danadinho é gostoso de ler! 

................................... 

Lila Grace Nova, de 32 anos, trabalha como redatora em uma agência de publicidade e após quatro anos de casamento, seu marido, simplesmente, resolve ir embora. Com o divórcio, Lila decide deixar o enorme loft que dividia com seu ex para trás e muda-se para um recém-reformado conjugado no Lower East Side, em Nova York. Um apartamento pintado de branco, impessoal e totalmente sem graça como o rumo que sua vida parece seguir. 

− Odeio me mudar.  
− Isso é porque você está enraizada. Prova de que é uma verdadeira pessoa-planta.   

Mas, as transformações em sua vida começam, justamente, quando é convencida por David Exley, um vendedor de plantas de uma feira orgânica, a comprar uma árvore conhecida como Ave-do-Paraíso. Isso seria uma mudança e tanto já que nos últimos nove meses após o divórcio seu lema era “nada de bichos de estimação, nada de plantas, nada de gente, nada de problemas”. Exley, além de charmoso, é o responsável por fazer Lila se encantar pelas plantas. Ponto para o rapaz. 

Com esse fascínio pelas plantas crescendo cada vez mais, assim como sua Ave-do-Paraíso, Lila percebe pela primeira vez uma lavanderia diferente, a Laundromat de Armand. Mais parecida com uma minifloresta, a lavanderia é repleta de flores coloridas e vasos pendurados. Pássaros, borboletas e mariposas voam de lá para cá em seu interior. Plantas e máquinas se misturam. É a selva se espalhando e reivindicando seu lugar, enquanto uma gata cinzenta ronrona em cima de uma secadora. Dá para imaginar? 

− Abraço-a assim todo dia – disse. – Por que esperar até que eu sinta falta dela?   

E é nesse cenário que Lila ouve pela primeira vez a lenda das Nove Plantas do Desejo que dão à pessoa que as possui tudo aquilo que mais deseja, tornando-a completa: sorte, poder, magia, conhecimento, aventura, liberdade, imortalidade, sexo e amor. Armand submete Lila a um teste e lhe dá uma muda de samambaia-de-fogo e, caso a plantinha crie raízes, ela poderá ver as míticas Nove Plantas. 




Por não conseguir manter o segredo das plantas de Armand, a lavanderia é assaltada e suas preciosas plantas roubadas. Sentindo-se culpada, Lila decide ajudar Armand a recuperar as plantas que foram levadas e parte para Yucatán, no México, sozinha. 

...Ao tomar uma decisão, deve parar de pensar nela e encará-la sem arrependimento, qualquer que seja o resultado.   

David e Armand mudam completamente sua vida, assim como as plantas que ela está aprendendo a apreciar e a conhecer. A maior aventura de sua vida começa agora. E nessa empreitada cheia de descobertas, perigo, traição e amor, Lila encontra uma décima planta, a planta sem nome da paixão. “Para saber mais sobre ela, você terá de ler o livro.” – um convite da própria autora!  

................................... 

A protagonista é igual a tantas outras mulheres que são bem-sucedidas profissionalmente e totalmente urbanas, mas que procuram por algo a mais em suas vidas monótonas, como se aventurar, viajar para um lugar exótico e conhecer o amor, é claro. O pacote completo. Além da história ser diferente e divertida, outra coisa que me encantou nesse livro foi aprender sobre algumas plantas e flores raras. Mandrágora, Datura, Cacau, Boa-noite, Gloxínia e por aí vai. Um mundo florido e cheio de significados, alguns deles inesperados. Se você gosta de botânica, é um prato cheio. 

Apesar da história com uma personagem clichê (e daí?!), Nove Plantas Do Desejo E A Flor De Estufa é um livro diferente, muito bem escrito, dinâmico e agradável como um jardim cheio de flores perfumadas e variados tons de verde. Aproveite a leitura! 




FICHA TÉCNICA 

Título: Nove Plantas Do Desejo E A Flor De Estufa  
Título Original: Hothouse Flower And The Nine Plants Of Desire 
Autor: Margot Berwin  
Ano: 2010 
Páginas: 248 
Editora: Intrínseca  
Gênero: Romance  
Tradutor: Adalgisa Campos da Silva  



AUTOR 



Margot Berwin completou o Master of Arts in Creative Writing (Mestre de Belas Artes em Escrita Criativa) pela New School, em Nova York, em 2005. As suas histórias foram publicadas em Nerve.com, no New York Press e na antologia The Future of Misbehaviour. Mas, durante muitos anos trabalhou na área da publicidade. 

Berwin mora na cidade de Nova York e, segundo ela mesma, “sempre e sempre”. E, atualmente ela se dedica a escrever novos livros. 

Os dois romances que ela escreveu, “Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa” e “Scent of Darkenss”, foram traduzidas para 19 idiomas. “Nove Plantas...”, publicado em 2009, foi seu primeiro romance. 



Até a próxima! 

Beijos mil! :-) 
Criss 


Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Qualquer comentário com teor ofensivo, palavras de baixo calão e qualquer tipo de preconceito ou discriminação será excluído.

Comente educadamente sobre a postagem ou sobre um comentário.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.” – Cora Coralina.

Vamos deixar o planeta mais florido!

Beijos mil! :-)




Meu Instagram

Copyright © Perdida Na Lua Cheia. Feito com por OddThemes | Personalizado por o¤°SORRISO°¤o